Graduada em nutrição pela Faculdade Anhanguera/GO em 2013 e pós graduada em nutrição esportiva funcional pela Universida...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
O que é Ervilha?
A ervilha é um legume extraído das vagens da planta Pisum sativum, nativa do Oriente Médio. Tratam-se de grãos verdes, macios, de sabor levemente adocicado e que são classificados em dois grupos: grãos lisos e grãos rugosos.
É rica em proteínas, carboidratos e fonte de vitaminas A, C, K e do complexo B que lhe conferem propriedades para a prevenção de doenças cardiovasculares e para o funcionamento do intestino.
Propriedades
A ervilha é uma leguminosa fonte de nutrientes e carboidratos de baixo índice glicêmico, sendo considerada um alimento funcional. “A ervilha é um alimento rico em carboidratos, proteínas e fibras além dos minerais e vitaminas como vitamina A, vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo, potássio, ferro, cobre e enxofre”, informa Aluani Carvalho, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais.
Saiba mais: Grão-de-bico: como fazer e 13 benefícios para você conhecer
Benefícios
Benefícios da ervilha
Os principais benefícios da ervilha a saúde são:
Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares
Segundo Aluani, o potássio presente na ervilha pode exercer função vasodilatadora, reduzindo a pressão arterial e melhorando o fluxo sanguíneo, como apontou um estudo publicado no Nephrol Dial Transplant. Dessa forma, o ingrediente ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares como AVC e insuficiência cardíaca.
Favorece a redução do colesterol ruim
As fibras presentes na ervilha auxiliam na eliminação das gorduras e ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL, também conhecido como colesterol ruim. Além disso, a vitamina B3 da ervilha ajuda a diminuir os níveis de triglicérides, o que também induz a queda do LDL.
Protege a saúde ocular
A ervilha é fonte de luteína e zeaxantina, carotenoides presentes no pigmento da mácula na retina. Como apontado em um artigo divulgado no periódico Journal of Ophthalmology, o consumo de alimentos com os antioxidantes ajuda a prevenir doenças como degeneração macular e catarata.
Favorece o funcionamento do intestino
O alto teor de fibras presente nas ervilhas faz dela uma forte aliada da saúde intestinal. As fibras adicionam volume ao bolo fecal, favorecendo a formação das fezes e o trânsito intestinal. Dessa forma, o legume evita quadros de constipação e gases.
Fonte de proteína vegetal
A ervilha é uma excelente fonte de proteína vegetal, sendo uma alternativa para pessoas que seguem uma alimentação vegetariana ou que buscam ganhar massa muscular.
A ervilha engorda?
A ervilha, se consumida com moderação, não engorda, já que os carboidratos presentes em sua composição possuem baixo índice glicêmico. Além disso, a ervilha é fonte de fibras que ajudam a promover saciedade e a controlar a fome, sendo uma boa alternativa para quem busca perder peso.
Como consumir ?
A ervilha pode ser consumida em saladas, sopas, vinagretes, arroz de forno, no recheio de frangos e carnes. A nutricionista ainda recomenda usar a ervilha como opção de substituição ao feijão.
Saiba mais: Como substituir o feijão: 4 opções semelhantes para variar o cardápio
Contraindicações
A ervilha possui ácido fítico (fitato), substância que, se consumida em excesso, pode reduzir a absorção dos nutrientes, como cálcio e ferro, e provocar gases e distensão abdominal. Para evitar o desconfortos, Aluani recomenda deixar a ervilha de molho por 12 horas, descartar a água e cozinhá-la em seguida.