Especialista em Cuidados Integrativos (Unifesp). Formada nas áreas correlatas da Medicina Tradicional Chinesa no Brasil...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iO que é Ashwagandha?
A Ashwagandha, também conhecida popularmente como ginseng indiano ou pelo nome científico Withania somnifera, é uma planta cultivada no Oriente Médio e na Ásia, principalmente nas regiões altas da Índia, no Nepal, na China e no Iêmen. Ela é caracterizada por ser um arbusto pequeno, de até 75 cm de altura, perene e que possui frutos de cor laranja-avermelhada.
A Ashwagandha é conhecida pela sua função medicinal, utilizada principalmente pela medicina Ayurveda, uma filosofia médica oriental desenvolvida há milhares de anos cujo objetivo é alinhar os cuidados da mente, do espírito e do corpo. Ela tem sido usada como um tratamento ligado à longevidade, à saúde e ao bem-estar físico e mental.
Propriedades
A Ashwagandha é rica em alcaloides, lactonas e saponinas, substâncias que possuem propriedades calmantes, antiestresse e anti-inflamatórias. Por isso, a planta é amplamente usada para promover mais energia e manejar o estresse.
Saiba mais: Dez fitoterápicos que trazem benefícios à saúde
Benefícios
Os benefícios da ashwagandha estão relacionados às suas propriedades calmantes, antiestresse e anti-inflamatória. “A ashwagandha tem várias vantagens, desde o aumento da disposição e da energia até a melhora da nossa cognição, conforme apontam estudos”, explica a nutricionista Andrea Maciel Arantes, especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
“Seu uso pode nos deixar mais atentos e mais espertos, disponibilizando energia para realizarmos as nossas atividades diárias”, complementa a profissional.
Além disso, há outras vantagens evidenciadas por pesquisas e outras que ainda estão sendo estudadas. Listamos, a seguir, sete dos principais benefícios da Ashwagandha:
1. Reduz o estresse e combate a insônia
“A Ashwagandha tem o potencial de acalmar o cérebro, de favorecer a concentração e de auxiliar a resposta saudável ao estresse diário”, afirma Daniela Zuin, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especialista em nutrição clínica e estética.
Esses benefícios já foram comprovados em estudos com humanos. De acordo com pesquisadores, os extratos da raiz e da folha da Ashwagandha exibiram atividades antiestresse e anti-ansiedade notáveis nos pacientes observados. Além disso, há estudos que indicam que a planta pode melhorar os sintomas de depressão e de insônia.
2. Aumenta a produção de testosterona e potencializa a fertilidade
A Ashwagandha também é conhecida por aumentar a produção de testosterona, principal hormônio sexual masculino. Essa propriedade foi evidenciada em um estudo, cujo tratamento com o fitoterápico foi associado a um aumento 14,7% maior do hormônio em relação aos indivíduos que não fizeram o uso.
Além disso, uma outra pesquisa também observou que o tratamento com Ashwagandha aumentou significativamente a concentração e a mobilidade de espermatozoides, assim como o volume do sêmen. Isso indica que a planta pode potencializar a fertilidade em homens.
3. Reduz a inflamação e aumenta a imunidade
A Ashwagandha pode ajudar a diminuir a inflamação no organismo e, consequentemente, fortalecer o sistema imunológico e auxiliar no combate de infecções. Isso acontece justamente porque a planta é rica em substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante e imunomoduladora.
Estudos mostram que o extrato da raiz de Ashwagandha pode aumentar os níveis de células imunológicas, além de reduzir os níveis de proteína C reativa, um biomarcador para inflamações, em até 30%.
4. Melhora a saúde cardíaca
Justamente por possuir propriedade antioxidante, o consumo de Ashwagandha pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Consequentemente, há a redução no risco de doenças cardiovasculares, como infarto, AVC e aterosclerose.
5. Reduz o nível de açúcar no sangue
Além de reduzir o nível de colesterol, estudos mostram que a Ashwagandha também pode ser capaz de reduzir os níveis de açúcar no sangue em jejum. Com isso, a planta pode ser eficaz para diminuir os riscos de desenvolver diabetes tipo 2 ou ajudar no tratamento de quem já tem a doença.
Porém, a nutricionista Daniela Zuin alerta para esse consumo. “Diabéticos que estejam em tratamento com medicamentos convencionais devem tomar bastante cuidado com o uso dessa planta para evitar episódios de hipoglicemia, que é a redução rápida dos níveis de açúcar no sangue”, reitera. Mais estudos são necessários para evidenciar que o uso desse fitoterápico pode ser de fato eficiente no tratamento da diabetes.
Saiba mais: Diabetes: o que fazer para prevenir ou tratar?
6. Fortalece os músculos
A Ashwagandha também pode ajudar a melhorar o rendimento muscular durante a prática de atividades físicas. Isso acontece porque a suplementação feita com essa planta pode aumentar a massa e a força muscular.
Em um estudo de oito semanas, os voluntários que receberam 500 mg da erva por dia aumentaram a sua potência muscular em 1%, enquanto o grupo de controle não experimentou melhorias.
Uma outra pesquisa, feita com a ingestão de 600 mg de Ashwagandha por dia durante oito semanas, mostrou que houve um aumento na força muscular e no tamanho do músculo entre aqueles que fizeram o uso do fitoterápico.
Leia mais: 3 vantagens do ganho de massa muscular para a saúde
7. Melhora a cognição e a memória
A Ashwagandha também é usada na medicina Ayurveda para melhorar a memória e a cognição. Alguns estudos científicos já mostraram que o consumo do extrato da raiz dessa planta pode potencializar a memória, a atenção e o desempenho em tarefas. Porém, ainda são pesquisas pequenas e mais estudos na área são necessários para conclusões mais fortes.
Para que serve
Com todos os benefícios citados anteriormente, ficou mais fácil entender para que serve a Ashwagandha. A nutricionista Daniela Zuin reitera, ainda, que a função medicinal da planta foi determinada pela Ayurveda.
“Esse antigo corpo de conhecimento, desenvolvido há mais de três mil anos, é uma das práticas mais proeminentes da medicina vernacular hoje em dia. Os efeitos atribuídos à Ashwagandha estão ligados a um tratamento ligado à vitalidade”, completa.
Quem pode consumir Ashwagandha?
De acordo com a nutricionista Andrea Maciel, a Ashwagandha pode ser utilizada por adultos jovens. “É preciso entender qual é a necessidade para a indicação desse fitoterápico. É necessária uma avaliação individualizada”, ressalta.
A especialista Daniela concorda: “A Ashwagandha deve ser usada sempre com orientação de um profissional de saúde que tenha experiência com o uso de plantas medicinais ou que seja especialista em fitoterapia”, adiciona.
Como consumir ?
A parte da Ashwagandha que é comumente consumida é a raiz, que pode ser encontrada em diferentes formatos, como pó, cápsulas ou líquido. Para quem quer saber como tomar Ashwagandha, Andrea sugere o consumo em cápsulas. “Acredito ser o jeito mais seguro, pois evita intoxicação e o consumo exagerado”.
Já para os interessados em consumir a Ashwagandha em pó, a nutricionista Daniela recomenda o uso de cinco a seis gramas ou de uma a duas colheres de chá.
Saiba mais: 11 problemas de saúde que podem ser tratados com fitoterápicos
Quantidade recomendada
A dosagem de Ashwagandha ideal vai depender de vários fatores, conforme explica Daniela. “Idade, saúde e várias outras condições de saúde devem ser avaliadas”, cita a profissional. De maneira geral, 500 mg de Ashwagandha em cápsulas por dia é a dosagem ideal, conforme afirma a nutricionista Andrea Maciel.
Já a melhor hora para consumir o fitoterápico é pela manhã. “Pelas funções que a planta potencializa e pela forma como ela age no nosso organismo, ela pode ser tomada de manhã para aumentar a disposição e melhorar o nosso raciocínio”, recomenda.
Efeitos colaterais
De forma geral, o consumo a curto prazo da planta é seguro. Porém, dosagens excessivas podem causar alguns problemas. Entre os possíveis efeitos colaterais da Ashwagandha em excesso estão:
- Dor no estômago;
-
Náuseas e vômitos;
-
Diarreia;
-
Problemas no fígado;
-
Irritação na pele (quando usada de forma direta).
A nutricionista Andrea Maciel também alerta que o uso exagerado do fitoterápico pode provocar agitação e comprometer o sono.
Onde encontrar ?
Para quem quer saber onde comprar Ashwagandha, os produtos feitos com base na raiz dessa planta podem ser encontrados em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, ervanários e alguns mercados e feiras livres.
Contraindicações
O uso de Ashwagandha não é recomendado para gestantes e mulheres em fase de amamentação. Pessoas com doenças autoimunes, como artrite reumatoide ou lúpus, além de pacientes com úlcera no estômago, também devem evitar o fitoterápico, já que ainda não existem estudos que evidenciem a segurança do consumo para esse grupo.
“Pessoas com outros problemas de saúde devem sempre procurar a orientação de um profissional de saúde para evitarem a piora do quadro clínico e a interação com outros medicamentos que estejam utilizando”, orienta Daniela.
Referências
Andrea Maciel Arantes, nutricionista especialista em Cuidados Integrativos pela Unifesp. Formada nas áreas correlatas da Medicina Tradicional Chinesa no Brasil e na China - CRN3 60982/P.
Daniela Zuin (@nutridanielazuin), nutricionista da equipe Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) e especialista em nutrição clínica e estética - CRN9 - 4434 E CRN4 - 06101655/S.
Agnihotri, Akshay P et al. “Effects of Withania somnifera in patients of schizophrenia: a randomized, double blind, placebo controlled pilot trial study.” Indian journal of pharmacology vol. 45,4 (2013): 417-8. doi:10.4103/0253-7613.115012
Andallu B, Radhika B. Hypoglycemic, diuretic and hypocholesterolemic effect of winter cherry (Withania somnifera, Dunal) root. Indian J Exp Biol. 2000 Jun;38(6):607-9. PMID: 11116534.
Auddy, Biswajit & Hazra, Jayram & Mitra, Achintya & Abedon, Bruce & Ghosal, Shibnath. (2008). A Standardized Withania Somnifera Extract Significantly Reduces Stress-Related Parameters in Chronically Stressed Humans: A Double-Blind, Randomized, Placebo-Controlled Study. Journal of American Nutraceutical Association. 11. 50-56.
Durg S, Shivaram SB, Bavage S. Withania somnifera (Indian ginseng) in male infertility: An evidence-based systematic review and meta-analysis. Phytomedicine. 2018 Nov 15;50:247-256. doi: 10.1016/j.phymed.2017.11.011. Epub 2017 Nov 29. PMID: 30466985.
Lopresti AL, Drummond PD, Smith SJ. A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled, Crossover Study Examining the Hormonal and Vitality Effects of Ashwagandha ( Withania somnifera) in Aging, Overweight Males. Am J Mens Health. 2019 Mar-Apr;13(2):1557988319835985. doi: 10.1177/1557988319835985. PMID: 30854916; PMCID: PMC6438434.
Mallick, Swagat & Mandal, Ushashee & Mahalik, Gyanranjan. (2020). HEALTH BENEFITS OF WITHANIA SOMNIFERA (L.) DUNAL: A REVIEW.
Mikolai J, Erlandsen A, Murison A, Brown KA, Gregory WL, Raman-Caplan P, Zwickey HL. In vivo effects of Ashwagandha (Withania somnifera) extract on the activation of lymphocytes. J Altern Complement Med. 2009 Apr;15(4):423-30. doi: 10.1089/acm.2008.0215. PMID: 19388865.
Pingali U, Pilli R, Fatima N. Effect of standardized aqueous extract of Withania somnifera on tests of cognitive and psychomotor performance in healthy human participants. Pharmacognosy Res. 2014 Jan;6(1):12-8. doi: 10.4103/0974-8490.122912. PMID: 24497737; PMCID: PMC3897003.
Sandhu JS, Shah B, Shenoy S, Chauhan S, Lavekar GS, Padhi MM. Effects of Withania somnifera (Ashwagandha) and Terminalia arjuna (Arjuna) on physical performance and cardiorespiratory endurance in healthy young adults. Int J Ayurveda Res. 2010 Jul;1(3):144-9. doi: 10.4103/0974-7788.72485. PMID: 21170205; PMCID: PMC2996571.
Speers AB, Cabey KA, Soumyanath A, Wright KM. Effects of Withania somnifera (Ashwagandha) on Stress and the Stress- Related Neuropsychiatric Disorders Anxiety, Depression, and Insomnia. Curr Neuropharmacol. 2021;19(9):1468-1495. doi: 10.2174/1570159X19666210712151556. PMID: 34254920; PMCID: PMC8762185.
Wankhede S, Langade D, Joshi K, Sinha SR, Bhattacharyya S. Examining the effect of Withania somnifera supplementation on muscle strength and recovery: a randomized controlled trial. J Int Soc Sports Nutr. 2015 Nov 25;12:43. doi: 10.1186/s12970-015-0104-9. PMID: 26609282; PMCID: PMC4658772.