Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O que é Açafrão?
O açafrão é uma especiaria extraída das flores do Crocus sativus, uma planta da família das iridáceas. Ele é utilizado desde a antiguidade na culinária, principalmente no Mediterrâneo, região de origem da espécie. Além disso, é uma planta com diversas propriedades medicinais, sendo muito utilizada na fitoterapia também.
Vale ressaltar que o açafrão é diferente da cúrcuma, apesar de os dois ingredientes serem, muitas vezes, confundidos. Acontece que a cúrcuma também é conhecida como “açafrão-da-terra”, mas sua origem está em outra planta medicinal, chamada Curcuma longa. Por isso, a especiaria vinda do Crocus sativus também pode ser chamada de “açafrão verdadeiro”.
Existem diversas propriedades que diferenciam o açafrão da cúrcuma, além de se distinguirem pelo valor e pela disponibilidade. Enquanto o açafrão-da-terra é facilmente encontrado em mercados e feiras, por valores acessíveis, o açafrão verdadeiro é considerado uma das especiarias mais caras do mundo. Isso porque são necessárias 150 mil flores para se obter um quilograma de açafrão seco.
Entenda mais sobre o que é açafrão, para que serve, benefícios e as diferenças em relação à cúrcuma a seguir.
Propriedades
O açafrão possui diversas propriedades medicinais e, por isso, oferece benefícios importantes para a saúde. “No Crocus sativus, há muitas substâncias antioxidantes. É o caso de terpenos, flavonoides, como a quercetina e o canferol, licopeno, caroteno e zeaxantina”, elenca Daniela Zuin, nutricionista da equipe Nutrindo Ideais e especialista em nutrição clínica e estética. “Por isso, o açafrão verdadeiro é considerado um dos temperos mais poderosos do mundo”.
Saiba mais: 8 substitutos criativos da canela para experimentar
O açafrão contém propriedades anticancerígenas, antidepressivas, anti-inflamatórias e antidiabéticas. Vamos entender mais sobre os benefícios do açafrão a seguir.
Benefícios
Os principais benefícios do açafrão já estudados são:
1. Ajuda a combater o câncer
O açafrão verdadeiro pode ser um bom aliado do combate e prevenção de câncer graças aos carotenoides. Essas substâncias, presentes no açafrão, são fortes antioxidantes que podem atuar na redução da proliferação de células cancerígenas. Estudos já demonstraram que esses componentes possuem propriedades quimiopreventivas contra cânceres como de mama, intestino, pele, colo do útero, próstata e pulmão.
2. É antidepressivo
Um estudo publicado no periódico Phytotherapy Research indicou que as cápsulas de açafrão podem ajudar a reduzir os sintomas de depressão leve a moderada. Na pesquisa em questão, os cientistas acompanharam um grupo de 40 pessoas, cuja metade recebeu uma cápsula do fitoterápico por dia, enquanto a outra metade recebeu placebo. A parcela que consumiu açafrão apresentou melhores resultados em uma escala de classificação de depressão utilizada pelos pesquisadores.
3. Ajuda a emagrecer
Sim, o açafrão emagrece, mas não por si só. A verdade é que o extrato de açafrão é capaz de reduzir o apetite, aumentando a saciedade e, assim, contribuindo para a perda de peso. É o que indica um estudo publicado na revista científica Nutrition Research, realizado com 60 mulheres saudáveis e com sobrepeso, acompanhadas durante oito semanas.
Uma parcela das participantes ingeriu uma cápsula de extrato de açafrão por dia, enquanto a outra consumiu placebo. Não houve restrição de ingestão calórica durante o período do estudo. O grupo que consumiu as cápsulas sofreu uma redução significativamente maior do peso corporal do que o grupo que recebeu placebo.
4. É antidiabético
Uma recente revisão sistemática, publicada no Clinical Nutrition ESPEN, mostrou que a suplementação de açafrão aumentou significativamente a produção e a atividade de enzimas antioxidantes, reduzindo o estresse oxidativo em pessoas com diabetes. Essa propriedade pode ajudar a reduzir a glicemia e aumentar a produção de insulina pelo pâncreas, controlando a doença.
Leia mais: Chás para diabetes: 11 opções que reduzem a glicemia
5. Auxilia no tratamento de Alzheimer e Parkinson
Outra revisão sistemática, publicada no periódico Current Neuropharmacology, indicou que as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias presentes no açafrão podem reduzir os danos causados pelos radicais livres e pelas substâncias inflamatórias e tóxicas para os neurônios, que podem levar ao Alzheimer. Além disso, a especiaria também é neuroprotetora, ou seja, protege a integridade dos neurônios, podendo prevenir e, até mesmo, auxiliar no tratamento do Parkinson.
6. Aumenta o desejo sexual
O açafrão possui propriedades afrodisíacas, ou seja, pode aumentar o desejo sexual. Estudos já mostraram que a crocina, um dos componentes presentes na Crocus sativus, pode aumentar o bem-estar e a libido, principalmente em pessoas que fazem uso de antidepressivos.
7. Melhora o humor e reduz o estresse
Além de ajudar a aliviar os sintomas da depressão, alguns estudos já demonstraram que dois compostos presentes no açafrão, a crocina e o safranal, ajudam a regular o humor. Com isso, ele pode ajudar a reduzir o estresse e os sintomas de ansiedade, controlando as alterações de humor.
Para que serve
Com todos esses benefícios, já é possível entender para que serve o açafrão e por que ele é utilizado tanto na culinária, quanto na fitoterapia. “O Crocus sativus é usado para diversas queixas clínicas, já que sua suplementação ajuda a reduzir a compulsão alimentar, a diminuir os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM), melhora o humor e é um potente antioxidante”, explica a nutricionista Daniela.
Leia mais: Oito nutrientes que ajudam a controlar os sintomas da TPM
Comparação
Agora que você já conhece todas as propriedades do açafrão verdadeiro, é hora de compará-lo com o açafrão-da-terra, ou cúrcuma.
Açafrão e cúrcuma: é a mesma coisa?
Não, açafrão e cúrcuma não são a mesma coisa, como já vimos. “No Brasil, temos o costume de chamar tudo de ‘açafrão’, porém há uma diferença fundamental entre as plantas”, esclarece Daniela. O açafrão verdadeiro, que também pode ser chamado de “açafrão da Índia”, é extraído do pistilo (parte reprodutiva feminina das flores) do Crocus sativus e apresenta aroma intenso e cor vermelha-alaranjada.
Já o açafrão-da-terra, ou cúrcuma, é uma raiz de origem asiática, extraída da Curcuma longa e é da mesma família do gengibre. Sua cor é alaranjada e ele também tem sido usado por milhares de anos devido às suas propriedades medicinais. Entre seus benefícios estão: ações anti-inflamatórias e antioxidantes, é aliado contra a artrite, possui propriedades anticancerígenas, é bom para o cérebro e para o coração, ajuda na perda de peso e é benéfico contra a acne.
Saiba mais: Açafrão-da-terra (cúrcuma): o que é, para que serve e 9 benefícios
Como consumir ?
O açafrão pode ser encontrado em sua forma natural ou através de suplementos em cápsulas e em pó. “É interessante escolher a opção que mais traz praticidade ao seu dia a dia. Por exemplo, não vale a pena comprar o açafrão em pó se não há o costume de cozinhar”, explica a nutricionista. Mas, para quem tem o hábito, ele pode ser consumido no preparo de arroz, sopas, caldos e carnes.
“Também é possível consumi-lo em chás, shots e sucos detox. Caso prefira, compre o Crocus sativus em cápsulas”, sugere a profissional.
Quantidade recomendada
O Crocus sativus em cápsulas pode ser ingerido até duas vezes por dia. Porém, não é recomendado consumi-lo à noite, pois pode inibir o sono, devido às suas propriedades estimulantes. “A quantidade diária varia muito de indivíduo para indivíduo, podendo ser de 100 mg a 300 mg por dia”, afirma Daniela.
Onde encontrar ?
O açafrão verdadeiro pode ser encontrado em lojas especializadas, feiras e em supermercados que vendem estigmas desidratados das flores ou em pó.
Contraindicações
O açafrão pode ser consumido pela maioria dos adultos quando utilizado na quantidade adequada. No entanto, sua suplementação pode causar efeitos colaterais, como:
- Boca seca;
- Tontura;
- Sonolência;
- Dor de cabeça.
A principal contraindicação do consumo de açafrão e do suplemento de Crocus sativus é para as gestantes, pois os estigmas do açafrão podem provocar efeitos útero-estimulantes, ou seja, pode ser abortivo e produzir hemorragias intensas.
Referências
Abdullaev FI. Cancer chemopreventive and tumoricidal properties of saffron (Crocus sativus L.). Experimental biology and medicine. 2002 Jan;227(1):20-5.
Samarghandian S, Borji A. Anticarcinogenic effect of saffron (Crocus sativus L.) and its ingredients. Pharmacognosy research. 2014 Apr;6(2):99.
GOUT, B.; et al. a Crocus sativus L extract, reduces snacking and increases satiety in randomized placebo-controlled study of mildly overweight, healthy women. Nutrition Research Journal, v.30, p.305–313, 2010.
Moini Jazani A, Karimi A, Nasimi Doost Azgomi R. The potential role of saffron (Crocus Sativus L.) and its components in oxidative stress in diabetes mellitus: A systematic review. Clinical Nutrition ESPEN. 2022, v.48, p. 148-157.
Femi Olawale, Tomi Lois Adetunji, Ademola Emmanuel Adetunji, Opeyemi Iwaloye, Ibukun Mary Folorunso, The therapeutic value of alstonine: An updated review, South African Journal of Botany, 10.1016/j.sajb.2022.11.047, 152, (288-295), (2023).