Nutricionista da clínica Art Beauty Center Uberaba/MG) @nutrimaiarasouza. Graduada em nutrição pela UFTM (Universidade F...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Capim-santo?
O capim-santo, também conhecido como capim-limão, capim-cidreira ou capim-cheiroso, é uma planta medicinal com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas. Por isso, pode ajudar a aliviar dores moderadas, a proteger as células dos radicais livres e a reduzir a inflamação do corpo.
As propriedades benéficas são conseguidas, normalmente, na preparação de chás e com óleos essenciais. A planta pode ser encontrada na forma fresca ou seca em feiras, supermercados e casas especializadas. Já o óleo essencial do capim-santo é comercializado em lojas de produtos naturais.
Benefícios
Com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, analgésicas e antioxidantes, o capim-santo oferece os seguintes benefícios:
- Reduz espasmos musculares e dores abdominais, de cabeça, nas articulações e de estômago
- Melhora a qualidade do sono
- Alivia os sintomas de ansiedade e depressão
- Ajuda no tratamento de condições de pele, como micoses e pé-de-atleta
- Promove a cicatrização de feridas
- Auxilia no controle da pressão arterial
- Fortalece o sistema imunológico
Para que serve
O capim-santo é rico em limoneno, geraniol e citral, compostos com ação antioxidante. Eles ajudam a proteger o organismo dos danos celulares causados pelos radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo o crescimento e o desenvolvimento de células cancerígenas.
Ele também contém boas quantidades de mirceno e citral, compostos bioativos com propriedades analgésicas que ajudam a aliviar dores leves, como dor muscular, dor de cabeça e dor de barriga. Devido às propriedades analgésicas, antimicrobianas e antifúngicas, o capim-santo também pode ser usado em feridas ou para tratar condições de pele, como micose e pé-de-atleta.
Segundo Maiara Souza, nutricionista do Art Beauty Center, o capim-santo também age como um calmante do Sistema Nervoso Central — diminuindo a pressão arterial e melhorando a qualidade do sono.
Leia também: 7 opções de chá para ansiedade (e como preparar)
Como consumir ?
O capim-santo é uma planta versátil, mas, para fins terapêuticos, é especialmente comum na preparação de chás. Para o preparo, adicione uma colher de sopa de folhas frescas de capim-santo em uma xícara de água fervente e deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Depois, basta coar e beber.
Já o óleo essencial de capim-santo, encontrado em lojas de produtos naturais, é normalmente usado na aromaterapia para aliviar os sintomas de ansiedade e depressão. Ele também é útil no tratamento de feridas e micoses.
De acordo com Maiara, o capim-santo também pode ser usado em algumas preparações culinárias, como bolos, sucos, geleias e compotas.
Contraindicações
O capim-santo é contraindicado durante a gravidez, a amamentação e para pessoas com alergia à planta ou com hipotensão. “Ele também pode interagir com medicamentos anticoagulantes e, dependendo do caso, agravar problemas intestinais e estomacais. Aqueles que estão utilizando medicação, como antidepressivos ou sedativos, também devem ter uma orientação médica e nutricional para consumir o chá com cautela”, finaliza Maiara.
Leia também: 5 chás que não devem ser consumidos durante a gravidez
Referências
Promila, & Madan, V.K. (2018). A Review on the Phytochemistry and Pharmacology of Cymbopogon citratus Stapf. (Lemongrass). The Pharma Innovation Journal, 7, 300-304.
P. Upadhyay et al. "Pharmacological Activities of Phytoconstituents and Essential oil obtained from Cymbopogon citratus Linn" Research Journal of Pharmacy and Technology (2021). Disponível em: <https://doi.org/10.52711/0974-360x.2021.00792> Acesso em 13 nov 2023