Sou nutricionista clínico Integrativo - com especificação funcional e alimentação vegetariana/vegana. Sou membro da ASBR...
iAinda pouco conhecido no Brasil, o chá de rooibos é uma bebida que merece atenção por ser cheia de propriedades benéficas para a saúde. Originário da África do Sul, ele é uma opção saborosa para quem não pode consumir cafeína e ainda possui uma alta concentração de nutrientes essenciais para nosso organismo, como vitamina C, cálcio e ferro.
Inicialmente verdes, as folhinhas usadas na bebida, que muito lembram o alecrim, advém de um arbusto típico do continente africano. Ao passarem pelo processo de desidratação e oxidação, elas ficam vermelho-escuras - o que confere também uma coloração avermelhada à bebida.
Vale dizer aqui que os sul-africanos tomam o rooibos assim como os chineses tomam chá verde e os ingleses chá preto - ou seja, trata-se de uma tradição milenar recheada de história. Porém, o rooibos não é propriamente um chá.
Embora em muitos lugares possam oferecer a bebida como sendo um chá vermelho sem teína, ele não é feito a partir das folhas da Cammelia sinensis - plantas das quais os chás (verdadeiros) se originam. Portanto, ele é considerado, de fato, como uma infusão.
Isso esclarecido, vamos às características da bebida. Além do tom avermelhado, a infusão de rooibos apresenta um sabor naturalmente adocicado, que combina com diversos blends e dispensa o uso de qualquer tipo de adoçante.
Outro ponto de destaque do rooibos é que ele também é livre de cafeína, podendo ser consumido a qualquer hora do dia e por qualquer pessoa - inclusive gestantes, lactantes e crianças. Para completar, ele é rico em antioxidantes, ferro, magnésio, potássio, zinco, cálcio e vitaminas A, C e E.
Assim, por conta desses nutrientes, grande parte do sucesso da bebida se deve às suas propriedades para a saúde, como:
- Funciona como isotônico natural, repondo sais minerais importantes que são perdidos durante a prática de exercícios físicos ou até mesmo durante a amamentação
- Ajuda a diminuir a insônia por ser livre de cafeína
- Possui propriedades anti-inflamatórias, auxiliando no relaxamento muscular
- Pode ajudar a diminuir cólicas menstruais
- Estimula o sistema imunológico, combatendo gripes, resfriados e outras doenças
- Combate o envelhecimento precoce da pele graças às suas propriedades antioxidantes e desintoxicantes
- Protege a saúde cardiovascular
Se quiser experimentar a infusão de rooibos, saiba que ela pode ser consumida quente ou fria, tanto com água quanto com leite. Ao prepará-la em casa, leve a água ao fogo e, quando ferver, apague a chama. Junte a erva e tampe a mistura. Deixe a infusão descansar por até 10 minutos antes de beber.