Médica do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais), ginecologista e obstetra pela UFRJ, pós graduada em Nutrologia pe...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Insulina vegetal?
A insulina vegetal, ou planta insulina, uva-do-mato e parreira-brava, é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes. Por isso, é considerada na medicina popular para o controle de açúcar no sangue e no tratamento de problemas cardíacos, como taquicardia e pressão alta.
É importante destacar que a planta, cujo nome científico é Cissus verticillata, não produz insulina da mesma forma que o pâncreas humano e seus benefícios, especialmente no tratamento de diabetes, não estão cientificamente comprovados. Por isso, a planta não substitui o tratamento tradicional e deve ser usada apenas com orientação médica.
Benefícios
Com propriedades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias e hipoglicemiantes, a insulina vegetal poderia contribuir com as seguintes vantagens:
- Fortalecimento da imunidade
- Controle dos níveis de açúcar no sangue
- Controle da pressão arterial
- Ajuda no tratamento de taquicardia
- Combate a infecções
- Redução da inflamação
Para que serve
Na medicina popular, a insulina vegetal se destaca pelas propriedades hipoglicemiantes, que podem ajudar a reduzir os níveis de açúcar no sangue e contribuir para o tratamento de diabetes.
Segundo Thaís Fonseca, médica do instituto Nutrindo Ideias, o chá das folhas é usado principalmente para o tratamento de problemas cardíacos, incluindo taquicardia e pressão alta. As folhas também são ricas em minerais como cálcio, potássio e fósforo, que desempenham papeis importantes para a saúde dos ossos e do coração.
Vale ressaltar que a insulina vegetal ainda está sendo estudada e mais pesquisas são necessárias para confirmar os benefícios da planta, especialmente no tratamento de diabetes.
Como consumir ?
A forma mais comum de consumir a insulina vegetal é através da infusão de suas folhas, que podem ser secas ou frescas, mas ela também pode ser usada para uso externo, como anti-inflamatório. Nesses casos, Thaís recomenda amassar as folhas frescas em um pilão e aplicar sobre a área afetada.
A planta pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, mercados e algumas feiras livres.
Como fazer chá de insulina vegetal?
Para preparar o chá de insulina vegetal, adicione duas colheres (de sopa) de folhas secas ou uma folha fresca picada em uma panela com uma xícara de água e ligue o fogo. Quando a água ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 a 15 minutos. Em seguida, basta coar e consumir. A recomendação é consumir de uma a duas vezes por dia, segundo Thaís.
Contraindicações
A insulina vegetal não deve ser usada por crianças, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com hipersensibilidade (alergia) à planta. Não consuma insulina vegetal sem orientação de um médico ou fitoterapeuta.