Doutorado pela Faculdade de Medicina da USP.Residência Médica em Patologia Clínica com sub-especialidade em Bioquímica C...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, bem-estar, beleza, fitness e família.
O que é Exame de cálcio?
Considerado um dos minerais mais abundantes do corpo, o cálcio no sangue é monitorado a partir de um exame que diagnostica se as concentrações estão em níveis adequados. Esse nutriente atua em diversas , contribuindo na manutenção dos ossos e dentes, na contração muscular, sistema nervoso e no ritmo cardíaco.
O exame é comumente solicitado em check-ups de rotina, principalmente para mulheres em menopausa e atletas que podem ter os ossos e músculos fragilizados por uma deficiência de cálcio. Ele pode ser dividido em dois tipos com finalidades diferentes: exame de cálcio total e exame de cálcio iônico.
Cálcio total e cálcio iônico: qual a diferença?
Nairo Massakazu Sumita, patologista Clínico e consultor médico em Bioquímica Clínica do Fleury Medicina e Saúde, explica que a regulação do cálcio no sangue tem relação com os níveis de paratormônio (PTH) e com a vitamina D.
“A dosagem de cálcio total é útil no diagnóstico e no seguimento de distúrbios do metabolismo de cálcio, incluindo doenças ósseas, nefrológicas e neoplásicas. Enquanto isso, o cálcio ionizado é reconhecido como o melhor indicador da avaliação fisiológica do cálcio no sangue”.
Nairo ainda complementa que a manutenção dos níveis de cálcio ionizado tem um papel importante no tratamento de pacientes em estado crítico e o seu exame específico aplica-se em diversas condições clínicas: transplantes hepáticos, transfusões de sangue, hiperparatireoidismo, hipercalcemias malignas e até hemodiálise.
Como ele é feito?
O exame de cálcio, tanto ionizado quanto total, pode ser realizado pela tradicional coleta de sangue ou de urina. Ambas as amostras são enviadas para análise em laboratório.
Recomendações
Normalmente, é recomendável um jejum mínimo que pode variar de 3h a 4h. As orientações podem mudar de acordo com o laboratório.
Periodicidade do exame
Não há um período exato para a realização do exame de cálcio total ou ionizado. Ele pode ser solicitado com mais frequência para pacientes em uso de medicamentos e portadores de doenças que alteram o nível de cálcio no sangue.
Interpretando resultados
Valores de referência para cálcio total
- Recém-nascidos prematuros: 6,2 - 11,0 mg/dL
- 0 - 10 dias: 7,6 - 10,4 mg/dL
- 10 dias - 24 meses: 9,0 - 11,0 mg/dL
- 24 meses - 12 anos: 8,8 -10,8 mg/dL
- 12 anos - 18 anos: 8,4 - 10,2 mg/dL.
- Maiores de 18 anos: 8,6 - 10,3 mg/dL.
Valores elevados de cálcio podem indicar um quadro clínico de hipercalcemia com riscos significativos à saúde. Os sintomas incluem: constipação, anorexia, náuseas e vômitos, dor abdominal, confusão, delirium, psicose e até coma.
Caso os valores estejam abaixo do considerado estável, ocorre a hipocalcemia. Essa condição de déficit de cálcio também pode prejudicar o organismo e os seus sintomas incluem: irritação neuromuscular com cãibras, convulsões e arritmia. Em condições mais graves, esses sintomas podem chegar a parestesias nos lábios, línguas, dedos dos pés, espasmos e dores musculares.
O que pode afetar o resultado?
De acordo com Nairo, existem alguns fatores que podem afetar os níveis de cálcio ionizado, como a prática de atividade física ou até mesmo uma refeição. Procure consultar o laboratório para se certificar de todas as orientações.