É especialista em temas relacionados a lifestyle, saúde e bem-estar, além de entusiasta da alimentação saudável sem neuras.
iTom Veiga, conhecido por ser o intérprete do personagem Louro José, no programa "Mais Você", da TV Globo, faleceu neste domingo (01). O ator, que há mais de 20 anos dava vida ao boneco que era companheiro da apresentadora Ana Maria Braga, foi encontrado morto em sua casa, no Rio de Janeiro. Ele tinha 47 anos e deixa quatro filhos.
Causando grande comoção entre a classe artística e fãs, a causa da morte do artista foi revelada na manhã desta segunda-feira (02), durante a exibição ao vivo da atração matinal da qual ele fazia parte. Bastante emocionada, Ana Maria apresentou o programa em homenagem ao colega e deu a notícia ao pública.
https://www.instagram.com/p/CHEIqpSMQlx/
Segundo o laudo oficial divulgado pelo Instituto Médico-Legal, Veiga morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico, provocado por um aneurisma. O quadro, em geral, acontece quando há o rompimento de um vaso sanguíneo (veia ou artéria), provocando um sangramento em algum ponto do sistema nervoso.
O exame do IML revelou que o ator já apresentava o aneurisma cerebral antes do AVC. A condição se trata de uma dilatação (inchaço) na parede de uma ou mais artérias do cérebro. Em geral, é assintomático, o que dificulta o diagnóstico precoce e pode vir a se manifestar tardiamente.
Embora sejam doenças diferentes, o rompimento do aneurisma pode vir a provocar um AVC. Nestes casos, o paciente apresenta dor, pressão arterial baixa, aumento da frequência cardíaca e vertigens. De acordo com especialistas, este quadro descreve uma emergência médica e pode levar o paciente à morte se não for tratado a tempo.
O que causa aneurisma?
As causas para a ocorrência de um aneurisma não são totalmente claras para os médicos. Algumas pessoas, por exemplo, já nascem com algum tipo de aneurisma (aneurisma congênito), geralmente provocado por más formações em partes da parede arterial.
Entretanto, pessoas com hipertensão, colesterol alto e fumantes podem ter um risco aumentado de desenvolver certos tipos de aneurismas. Acredita-se também que a aterosclerose (acúmulo de placas de gordura e outras substâncias nas artérias) desempenhe um papel fundamental na ocorrência de certos aneurismas.
Cuidados com AVC
AVC: saiba quais os primeiros socorros durante um derrame