Nutricionista formada pelo Centro Universitário São Camilo, especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos p...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Própolis?
O própolis é uma substância obtida a partir da seiva das árvores, alterada pela ação das enzimas presentes na saliva das abelhas e combinada com pólen e outros resíduos orgânicos. O resultado final é uma substância que atua como revestimento e proteção da colmeia, mas que também possui uma série de propriedades benéficas.
Conhecido por ser utilizado, principalmente, para fortalecer o sistema imunológico, o própolis conta com componentes com ação antiviral, antimicrobiana, anti-inflamatória, antioxidante e antifúngica. Geralmente, é encontrado na forma de extrato.
Saiba mais, a seguir, sobre o que é própolis, para que serve, quais são seus tipos, benefícios e como tomar.
Tipos
O própolis pode ser obtido da seiva de diferentes espécies vegetais e, por isso, é encontrado em diferentes cores, sabores e aromas. Os principais tipos são:
- Própolis verde: proveniente do alecrim do campo (Baccharis dracunculifolia), sendo indicado para uso em suplementações e tratamentos para o sistema imunológico;
- Própolis vermelho: originado da planta rabo de bugio (Dalbergia ecastophyllum), presente nos manguezais;
- Própolis preto: extraído da planta Jurema Preta (Mimosa Hostilis benth), com a combinação de outras resinas;
- Própolis marrom: é o mais comum por possuir origem em diversas espécies de plantas.
O extrato de própolis, a forma mais presente em farmácias e mercados, é concentrado e diluído em álcool ou água e pode ser obtido a partir de qualquer uma das variações. Também é possível ser encontrado na forma de extrato seco em cápsulas.
Propriedades
De acordo com Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP, o própolis é rico em flavonas e compostos fenólicos. “Esses componentes são responsáveis por suas propriedades antivirais, antimicrobianas, antifúngicas, anti-inflamatórias e antioxidantes", elenca a profissional.
“Com isso, ele protege o organismo do estresse oxidativo, que leva ao envelhecimento precoce e a danos do DNA, auxilia nas estratégias de prevenção ao câncer, proteção do fígado e tem ação cicatrizante e anestésica", completa.
Leia mais: Própolis assume funções de remédio natural multiuso
Benefícios
Por possuir uma série de compostos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, além de atuar como fortalecedor do sistema imunológico, o própolis é bom para prevenir e tratar uma série de condições. Confira, a seguir, oito benefícios do própolis:
1. Fortalece a imunidade
Um estudo publicado na revista científica Phytotherapy Research evidenciou que o própolis contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico. Além disso, seus componentes possuem propriedades antibacterianas e antivirais, atuando no combate de infecções como resfriados, gripes, amigdalites e sinusites.
2. Protege contra o câncer
Justamente por fortalecer o sistema imunológico, aumentando a atividade dos anticorpos, o própolis também atua como anticancerígeno. Isso acontece porque uma imunidade mais forte reduz as chances de as células se tornarem cancerosas e de se multiplicarem. Além disso, ele também pode auxiliar no tratamento de tumores.
3. Melhora a saúde bucal
O própolis possui propriedades antimicrobianas, evitando a proliferação de bactérias que podem prejudicar a saúde bucal. Por isso, ele é aliado na prevenção de aftas e cáries. O mesmo vale para gengivite, que é a inflamação da gengiva, já que o alimento é anti-inflamatório.
4. Ajuda a curar feridas
O própolis verde é rico em um componente chamado artepillina-C, que possui propriedade anti-inflamatória e ajuda a cicatrizar feridas. Por isso, além do consumo via oral, ele também pode ser aplicado topicamente, diretamente na pele, para tratar diversas inflamações, além de queimaduras de primeiro e segundo grau.
Saiba mais: Extrato de própolis ajuda a curar as feridas da herpes genital?
5. Melhora a saúde gastrointestinal
Por possuir ação antimicrobiana, anti-inflamatória e antioxidante, o própolis também ajuda a prevenir e a tratar a infecção por Helicobacter pylori (H. pylori), aliviando os sintomas de gastrite. Além disso, os polifenóis presentes no própolis podem ser considerados fontes de prebióticos para a microbiota intestinal, mantendo o sistema em equilíbrio.
6. Combate alergias
O própolis possui propriedades que ajudam a inibir a liberação de histaminas, responsáveis pelas crises alérgicas. Por isso, seu uso pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade de alergias.
7. Ajuda a tratar o herpes
O própolis também pode ajudar no tratamento do herpes, reduzindo os sintomas e contribuindo para uma cura mais rápida. Inclusive, algumas pomadas usadas para curar feridas de herpes labial e genital possuem própolis em suas composições.
8. Possui ação neuroprotetora
Por possuir propriedade antioxidante, o própolis atua no combate aos radicais livres, protegendo a membrana celular cerebral contra danos. Além disso, um estudo recente, publicado na revista científica Nutrients e desenvolvido por pesquisadores da UNIFESP, mostrou que o própolis tem o potencial de proteger os neurônios de camundongos contra os danos causados pelo Parkinson. Mais estudos, incluindo testes em humanos, devem ser feitos.
Como consumir ?
Segundo a nutricionista Gisele Heik, o própolis pode ser tomado puro ou diluído em água, sucos ou chás. Além disso, também são disponíveis opções de própolis em cápsula, usando, principalmente, para o tratamento de infecções e para o fortalecimento do sistema imunológico.
Outra forma de usar o própolis é aplicando o ingrediente diretamente sobre a pele, para tratar ferimentos e cicatrizes. Também é possível fazer inalações e gargarejos a partir do própolis diluído na água.
Leia mais: Quem tem alergia a picada de abelha pode tomar própolis?
Combinações
O própolis pode ser consumido puro ou diluído em água, sucos, chás, shots ou iogurte natural. A combinação de própolis com limão, por exemplo, é bem popular. “Em termos de potencializar os benefícios, não há necessidade de combinar com nenhuma outra substância. O mais importante é ter um estilo de vida saudável, ativo e com boa alimentação, já que nenhuma substância isoladamente irá garantir vitalidade positiva e boa imunidade”, ressalta a nutricionista.
Quantidade recomendada
A quantidade de própolis a ser consumida por dia vai variar de acordo com os objetivos de cada pessoa. “De modo geral, um adulto pode tomar até 20 gotas do extrato alcoólico ou aquoso a 30%, até três vezes ao dia. Já as crianças devem consumir até 10 gotas do extrato aquoso a 20% até três vezes ao dia”, orienta Gisele.
O que acontece se tomar própolis todos os dias?
O própolis pode ser consumido diariamente, mas é importante que seu uso seja feito em ciclos, de acordo com cada objetivol. “O uso do própolis não é contínuo, mas, sim, em ciclos, para que não haja adaptação do organismo a essa substância”, explica a nutricionista. “É interessante usar em períodos próximos ao inverno por 60 a 90 dias e fazer pausas de 30 a 60 dias até o próximo ciclo de uso”, orienta.
Qual melhor horário para tomar o extrato de própolis?
O melhor horário para tomar o extrato de própolis varia de acordo com a necessidade de cada pessoa e pode ser combinado com o seu médico ou nutricionista de confiança. “Eu gosto de indicar o uso de manhã, ainda em jejum, e periodizar as estratégias com meus pacientes”, exemplifica Gisele.
Contraindicações
Não há evidências de efeitos colaterais do própolis, porém, há limitação de estudos que estabeleçam doses seguras de consumo. Além disso, seu uso é contraindicado na gravidez e na lactação para crianças com menos de um ano de idade e para pessoas com alergia a abelhas, ao própolis ou a algum dos componentes da fórmula do produto. Pessoas com asma devem ter orientação profissional para fazer o uso de modo seguro.
Referências
Gisele Haiek (@giselehaiek.nutri), nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP, especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos e em Sistemas de Gestão Integrados, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. - CRN 34822/SP
ORSATTI, C.L. et al. Propolis immunomodulatory action in vivo on Toll-like receptors 2 and 4 expression and on pro-inflammatory cytokines production in mice. Phytotherapy Research, v. 24, ed. 8, p. 1141-1146, 19 fev. 2010. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/ptr.3086. Acesso em: 14 out. 2022.
CHAN, Godfrey Chi-Fung. The immunomodulatory and anticancer properties of propolis. Clin Rev Allergy Immunol . Vol. 44, n. 3. 262-273, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/22707327/. Acesso em: 14 out. 2022.
WIĘCKIEWICZ, Włodzimierz et al. Does Propolis Help to Maintain Oral Health?. Evid Based Complement Alternat Med, 9 jan. 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3556426/. Acesso em: 14 out. 2022.
BRAAKHUIS, Andrea. Evidence on the Health Benefits of Supplemental Propolis. Nutrients, [s. l.], v. 11, ed. 11, 8 nov. 2019. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6893770/. Acesso em: 14 out. 2022.
YILDIRIM, Ayse et al. Antiviral Activity of Hatay Propolis Against Replication of Herpes Simplex Virus Type 1 and Type 2. Med Sci Monit, v. 22, p. 422–430, 9 fev. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4750782/. Acesso em: 14 out. 2022.