Com título de especialização em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário do Triângulo e especialista em fitoterapia pe...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Carambola?
Uma carambola ( Averrhoa carambola ) é fruto da árvore caramboleira, originária da Ásia tropical. De cor amarelada e sabor doce, possui o formato de estrela e é considerada um fruto exótico. A fruta é rica em vitaminas A, C e do complexo B, fibras e antioxidantes , promovendo diversos benefícios à saúde!
Propriedades
“Quando conversamos sobre a carambola, estamos olhando para uma frutinha que é um verdadeiro tesouro em termos de benefícios para a saúde”, afirma Daniela Zuin, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Segundo o especialista, a carambola possui nutrientes importantes para a manutenção da saúde, como magnésio, potássio, cálcio, além de vitaminas A, C e do complexo B , fibras. Ainda tem baixo valor calórico.
Saiba mais: 8 frutas ricas em vitamina C para aumentar a imunidade
Benefícios
Para que sirva uma carambola?
Alguns dos benefícios da carambola são:
Ajuda a fortalecer o sistema imunológico
Um nutricionista conta que a carambola pode promover um impulso no sistema imunológico graças à alta concentração de vitamina C. “Ela ajuda a fortalecer suas defesas contra resfriados e outras infecções”, esclarece.
Favorece a prevenção do câncer de fígado
Um estudo realizado pela Universidade de Rajasthan , na Índia, apontou que o consumo de carambola pode ajudar na prevenção do câncer de fígado . Os camundongos do experimento apresentaram menos alterações físicas e bioquímicas, que levam ao desenvolvimento da doença, após os testes com compostos vegetais da fruta.
Contribui no controle do diabetes
A carambola é rica em fibras, que ajudam a reduzir o tempo de absorção de açúcar pelo organismo. “Seu baixo índice glicêmico significa que ela não vai causar picos de açúcar no sangue , o que é especialmente bom para quem está de olho no diabetes ou tentando controlar o peso”, aponta a nutricionista.
Beneficia a pressão arterial
A fruta ajuda na manutenção da pressão arterial, já que o potássio presente em sua composição promove a eliminação do som do organismo. “Com a presença do potássio, a carambola ajuda a manter a pressão arterial sob controle , o que é uma ótima notícia para o seu coração”, indica Daniela.
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol
A carambola ajuda a controlar os níveis de colesterol total e LDL , o chamado colesterol ruim. Isso porque suas fibras evitam a formação de gordura celular no sangue , conforme indicado em um estudo publicado no periódico Food & function .
Atua contra a prisão de ventre
As fibras da carambola também auxiliam no funcionamento do sistema digestivo, favorecendo a formação do bolo fecal e prevenindo a prisão de ventre . “As fibras são amigas do seu intestino, ajudando tudo a se mover diretamente por lá e podem até ajudar a prevenir aqueles danos indesejados após as refeições”, informa Zuin.
Saiba mais: Sete frutas laxativas que combatem a prisão de ventre
Como consumir ?
Como comer carambola?
A carambola é uma fruta versátil e que pode ser consumida de diversas formas. Um nutricionista recomenda o consumo em sucos, saladas, geleias, guarnições, sobremesas, e claro, in-natura .
“Corte a carambola em fatias finas e polvilhe com um pouquinho de sal marinho e pimenta caiena para uma explosão de sabores. Combine fatias de carambola com abacate e um fio de mel para um lanche rico em gorduras saudáveis e antioxidantes”, orienta.
Contraindicações
Quem não pode comer carambola?
O consumo excessivo de carambola pode provocar efeitos indesejados devido à alta concentração de oxalatos (ácido oxálico). A fruta deve ser evitada em casos de:
- Insuficiência renal crônica
- Distúrbios gastrointestinais e metabólicos
- Uso de medicamentos com enzimas do citocromo P450
- Alergia e sensibilidade alimentar
“A avaliação clínica detalhada, que inclui histórico de saúde, função renal, uso de medicamentos, possíveis alergias alimentares e estado nutricional, é imperativa antes da inclusão ou exclusão de qualquer alimento, como a carambola, na dieta”, finaliza Daniela Zuin.