Ramiele Calmon é especialista em saúde da mulher no climatério e menopausa, e desenvolveu o Método de Emagrecimento RC.É...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Acerola?
A acerola (Malpighia punicifolia L.) é o fruto da aceroleira, árvore nativa da América Central. Trata-se de uma fruta pequena, com casca vermelha ou alaranjada, de polpa amarela e sabor levemente ácido. A acerola tem vitamina C e seu consumo ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce.
Propriedades
A acerola é rica em vitamina C, tendo em sua composição de 50 a 100 vezes mais vitamina do que a laranja ou o limão, como apontou um artigo publicado no Journal of food science and technology.
“Além disso, ela é um excelente antioxidante, porque contém carotenoides e flavonoides. É uma fruta rica em vitaminas do complexo B1, B2 e B3, além de conter minerais como ferro, cálcio e fósforo, que são fundamentais para o sistema imunológico”, informa a nutricionista Ramielle Calmon.
Saiba mais: 8 frutas ricas em vitamina C para aumentar a imunidade
Benefícios
Os benefícios da acerola são:
Fortalece o sistema imunológico
Devido à grande quantidade de vitamina C presente na acerola, o seu consumo ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Dessa forma, a fruta ajuda na prevenção de gripes e resfriados.
Reduz o colesterol ruim
De acordo com Ramielle, a acerola possui propriedades antioxidantes que protegem as células contra os radicais livres, ajudando na redução do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim. Com isso, a fruta evita o surgimento de doenças cardiovasculares como a aterosclerose e infarto.
Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce
A acerola é rica em propriedades antioxidantes devido à presença de antocianinas, quercetina e vitamina C, como apontou um estudo publicado no Food Chemistry. Os nutrientes combatem os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento das células e ainda estimulam a produção de colágeno.
Estimula o funcionamento do intestino
A fruta possui pectina, uma fibra solúvel em água que estimula a proliferação de bactérias boas ao intestino, prevenindo episódios de diarreia e outras doenças gastrointestinais. As fibras também ajudam na formação das fezes, evitando a constipação.
Auxilia na absorção de ferro
A vitamina C auxilia na absorção de ferro proveniente dos alimentos. Dessa forma, a acerola pode prevenir a deficiência do nutriente e até ajudar no tratamento da anemia.
Contribui para a saúde ocular
A vitamina A, presente na acerola, é importante para a manutenção da saúde ocular. O nutriente reduz o risco do desenvolvimento de doenças como a degeneração macular relacionada à idade, xeroftalmia e catarata.
Como consumir ?
O suco de acerola é uma das formas mais conhecidas de consumo da fruta. No entanto, ela também pode ser consumida in natura ou incluída no preparo de vitaminas, sucos, saladas, geleias e doces. É indicado consumir entre seis a oito acerola por dia.
Saiba mais: Kiwi: benefícios da fruta, como consumir e receitas
Contraindicações
A acerola é segura para a maioria das pessoas. No entanto, a nutricionista orienta que pacientes com problemas renais tenham cautela quanto ao consumo.
“Por ter alto teor de oxalato, se consumida em grandes quantidades pode trazer uma sobrecarga renal. Para quem tem uma digestão sensível, pode soltar um pouco o intestino por ter um alto teor de fibras, mas no geral não tem nenhuma contraindicação”, elucida Calmon.