Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.Residência Médica em Patologia Clínica com sub-especialidade em Bioquímica C...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, bem-estar, beleza, fitness e família.
O que é Exame de sódio?
Muitas vezes chamado de dosagem de sódio, o exame de sódio é um teste utilizado para medir os níveis do mineral no corpo.
Assim como o potássio, o sódio é um eletrólito que desempenha um papel vital no controle de fluidos presentes nas células e no sangue, regulando a pressão arterial. Além disso, ele também influencia na transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e na absorção de nutrientes, como glicose e aminoácidos.
Quando ele é solicitado?
O patologista clínico e consultor médico em bioquímica clínica do Fleury Medicina e Saúde, Nairo Sumita , explica que é possível rastrear concentrações atípicas desse mineral e que o exame pode apresentar os seguintes resultados:
- Normal (valores dentro do intervalo de referência)
- Hipernatremia (excesso de sódio)
- Hiponatremia (déficit em sódio)
Doses elevadas ou inferiores do considerado normal podem causar problemas significativos à saúde.
Como ele é feito?
O exame de sódio envolve a coleta de uma amostra de sangue ou de urina.
“O exame de sódio no sangue visa caracterizar estados de normo, hipo ou hipernatremia sendo útil na avaliação do balanço hidroeletrolítico. O exame do sódio na urina é útil no diagnóstico diferencial entre oligúria pré-renal e renal”, detalha Sumita.
Recomendações
Recomenda-se o jejum mínimo de 3 horas antes do exame, mas a pessoa deve buscar mais orientações específicas no laboratório escolhido.
Periodicidade do exame
Apenas pessoas que fazem uso de medicamentos ou portam doenças que podem alterar os níveis de sódio no sangue devem realizar o exame com mais frequência. Fora isso, não existe um padrão de periodicidade para efetuar o teste laboratorial.
Interpretando resultados
Os valores de referência considerados estáveis no exame de sódio são de 135 a 145 mEq/L.
Abaixo disso (-135 mEq/L), é configurado como distúrbio de hiponatremia. Os sintomas, em especial na hiponatremia aguda, podem incluir:
Em casos de hiponatremia grave (menor que 120 mEq/L), os sintomas também podem variar entre convulsões ou até coma.
Acima disso (+145 mEq/L), é configurado como distúrbio de hipernatremia. Os sintomas podem incluir:
- Sede intensa
- Confusão mental
- Aumento da excitabilidade neuromuscular: os músculos ficam mais sensíveis aos sinais nervosos;
Em casos de hipernatremia grave (maior que 180 mEq/L), os sintomas também podem variar entre complicações neurológicas como convulsões, rompimento de neurônios, tremores e até coma.
O resultado também pode indicar oligúria pré-renal quando a concentração de sódio é abaixo de 10 mEq/L e, acima disso, oligúria renal. A oligúria pré-renal é quando há diminuição da produção de urina em decorrência de fatores que ocorrem no corpo, afetando o fluxo sanguíneo para os rins. Já a oligúria renal é caracterizada pela diminuição da produção de urina por conta de problemas relacionados aos rins.
O que pode afetar o resultado?
É possível que o diagnóstico transmita um falso resultado de hiponatremia, denominado de pseudo-hiponatremia. Isso ocorre devido à concentração elevada de triglicérides ou proteínas no sangue. Cabe ao especialista que irá avaliar o exame considerar essas variáveis em prol de uma análise segura.