Nutricionista com mais de 15 anos de experiência em consultório particular. Graduada pela Universidade Federal de Goiás...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Dr Ricardo de Andrade Oliveira é médico endocrinologista e um entusiasta da prática esportiva. Atualmente, divide sua pr...
iO que é Laranja Moro?
A laranja moro, originária da Itália, é uma variação presente na espécie das laranjas sanguíneas, também conhecidas como laranjas-de-sangue. É formada por uma casca de cor laranja-amarelada, com polpa de tom vermelho intenso. Seu sabor é adocicado e se assemelha ao da framboesa.
Laranja moro e morosil
Devido à sua origem, a fruta não é facilmente encontrada in natura no Brasil. Em contrapartida, é possível ingerir a laranja moro na forma de fitoterápico, conhecido como morosil, que é o extrato seco da fruta. Desde 2014, a substância é comercializada em forma de cápsulas, com foco na perda de peso.
Alguns trabalhos científicos, como o publicado no Clinical Nutrition Experimental, em 2019, demonstraram os efeitos benéficos do morosil na redução do volume das células de gordura. Porém, os estudos ainda são escassos para comprovar a total eficácia do extrato para esse propósito.
“Deve haver cautela na interpretação destes dados, uma vez que se trata de estudos com limitações metodológicas e número de participantes pequeno”, esclarece o endocrinologista Ricardo Oliveira.
Benefícios
A laranja moro tem alto teor de antocianinas, substância que não é encontrada em frutas cítricas e que é responsável por sua coloração avermelhada. “Ela também fortalece a imunidade e previne que doenças inflamatórias se aloquem no corpo”, ressalta a nutricionista Fernanda Granja.
Além disso, a fruta é rica em vitamina A e C, fibras, antioxidantes, ácido fólico, potássio, cálcio, flavonóides, carotenóides e polifenóis. Desta forma, os principais benefícios oferecidos pela laranja moro, mesmo na forma de suplemento alimentar, são:
Contribui para a perda de peso
Como dito anteriormente, estudos indicam que o consumo de morosil está relacionado com a perda de peso, devido aos compostos do extrato, que impedem a síntese de gordura.
“É possível que uma série de substâncias, tais como flavonóides, carotenóides e antocianinas, possam estar implicadas nisso, com maior destaque à presença de uma substância conhecida como cianidina-3-glicosídeo (C3G), a qual poderia contribuir para um menor acúmulo de gordura visceral”, destaca a nutróloga Maria Beatriz Monteiro.
Previne o câncer
Um estudo apontou que a crisantemina (Chrysanthemin), poderoso antioxidante da laranja moro, é capaz de impedir o desenvolvimento do câncer de próstata. Outros antioxidantes do alimento, como os ácidos cafeico, ferúlico e cumárico, demonstram ter ação anticancerígena, porém, ainda são necessários mais trabalhos científicos para comprovar essa eficácia.
“É importante observar, no entanto, que essas descobertas foram feitas em estudos de tubo de ensaio em nível celular, e são necessários mais estudos com humanos”, analisa a nutricionista Fernanda Granja.
Fortalece a imunidade
A vitamina C e os antioxidantes presentes na laranja moro atuam no fortalecimento imunológico e protegem contra doenças e infecções. “A imunidade é fortalecida de forma que a ação protetora do sistema imunológico torna-se mais eficiente”, destaca Fernanda.
Atua nos sintomas do diabetes
Presente na laranja moro, a antocianina ajuda a metabolizar o açúcar no corpo e melhora a sensibilidade do organismo à insulina. A substância ainda trata a retinopatia, condição decorrente do diabetes e que pode levar à perda da visão.
Favorece a saúde cardiovascular
Os antioxidantes da laranja moro protegem o organismo de inflamações e da formação de placas de gordura nas artérias, reduzindo, assim, as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas.
Melhora a saúde intestinal
As fibras da laranja moro amolecem e condicionam o volume do bolo fecal. Dessa forma, a fruta ajuda a promover o bom funcionamento intestinal e previne a prisão de ventre.
Como consumir ?
A fruta pode ser incluída no cardápio da mesma forma que uma laranja tradicional: in natura ou adicionada em receitas de bolos, sorvetes, sobremesas, geleias e saladas. Entretanto, é mais provável ingerir o alimento na forma de suplemento alimentar.
Como consumir o morosil?
No mercado, o morosil está disponível em dosagens de 500mg e 1000mg. De acordo com o endocrinologista Ricardo Oliveira, baseado nos estudos científicos que demonstraram resultados, o fitoterápico deve ser consumido uma vez ao dia junto com o café da manhã.
Contraindicações
Em termos gerais, a laranja moro não possui contraindicações. No entanto, pacientes que possuem histórico de reação a frutas cítricas devem prestar atenção em relação ao consumo da fruta. Já o morosil não é recomendado a menores de 19 anos, gestantes, lactantes e crianças.
Morosil causa efeitos colaterais?
Normalmente, o uso de morosil não gera efeitos colaterais. No entanto, a nutróloga Maria Beatriz Monteiro destaca que alguns pacientes podem vir a apresentar casos de cefaléia, prisão de ventre e náuseas.
“É fundamental ter cuidado na sua prescrição e comercialização, pois sendo um produto magistral (fora da indústria farmacêutica), infelizmente, há risco de contaminação com outros compostos não desejáveis que podem estar mascarados em fórmulas emagrecedoras, vendidas como ‘milagrosas’”, enfatiza Monteiro.