Urologista com área de atuação principal em oncologia, cirurgia laparoscópica e robótica. Profissional atuante no atendi...
iRedatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
O que é Vasectomia?
A vasectomia, também conhecida como laqueadura masculina, é um procedimento cirúrgico que interrompe o fluxo de espermatozoides produzidos nos testículos e destinados ao pênis durante a ejaculação.
Como funciona a vasectomia?
A vasectomia é uma cirurgia simples feita por um médico urologista em um hospital ou clínica. Durante o procedimento, os pequenos ductos deferentes que transportam o esperma são identificados logo abaixo da pele e, através de uma pequena incisão de cada lado da bolsa escrotal, essas estruturas são cortadas e bloqueadas por fios de sutura.
Dessa forma, os espermatozoides não são emitidos durante a ejaculação. O procedimento é muito rápido, durando entre 30 e 35 minutos, e o paciente pode ir para casa no mesmo dia.
Vasectomia é reversível?
A técnica é feita para ser permanente. Entretanto, existe a possibilidade de reversão da vasectomia. A reversão microcirúrgica é feita com a utilização de um microscópio e costuma durar de 2 a 3 horas. É um procedimento meticuloso e faz a reconexão das extremidades dos ductos deferentes.
As taxas de sucesso são maiores quanto menor for o intervalo de tempo entre a vasectomia e a reversão. Indivíduos que foram vasectomizados há mais de 10 anos têm as menores taxas de sucesso.
Vale lembrar que, para pacientes que passaram por uma vasectomia e desejam ter filhos, existe possibilidade de técnicas de reprodução assistida, em que os espermatozoides podem ser aspirados diretamente dos testículos e colocados em contato com o óvulo para a fecundação.
A vasectomia pode se reverter sozinha?
Até 0,2% das pessoas submetidas à vasectomia podem apresentar uma reversão espontânea do fluxo de espermatozoides pelos ductos deferentes. Este evento raro é mais comum em pacientes que tiveram alguma infecção no escroto após a vasectomia, favorecendo uma aproximação das extremidades dos ductos deferentes e a recanalização.
Saiba mais: Laqueadura: o que é, como é feita e tempo de recuperação
Tipos
Existem dois tipos de vasectomias:
- Método com incisão
- Método não-bisturi (sem corte)
Os métodos não cortados reduzem o risco de infecção e outras complicações e, em geral, levam menos tempo para curar.
Considerações
Exames necessários para realizar a cirurgia
Uma consulta médica e exame físico detalhado são fundamentais. Os exames básicos são:
- Eletrocardiograma
- Raio X do tórax
- Exames de sangue e coagulação
Em situações especiais, como pessoas com muitos problemas de saúde, uma avaliação completa pode ser exigida antes da cirurgia.
Preparo antes da cirurgia
A cirurgia pode ser feita com anestesia local. Neste caso, não há necessidade de preparo especial antes da cirurgia. O paciente deve se certificar de levar todos os seus exames para a clínica ou hospital, evitar bebidas alcoólicas na véspera e informar ao médico todas as medicações em uso.
Alguns urologistas e pacientes preferem fazer a vasectomia sob sedação e anestesia local, visando uma experiência mais confortável. Nesta situação, é necessário iniciar o jejum para sólidos e líquidos oito horas antes da cirurgia.
Não há necessidade de fazer a depilação dos pelos pubianos em casa. Isso para evitar traumas na pele com instrumentos não esterilizados, o que pode aumentar o risco de infecções na pele após a vasectomia.
Saiba mais: Gravidez após laqueadura: entenda como é possível
Recuperação da vasectomia
Seguir alguns cuidados após a cirurgia é essencial para recuperação rápida e completa. Entre esses precauções estão:
- Repouso por 48 horas
- Lavar a incisão com água e sabão
- Manter a incisão seca e limpa
- Evitar atividades físicas, como academia, por sete dias
- Evitar relações sexuais por 48h
- Manter os métodos anticoncepcionais até que um espermograma seja feito para certificar o sucesso da operação
A cirurgia de vasectomia é segura?
A vasectomia é considerada um procedimento de pequeno porte e tem baixíssimas taxas de complicações. As complicações mais comuns são: dor na bolsa escrotal, pequenos hematomas ou mesmo infecção na incisão. A maioria das complicações é controlada com o repouso, anti-inflamatórios e antibióticos.
Vasectomia pelo SUS
A vasectomia também pode ser realizada pelo SUS. Para isso, evidentemente, é necessário que o paciente preencha todos os pré-requisitos previstos por lei, sendo maior de 25 anos com pelo menos dois filhos.
Quanto tempo após a cirurgia ela começa a "fazer efeito"?
Os métodos de contracepção devem ser mantidos até que um exame de espermograma confirme a ausência completa de espermatozoides no líquido seminal ejaculado. O exame será solicitado 120 dias após a vasectomia ou após 20 ejaculações, o que ocorrer primeiro. Até lá, existem chances de gestação.