Veridiana Sass Veiga Roque, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@nutrindoideais) em Macaé/RJ.Nutricionista, pós...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Hedera helix?
A hedera helix, também conhecida como hera, é uma planta medicinal conhecida pelas propriedades anti-inflamatórias, expectorantes e antibacterianas. Por isso, ela é usada na medicina popular para o tratamento de sintomas de infecções respiratórias agudas, como tosse com catarro, além de condições respiratórias crônicas, incluindo asma brônquica e bronquite inflamatória crônica.
Benefícios
Com propriedades expectorantes, anti-inflamatórias e antibacterianas, a hedera helix oferece os seguintes benefícios:
- Alivia a tosse com catarro: as saponinas presentes na hera atuam nos brônquios, ajudando a dissolver o catarro, facilitando sua eliminação.
- Reduz a inflamação das vias aéreas: devido às suas propriedades anti-inflamatórias, o uso da hedera helix pode ajudar em quadros de asma e bronquite
- Combate infecções bacterianas das vias aéreas: a hedera helix também conta com propriedades antibacterianas, como bronquite aguda e sinusite
- Protege o organismo contra os radicais livres: os antioxidantes presentes na planta, como os flavonoides, ajudam a proteger as células do corpo do dano oxidativo
Leia também: 9 opções de xaropes para tosse (seca e com catarro)
Para que serve
Um dos principais destaques das folhas de hedera helix é a presença saponinas, principalmente a hederasaponina C, que apresenta efeitos mucolíticos, espasmolíticos, broncodilatadores e antibacterianos. Isso significa que ela atua nos brônquios ajudando a dissolver o catarro, facilitando sua eliminação.
“Por isso, elas são usadas principalmente como expectorante em caso de tosse produtiva associada a infecção respiratória aguda, incluindo bronquite aguda de origem viral, e algumas condições respiratórias crônicas, incluindo asma brônquica e bronquite inflamatória crônica”, explica Veridiana Sass, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Leia também: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
Além disso, a hedera felix também possui propriedades anti-inflamatórias, que contribuem para reduzir a irritação das vias aéreas, diminuindo o desconforto provocado por essas condições. Em suas folhas, também é possível observar a presença de óleos essenciais e vitaminas E, C e A.
Como consumir ?
A hedera helix pode ser usada em preparações fitoterápicas em formas farmacêuticas líquidas, como xaropes ou sólidas para uso oral — isto é, como medicamento fitoterápico, de acordo com Veridiana. Eles podem ser encontrados em farmácias e lojas de produtos naturais.
“Não é recomendado o uso das folhas frescas, uma vez que, elas podem gerar reações tóxicas, reações gastrointestinais, como náuseas e vômitos e diarreia, e reações alérgicas cutâneas como urticária”, explica a nutricionista.
Contraindicações
A hedera helix é contraindicada para crianças menores de dois anos, devido ao risco de agravamento dos sintomas respiratórios, e para pessoas com alergia à substâncias ativa ou a plantas da família Araliaceae. Como a segurança durante a gravidez e amamentação não foi comprovada, Veridiana aponta que o uso nesse período também não é recomendado.