Nutróloga com título de especialista há 15 anos pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Mais de 20 anos d...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Guaco?
O guaco, também conhecido como guaco-de-cheiro, é uma planta fitoterápica conhecida por suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes. É mais comumente usado no tratamento e na prevenção de problemas respiratórios, como gripe, resfriado, tosse e bronquite.
Benefícios
Com ações anti-inflamatória, broncodilatadora e expectorante, o guaco pode ser usado como coadjuvante no tratamento de algumas condições, como:
- Gripes
- Resfriados
- Bronquite
- Enfisema
- Obesidade
- Retenção de líquidos
- Alívio da tosse com catarro
- Garganta inflamada
Para que serve
O guaco (Mikania glomerata Spreng, seu nome científico), se destaca pelos efeitos broncodilatador e expectorante, que contribuem para a dilatação dos brônquios e para a diluição da secreção das vias respiratórias.
Por isso, ele é usado para aliviar os sintomas de problemas respiratórios, como gripes, resfriados, bronquite, asma e enfisema — mas sempre em conjunto com o tratamento médico, de acordo com a nutróloga Liliane Oppermann.
As propriedades do guaco derivam da cumarina, uma substância anticoagulante que causa o relaxamento nas vias aéreas e o alívio dos sintomas respiratórios. Liliane também aponta que, devido ao seu efeito anti-inflamatório e drenante, a cumarina também ajuda em quadros de inflamação, edema e redução de peso.
Como consumir ?
De acordo com Liliane, a maneira mais comum de consumir o guaco é através da infusão de suas folhas na preparação de chá, que pode ser ingerido de duas a três vezes ao dia ou durante o gargarejo, para amenizar quadros de amigdalite ou aftas, por exemplo. O chá deve ser mantido na geladeira e consumido em até seis horas após a preparação.
O extrato do guaco também pode ser usado em cápsulas encontradas em farmácias de manipulação. A planta também pode ser achada em farmácias em forma de xarope e spray. Já as folhas de guaco são encontradas em lojas de produtos naturais.
Como fazer chá de guaco?
Para preparar o chá de guaco, adicione três gramas de folhas secas ou cinco gramas de folhas frescas em 150 ml de água fervida. Deixe em infusão por cerca de dez minutos. Depois, basta coar e consumir.
Contraindicações
O guaco é contraindicado para crianças menores de dois anos, pessoas que usam medicamentos anticoagulantes, com doenças hepáticas e durante a gravidez e na amamentação. Pessoas no período menstrual também não devem consumi-lo, pois ele pode aumentar o sangramento.
Além disso, Liliane aponta que o consumo do guaco pode interagir com alguns medicamentos, como imunossupressores e neoplásicos, e diminuir a eficácia de outros, como antibióticos.
Efeitos colaterais do guaco
Embora seja um composto natural, o guaco deve ser usado somente com orientação de um médico. Se usado sem indicação e/ou em quantidades inadequadas, Liliane explica que ele pode causar diarreia, vômitos e aumento dos batimentos cardíacos.