Apaixonada pela vida e formada em nutrição por amor a comida de verdade. Seus Hábitos só terão resultados quando forem s...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
Nutricionista pelo Centro Universitário São Camilo com pós-graduação em Nutrição Clínica e Nutrição Enteral e Parenteral...
iO que é Alcachofra?
A alcachofra, também conhecida pelo nome científico Cynara scolymus, é uma planta nativa da região mediterrânea e se destaca por sua riqueza em nutrientes e propriedades medicinais. É uma planta sazonal, com época de colheita nos meses de setembro, outubro e novembro.
Um dos destaques da planta é seu botão de flor comestível, que possui cor roxo-esverdeada e contém ao seu redor camadas ou brácteas que escondem o miolo. Ela é rica em vitaminas C, A e B2, cálcio, potássio e fibras, além de minerais e flavonoides.
Além de estar presente em diversas receitas, como saladas, tortas e até mesmo chás, o extrato da alcachofra também pode ser utilizado em cápsulas para suplementação — e promove os mesmos benefícios de sua versão in natura.
Benefícios
Devido às suas propriedades antioxidantes, os extratos da alcachofra podem favorecer a diminuição do colesterol e da glicose e a desintoxicação do fígado — exercendo um papel de hepatoprotetor.
“O aumento da eficiência metabólica do fígado se deve aos compostos polifenólicos, enquanto que a cinarina abaixa significativamente a taxa de colesterol através de uma estimulação metabólica enzimática”, explica a nutricionista Angélica Grecco, do Instituto EndoVitta,
Segundo um estudo publicado na Revista Fitos, por ser considerado um vegetal de baixo valor calórico, rico em fibras e ferro, e por conter carboidratos, em sua maioria, formados pela inulina, a alcachofra é indicada em dietas de pessoas com diabetes e com constipação intestinal e obesidade.
Outro benefício da alcachofra é que, por ser rica em antioxidante, previne o envelhecimento precoce causado pela ação dos radicais livres. A presença de cinarina também contribui para a eliminação de ureia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular.
Saiba mais: Alcachofra ajuda na perda de peso e é rica em nutrientes
A alcachofra ajuda a emagrecer?
Por conter uma alta quantidade de fibras, a alcachofra também pode ser uma aliada no processo de emagrecimento, uma vez que ela contribui para a saciedade e para a melhora do funcionamento do intestino.
Além disso, por apresentar poucas calorias e carboidratos, o alimento pode ser incluído em dietas low carb. O consumo da planta também previne a retenção de líquidos, que pode surgir devido à falta de atividades físicas e em dietas ricas em sal.
Como consumir ?
Na culinária brasileira, o modo mais popular de se beneficiar das propriedades da alcachofra é consumi-la cozida, pois favorece a absorção de seus compostos bioativos. Pode ser cozida no vapor, grelhada ou assada.
Outra forma de consumo da planta é em saladas, tortas, gratinados e por meio da infusão de suas folhas na preparação de chás. As folhas da planta também podem ser utilizadas em sucos frescos. Por possuir um sabor forte, a bebida pode ser acrescida de frutas ou vegetais, como suco de tomate, salsão e outros.
Quanto às cápsulas, é importante que haja prescrição médica antes da administração, pois a suplementação sem orientação pode trazer riscos à saúde.
Onde encontrar ?
A alcachofra pode ser encontrada na forma in natura em supermercados, feiras e hortifrutis, especialmente durante os meses de setembro, outubro e novembro. Durante o ano todo, é possível encontrá-la em conserva e enlatadas. Quanto aos fitoterápicos, é importante ressaltar que seu uso como forma de suplementação deve ser recomendado por um nutricionista ou médico.
Contraindicações
As contraindicações da alcachofra existem para alérgicos, pessoas com problemas na vesícula biliar, hepatite ou câncer no fígado. Pacientes com pressão alta também devem evitar o consumo, pois, em doses altas, as propriedades da planta podem causar alterações na pressão arterial.
Além disso, seu consumo não é recomendado por pessoas que administram anticoagulantes, pois ela pode alterar a absorção desses medicamentos e prejudicar sua ação no organismo.
Grávida pode comer alcachofra?
O consumo de alcachofra por gestantes só deve ocorrer com orientação de um médico, pois a alta concentração pode prejudicar a formação dos bebês. Além disso, mulheres que estão amamentando devem evitar o consumo do alimento, devido ao risco de redução da secreção láctea.
Referências
- Nutricionista Funcional Cris Ribas Esperança - CRN 348747
- Angelica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta