Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Certamente você já ouviu falar que batata doce é melhor e mais saudável do que a batata inglesa. A nutricionista Vanessa Baad publicou em sua conta do Instagram uma breve comparação entre os tipos de batata para desvendar esse mito.
De acordo com Vanessa, a mesma quantidade de batata doce tem mais calorias e mais carboidratos do que a batata inglesa. Por outro lado, devido a quantidade de fibras, a batata doce acaba tendo um índice glicêmico menor, e por isso as pessoas acabam dizendo que ela é melhor do que a inglesa.
Porém, a nutricionista explica que é preciso diferenciar o índice glicêmico da carga glicêmica. A batata doce, quando cozida, tem índice glicêmico (IG) de 60 e a inglesa na mesma versão tem IG de 95. Por outro lado, a batata inglesa, apesar de ter maior índice glicêmico, possui menor carga glicêmica e isso faz muita diferença.
O índice glicêmico é o que representa a qualidade de carboidrato de um alimento, ou seja, o quão rapidamente ele é absorvido pelo organismo. Quanto mais lento, melhor. Já o valor da carga glicêmica é o que leva em conta a qualidade e a quantidade de carboidrato de um alimento.
Além disso, também há o fato de que nós podemos, com muita facilidade, alterar a resposta glicêmica do alimento conforme o método de preparo utilizado e os ingredientes associados. A batata doce, quando assada, passa a ter o índice glicêmico praticamente igual ao da batata inglesa cozida, por exemplo.
Vanessa afirma que essa prática pode ser aplicada em qualquer carboidrato que desejamos consumir. Para diminuir o índice glicêmico de algum carboidrato, a nutricionista sugere que se adicione boas fontes de gordura (azeite, óleo de coco, oleaginosas, etc) e fibras (sementes, vegetais, farelos).
Conheça aqui o IG dos alimentos e saiba a diferença entre índice glicêmico e carga glicêmica dos alimentos.
Saiba mais: Você tem tendência à hipoglicemia?