Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
iMuito consumido no oriente, o chá verde vem ganhando espaço em países ocidentais por conta de seus benefícios. A bebida traz saciedade, acelera o metabolismo, combate o colesterol, previne o câncer, doenças cardiovasculares e inflamações, e ainda oferece outras vantagens a saúde.
Pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Japão, realizaram uma pesquisa com ratos mostrando que o chá verde pode prevenir uma condição mortal na principal artéria do corpo, a aorta. Eles descobriram que os ratos que bebiam chá verde desenvolviam com menos frequência o aneurisma da aorta abdominal, uma condição que deixa a artéria principal sobrecarregada e inchada.
Saiba mais: Chá verde melhora função cerebral e aumenta perda de peso
O aneurisma da aorta abdominal não possui tratamento e é responsável por provocar morte em 50% dos casos. "O aneurisma da aorta abdominal muitas vezes passa despercebido por não existirem sintomas, até que estourar. Se o paciente tiver sorte, pode aparecer um inchaço antes da ruptura, que será tratado cirurgicamente", diz Kenji Minakata, um dos autores do estudo.
No estudo, os ratos foram tratados com enzimas que induzem o aneurisma da aorta abdominal, assim foi possível descobriu como a condição era reduzida através do composto de polifenóis, presente no chá verde. Também constataram que os ratos tinham menos inflamações e maior produção de elastina, que ajuda na proteção da artéria.
Saiba mais: Chá verde reduz deficiências em idosos
"O tipo de polifenol encontrado no chá verde pode regenerar elastina, uma proteína essencial que dá à artéria seu elástico. Considerando que os aneurismas arteriais abdominais são causados pela inflamação e degradação de elastina na parede arterial, pensamos que beber chá verde pode ajudar no tratamento." explica o principal autor Shuji Setozaki.
Os pesquisadores acreditam que a ingestão diária de chá verde deve ser considerada como uma nova estratégia para prevenir o aneurisma da aorta abdominal. Contudo, estudos futuros ainda precisam ser feito para ver a dose ideal pra cada pessoa.
O que é Aneurisma da aorta abdominal?
Um aneurisma da aorta abdominal é uma dilatação (protuberância) dessa artéria na altura do abdômen. É uma doença grave, com altas taxas de mortalidade, mas com grandes chances de cura quando diagnosticado precocemente.
Cerca de 4% da população sofre com o problema e, em pessoas com mais de 60 anos, o percentual aumenta para 6%. Algumas vezes pode se apresentar em faixas mais jovens da população, mas é raro.