Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Sorocaba em 1980. Especialista em Pediatria pelo Conselho...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Conhecida por seus benefícios ao sistema imunológico, a cebola é uma hortaliça que ficou popularmente conhecida como descongestionante natural e aliada no alívio dos sintomas de resfriado.
Em função disso, muitas mães e pais passaram a colocá-la cortada no quarto de seus filhos com resfriado durante a noite para proporcionar um sono mais tranquilo. Porém, uma mãe resolveu seguir esse método e seu filho acabou parando na UTI.
O filho da Juliana Ishiara, Henzo, estava com sintomas típicos de um resfriado: com tosse, secreção e, principalmente, muita dificuldade para dormir. Durante a noite, ao perceber que a tosse não passava, Juliana começou a ficar preocupada e resolveu seguir uma dica que viu na internet.
Descascou e cortou uma cebola em quatro partes, colocou tudo em um prato e o posicionou próximo à cama do Henzo. Porém, o que ela não esperava é que essa ideia iria piorar a situação de seu filho. Segundo entrevista à revista Crescer, ele começou a ter uma crise de tosse muito forte, que não parava. Em poucos minutos, a dificuldade para respirar levou o menino a vomitar.
A mãe de Henzo o levou para o pronto-socorro, onde o garoto teve que tomar injeção de adrenalina e fazer inalações de resgate com altas doses de medicamento. Depois, ficou internado na UTI por cinco dias e teve mais dois dias de observação. As enfermeiras do hospital que Henzo ficou internado relataram que outras crianças já passaram pela mesma situação após o contato com a cebola cortada.
Cebola para tosse realmente ajuda a aliviar o sintoma?
A cebola é uma hortaliça rica em vitaminas C e A, que contribuem para o fortalecimento do organismo, e enxofre, que auxilia no controle dos sintomas de resfriados. Segundo a pneumologista infantil Fernanda Bombarda, essas características podem ajudar a diminuir alguns sintomas e aliviar mais rapidamente o excesso de secreção — desde que ela seja usada em tratamentos caseiros para a tosse sob orientação.
Ao ser cortada, a cebola libera um gás volátil à base de enxofre, que provoca o cheiro característico. “Para crianças que desenvolvem uma hiper-responsabilidade brônquica, estes odores fortes podem desencadear uma crise. Logo, essa hipersensibilidade pode provocar broncoespasmos e dificuldades na respiração”. Sendo assim, o uso da cebola cortada para alívio da tosse não é indicado!
Como aliviar a tosse infantil?
A especialista em pediatria e homeopatia Isis Pezzuol acrescenta que é necessário observar a tosse na criança. Segundo ela, se a tosse incomodar o sono, é necessário se perguntar se é só uma gripe ou se ela está passando por uma insuficiência respiratória, por exemplo.
"Se for só uma tosse com coriza, você pode até usar alguns tratamentos mais naturais, como soro nasal e inalação com soro e mel, lembrando que crianças antes de um ano não devem fazer ingestão de mel. Porém, se ela tosse a ponto de ficar incomodada demais, é o caso de pronto-socorro", afirma Isis.
Já a pneumologista infantil Fernanda Bombarda indica xarope para tosse como alternativa, porém, lembra que todas as tosses têm um porquê e é necessário investigar mais a fundo as causas. "Um xarope que pode auxiliar é o de abacaxi com mel. O abacaxi é rico em bromelina, substância derivada da fruta, tem ação mucolítica, que dissolve o muco ou catarro, e facilita a expectoração".
Leia mais: Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma
Além disso, a médica Isis Pezzuol afirma que o ideal seria o acompanhamento de um pediatra e a homeopatia como tratamento preventivo. "Em muitos casos, a criança acaba saindo do PS com uma receita de cortisona e antibiótico que, a longo prazo, pode trazer danos. A homeopatia é uma alternativa de medicina preventiva".
"A teoria da homeopatia diz que o medicamento carrega uma informação que, chegando em repetição até o cérebro, faz com que o corpo comece a trabalhar corretamente frente a algum estímulo inadequado. Justamente por causa dessa repetição, a gente percebe que, com a homeopatia, a criança adoece menos e, quando adoece, é mais fácil de controlar", completa a médica. Entenda o papel da homeopatia nas doenças infantis.