Nutricionista com mestrado em Neurociências e Biologia Celular e especialização em genômica nutricional, nutrição Clínic...
iRedatora focada na produção de conteúdo para as editorias de família, beleza e alimentação.
O que é Batata?
A batata é um alimento muito versátil, que permite uma grande variedade de receitas e se adapta à maioria dos paladares. Além disso, é um alimento rico em nutrientes e de fácil preparo. Conheça sobre seus tipos e benefícios.
Como surgiu a batata?
Existem algumas controvérsias sobre a origem da batata, mas segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) há fortes evidências de que a batata seja originária dos Andes peruanos e bolivianos. De acordo com a Associação Brasileira da Batata (ABBA), atualmente a batata é o 4º alimento mais consumido no mundo, perdendo apenas para o arroz, trigo e milho.
De acordo com a nutricionista Thayana Albuquerque, existem pelo menos cinco tipos de batatas que são mais consumidas hoje em dia, tendo cada uma delas uma forma de cozimento mais indicada. Conheça abaixo:
Tipos
Batata Ágata ou Inglesa: Este é o tipo mais comum no Brasil e é indicada para diversas formas de consumo, sendo mais utilizada em sopas ou caldos, ou cozidas e assadas. Sua versão menor, conhecida como bolinha, é comumente servida como acompanhamento. A batata inglesa é a que apresenta maior índice glicêmico, que é a velocidade que eleva a glicemia (açúcar) no sangue. Portanto, é a menos recomendada para pessoas que buscam emagrecimento ou que tenham diabetes.
Batata Asterix: De casca mais escura, possui alta quantidade de amido e pouca água, o que a torna a preferida para fritura, bem como o preparo de purê e nhoque. Sua versão menor é também chamada de batata bolinha e usada como acompanhamento. É rica em vitamina C e minerais.
Batata Doce: É rica em fibras, oferecendo mais saciedade que os outros tipos. Além de mais nutritiva, tem um baixo índice glicêmico, proporcionando uma maior estabilidade dos níveis de glicose sanguínea, o que a torna destaque na alimentação do mundo fitness. É um tipo de batata comumente consumida assada, cozida e como purê. Mas também utilizada em receitas de doces e massas fit. É rica em vitaminas A e C e tem ação antiinflamatória e antioxidante.
Batata Baroa: Muitos a chamam de mandioquinha e também é uma das queridinhas do mundo fitness. Costuma ser consumida cozida, em cremes, purês, mas também é utilizada na elaboração de pães e bolinhos mais saudáveis. A batata baroa é rica em fósforo e em vitaminas A, B e C.
Batata Yacon: É popularmente conhecida como a "batata boa para a diabetes" e possui taxas de fibras e proteínas bastante elevadas. Pode ser consumida crua na salada, cozida ou até como ingrediente na massa de pães. É rica em fibras e de sabor levemente adocicado.
Benefícios
- Melhora a aparência da pele: "As batatas possuem vitaminas A, C e E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e antioxidantes como o betacaroteno e a antocianina. Esses são nutrientes fundamentais para manter pele, cabelos e unhas sempre saudáveis", afirma a nutricionista Giovanna Oliveira. Já a nutricionista Anne Nebenzahl, afirma que a água do cozimento da batata pode ser utilizada para o tratamento de manchas de espinhas.
- Ajuda a amenizar inflamações: Anne afirma que as batatas possuem bioativos importantes, como a Quercetina, que atuam no processo desinflamatório. A batata baroa possui betacaroteno e, a batata doce roxa, antocianinas, além de vitaminas do complexo B e C. Esses ativos são antiinflamatórios e antioxidantes.
- Melhora a saúde cardiovascular: "Principalmente a batata doce, que possui maior teor de fibras dentre os outros tipos. As fibras ajudam a reduzir a absorção de gordura e açúcar do alimento, que consequentemente ajuda a prevenir doenças cardiovasculares", explica Giovanna.
- Facilita a digestão: "As batatas consumidas assadas e cozidas com casca podem contribuir para uma boa digestão sim. Os carboidratos estimulam enzimas digestivas como a amilase e as fibras aumentam o trânsito do intestino melhorando os processos gastrointestinais", explica a nutricionista Anne.
- Pode ser considerada anticancerígena: Giovana afirma que os antioxidantes presentes nas batatas, como o betacaroteno no caso das batatas mais amareladas, e antocianinas nas batatas com coloração mais arroxeadas, são eficazes na prevenção de alguns tipos de câncer.
- Melhora o funcionamento cerebral: "As batatas possuem vitaminas do complexo B que são precursores de alguns neurotransmissores, como a dopamina, que participam do humor e bem-estar. Além disso. são ricas em carboidratos que são essenciais para o bom funcionamento cerebral e, a batata doce especialmente, é rica em cromo auxiliando na utilização da glicose", revela Anne.
- Eficaz contra sintomas de estresse: A nutricionista Giovanna Oliveira explica que a batata possui ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, que interferem positivamente na produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer.
- Ajuda no funcionamento do intestino: "Especialmente a batata doce, que contém amido resistente, um tipo de alimento funcional que age como uma fibra insolúvel, melhorando o trânsito intestinal e a saúde do intestino e até prevenindo doenças cardiovasculares por reduzir a velocidade de absorção do açúcar e da gordura", afirma a nutricionista Giovana.
Batata engorda?
Nos últimos tempos, atribuiu-se o consumo de carboidratos ao aumento da gordura corporal. Giovana afirma que isso faz com que as pessoas passem a restringir o carboidrato da dieta, até mais do que o necessário. Porém, quando uma pessoa retira totalmente o carboidrato da alimentação, sente menos energia, mais irritação, pode apresentar queda de cabelo, piora a qualidade do sono e pode ter redução da imunidade.
Ao contrário do que muitos pensam, as batatas pode ajudar sim na redução de peso, pois possuem um bom tipo de carboidrato e alto teor de fibras, além dos diversos nutrientes que a compõem e que são benéficos para a saúde. "O segredo está na quantidade que vai consumir. Assim como qualquer outro alimento, o excesso pode ser prejudicial para quem tem intenção de perda de peso", complementa Giovana. Saiba como deixar a batata mais magra e mais saudável durante o preparo.
Como consumir ?
Receitas
Tortilha de batata com cottage
Chips de batata doce no microondas
Bolo de batata doce funcional de microondas
Batatinhas recheadas: saudáveis e super praticas
Referências
Anne Nebenzahl - Nutricionista pós graduada em Fitoterapia e Nutrição clínica Funcional com atendimento voltado para alergias e intolerância alimentares. Consultora nutricional em estabelecimentos comerciais.
Giovanna Oliveira - Nutricionista, Pós Graduanda em Nutrição Esportiva Funcional e membro do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).