Formada pela Universidade São Camilo com especialização em Nutrição Clínica Funcional e Genômica Nutricional na Prática...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
O que é Cana-do-brejo?
A cana-do-brejo (cana-de-macaco) é uma planta medicinal conhecida por suas propriedades anti-inflamatória, analgésica e diurética. Nativa da Amazônia, é muito usada em chás para tratar sintomas associados a diferentes problemas de saúde, em especial, os relacionados aos rins, como infecção urinária.
Propriedades
A planta é rica em compostos bioativos, como flavonoides, alcaloides e compostos fenólicos, que contribuem para a saúde como um todo. Além disso, a planta possui propriedades analgésicas, antimicrobiana, anti-inflamatória e adstringentes.
Leia também: Mastruz (erva-de-santa-maria): benefícios e como utilizar
Benefícios
O chá de cana-de-brejo possui ação diurética e anti-litiásica, aumentando a produção de urina e, consequentemente, eliminando toxinas do corpo. Além disso, somada a uma dieta e a um estilo de vida saudável, a bebida ajudar com:
- Dores nas costas: graças às propriedades anti-inflamatórias presentes da planta
- Infecção urinária: a planta não trata a doença, mas pode ajudar a preveni-la devido à sua ação diurética
- Digestão: o chá também pode evitar indigestão e prevenir o excesso de gases
- Saúde cardiovascular: devido às suas propriedades cardioprotetoras
- Dor reumática: graças a ação anti-inflamatória e analgésica oferecida pela planta
Apesar de apresentar os possíveis benefícios citados acima, vale frisar que a cana-do-brejo não substitui um tratamento profissional, com medicamentos específicos prescritos por um especialista da área da saúde. Em caso de problemas relacionados aos rins, o recomendado é marcar uma consulta com um nefrologista.
Leia também: Chá verde e café ajudam a prevenir AVC, diz estudo
Como consumir ?
A cana-de-brejo, normalmente, é consumida em forma de chá para fins medicinais . Para preparar a bebida, basta seguir o passo a passo simples:
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) de folhas secas de cana-do-brejo
- 1 litro de água
Como preparar
Em uma panela, coloque a água para ferver. Em seguida, adicione as folhas de cana-do-brejo, desligue o fogo e deixe a mistura em infusão por, aproximadamente, 10 minutos. Coe antes de servir e, de preferência, consuma sem adoçar.
Contraindicações
Embora seja considerado bem seguro para a maioria das pessoas, se consumido em excesso, o chá de cana-do-brejo pode acarretar em alguns efeitos colaterais como náusea, diarreia, cólica e inchaço na região abdominal.
Pessoas que possuem problemas de pressão baixa também devem ter cautela ao consumir a planta, pois seu chá pode reduzir ainda mais a pressão arterial.
Gestantes, lactantes, crianças e pessoas portadoras de doenças renais devem evitar o consumo da planta. Já os demais, precisam, obrigatoriamente, consultar um profissional da saúde antes de consumir a cana-do-brejo ou qualquer alimento feito a partir da sua base.
Saiba mais: Erva-de-São-João: o que é e para que serve?
Referências
Leticia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais - CRN 64672/SP