Clínico geral e nutrólogo, diretor da clínica Dr. Roberto Navarro. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Juiz...
iRedatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
O que é Chá verde?
O chá verde é é uma bebida feita a partir das folhas frescas da planta Camellia sinensis, a mesma que dá origem ao chá preto e o chá branco. Suas folhas são colocadas sob vapor e secas em seguida, o que confere a elas propriedades diferentes das outras bebidas.
Desta forma, previne-se oxidação dos ingredientes e preservam-se os nutrientes. Entre os derivados da erva, esse é o chá mais popular no Brasil e foi alvo de mais estudos do que seus "irmãos".
Benefícios
Com propriedades antioxidantes e terapêuticas, o chá verde confere diversos benefícios ao organismo. Alguns dos principais incluem:
- Auxilia na quebra das gorduras do corpo;
- Traz saciedade;
- Acelera o metabolismo;
- É um potente antioxidante;
- Combate o colesterol;
- Melhora o humor;
- Otimiza a digestão;
- Protege nossa cognição.
Como consumir ?
O chá verde pode ser encontrado em pó, saquinhos e até mesmo cápsulas, mas nenhuma dessas versões preserva os nutrientes originais e mais importantes do chá como as folhas da erva, que deve ser preparada em forma de infusão.
É preciso tomar alguns cuidados ao preparar seu chá verde em casa. Ao fazer a infusão, é muito importante não deixar a água ferver. Coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Então, acrescente duas colheres de sopa na água, desligue o fogo e deixe por cinco a dez minutos, abafando. Para reduzir o efeito estimulante, experimente descartar essa primeira água e então repetir o processo.
Depois de pronto, ele deve ser conservado em um recipiente de vidro na geladeira ou em garrafa térmica, e suas propriedades permanecem intactas por apenas 24 horas.
Receitas com chá verde
Quer começar a aproveitar o chá verde desde já? Se você não está com coragem de tomá-lo puro, devido ao sabor amargo e adstringente, experimente algumas receitas que melhoram o gosto e acrescentam ingredientes também muito nutritivos.
Quantidade recomendada
Os estudiosos se dividem quanto à quantidade ideal de chá verde ao dia. Alguns comentam para se consumir entre três a quatro xícaras, outros para consumir até seis. Como a partir de 600 ml de ingestão diária começam alguns efeitos colaterais, o melhor é não ultrapassar essa quantidade, que equivale a quatro xícaras de chá por dia.
A vantagem de seguir essa quantidade é reduzir um pouco a diurese excessiva provocada pela ingestão dessa bebida.
Riscos do consumo em excesso
Quando consumido em altas doses, o chá verde pode fazer alguns problemas ao organismo. A grande quantidade de cafeína pode causar insônia, apesar dos efeitos calmantes do chá, e também levar à gastrite, por aumentar a secreção gástrica.
Ultrapassar a ingestão recomendada de 600 ml também pode reduzir a absorção de diversos nutrientes, como o ferro e cálcio, sendo que a ausência do último é perigosa para mulheres na menopausa. Por isso, mesmo consumindo apenas essa quantidade, é muito importante não tomar o chá verde durante as refeições.
Onde encontrar ?
O chá verde pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, supermercados e ervanários, mas é preciso tomar muito cuidado com a procedência, principalmente se você for comprar a erva natural.
Saiba mais: Compare os nutrientes e os benefícios de 14 chás
Contraindicações
Gestantes devem evitar tomar o chá verde, pois ele pode reduzir o fluxo da sangue para a placeta, dificultando o desenvolvimento do feto. Pessoas com hipertireoidismo também devem evitar o chá, já que elas estão mais propensas à aceleração do metabolismo, devido a maior produção de hormônios da tireoide. Também é contraindicado a hipertensos, pessoas com glaucoma e irritações gástricas.
Saiba mais: Espinheira santa: para que serve e benefícios
O chá verde também pode ter interações medicamentosas com remédios que estimulam o sistema nervoso simpático, portanto ele não é indicado para quem os ingere. Vale consultar seu médico antes de começar a tomar.
Referências
Nutricionista Juliet Marzalek, de Curitiba
Nutricionista Tânia Rodrigues, da RG Nutri Consultoria Nutricional, em São Paulo
Nutrólogo Roberto Navarro (CRM SP 78.392), membro da Sociedade Brasileira de Nutrologia (Abran)