Redatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Bebida mais consumida no mundo depois da água, o chá possui duas histórias quanto a sua origem, na China e na Índia. O que é certo é que a bebida se espalhou por todos os continentes, ganhando adaptações e características de acordo com as culturas locais. Por exemplo: embora só seja considerada chá a bebida que tenha como base a planta Camellia sinensis (que dá origem aos chás preto, verde, oolong ou branco), comumente chamamos de chá qualquer infusão feita a partir de ingredientes como frutas, flores, raízes, caules ou folhas. Especiarias também são bem-vindas nas composições dos chás por aqui.
Sorte a nossa! Graças a essa liberdade, temos à disposição os diversos sabores e aromas dos chás. Se estivermos em um momento mais básico, podemos escolher entre o chá de camomila, o chá de hortelã e o chá de hibisco. Quando o dia pedir algo mais arrojado, o chá de frutas vermelhas ou o chá de limão e gengibre são ótimas pedidas.
Isso não impede, naturalmente, que também desfrutemos dos chás mais tradicionais em algumas partes do mundo, como os chás verde e preto.
Passo a passo para a preparação do chá
Para poder aproveitar o melhor que todos esses sabores têm a oferecer, é importante fazer o chá respeitando características como a temperatura, a quantidade da água e o tempo de infusão do chá. Vamos a um passo a passo para que você não tenha nenhuma dúvida - lembrando que este modo de preparo é para chá em saquinho.
Em primeiro lugar, separe a água necessária: 200 ml de água filtrada para uma xícara de chá quente.
Leve a água ao fogo; apenas ela, sem o saquinho de chá. . Quando a água começar a ferver, estará com a temperatura de 100°C, pronta para ir para a xícara. . Se optar por ferver a água no micro-ondas, faça da mesma forma: apenas a água, sem o saquinho de chá junto.
Caso você não consiga fazer o chá imediatamente, descarte esta água e ferva uma nova; para que a água não interfira no sabor de seu chá.
Água a 100°C, é hora de fazer o chá de fato. Coloque o saquinho de chá na xícara e, em seguida, despeje a água fervente. Se for chá verde, ele deverá ficar imerso na água por 2 minutos; se for preto ou infusão, por um período de 2 a 3 minutos para que a bebida atinja seu máximo sabor. As exceções são o chá de limão e gengibre, e frutas vermelhas, que precisam de 3 a 5 minutos e 3 minutos, respectivamente, para atingir seu potencial. A água gelada só é acrescentada ao chá gelado depois desse tempo.
Para uma xícara de chá gelado, faça a infusão com 100 ml de água fervente e depois de aguardar o tempo de infusão, complete com mais 100 ml de água filtrada e gelada.
Não é preciso apertar o saquinho nem mexê-lo dentro da água: deixe que a magia aconteça naturalmente na fusão dos ingredientes.
Retire o saquinho depois do tempo adequado e seu chá está prontinho para ser consumido.
O chá é uma bebida que pode contribuir para a hidratação do seu corpo. Além de não agregar calorias (quando não se adiciona açúcar ou leite), o que o torna uma boa opção para compor uma alimentação equilibrada.
Ao acordar, no trabalho, em casa, na academia. Todo lugar é lugar e toda hora é hora de beber um bom chá.