Graduada em Medicina (2006) pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro. Especialização em Clínica Médica pelo Hospital do...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
O tratamento para herpes genital visa amenizar os sintomas relacionados à infecção viral, como as lesões na região genital, dor e coceira. Os cuidados são feitos com medicamentos antivirais, orais ou tópicos, capazes de diminuir a ação do vírus.
O herpes genital é causado pelo vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2). Considerada uma infecção sexualmente transmissível (IST), a doença é transmitida através do contato sexual desprotegido entre uma pessoa infectada e outra não infectada.
Além da primeira infecção, o herpes genital costuma causar crises recorrentes. Isso porque o vírus pode ficar inativo no organismo por um período chamado de “latência”. Alguns fatores como estresse e queda na imunidade podem fazer com com que o vírus se reative, voltando a manifestar sintomas.
Leia mais: Herpes: o que você deve comer para melhorar o problema
Portanto, o tratamento visa aliviar os sintomas da infecção primária, que costuma ser mais intensa, e das crises secundárias. Além do uso de medicamentos, algumas medidas simples podem ajudar, conforme explica Carla Iaconelli, ginecologista especialista em reprodução humana.
“É preciso aumentar a imunidade através de uma alimentação saudável, com bastante fruta rica em vitamina C. Além disso, é importante evitar o compartilhamento de toalhas e objetos íntimos”, afirma a médica. Confira, a seguir, todas as opções de tratamentos para herpes genital, incluindo medidas caseiras para aliviar os sintomas.
Remédios para herpes genital
O principal tratamento para herpes genital é o uso de medicamentos antivirais em comprimido. Eles podem ser usados de sete a dez dias na infecção primária. No caso de infecções recorrentes, esses remédios poderão ser prescritos novamente, mas por um período mais curto, que varia de um a cinco dias, a depender do medicamento. As opções de remédio para herpes genital mais comum são:
- Aciclovir;
- Valaciclovir;
- Fanciclovir.
“Só o médico poderá indicar o melhor remédio, de acordo com a avaliação do paciente, histórico familiar e se há alguma alergia. Inclusive, às vezes, é necessário realizar exames de sangue de acordo com o grau da lesão”, afirma Carla.
Em pacientes que possuem herpes genital recorrente, a orientação é ter um estoque de medicação antiviral em casa para que o tratamento seja iniciado assim que surgirem os primeiros sintomas de uma recidiva. Já os pacientes que apresentarem crises frequentes, com o surgimento de sintomas por mais de seis vezes no ano, a orientação é a terapia antiviral supressiva, que consiste no uso diário (a cada 12 horas ou uma vez ao dia, a depender do remédio) e contínuo do antiviral em doses baixas.
Pomadas para herpes genital
Outra opção de tratamento são as pomadas para herpes genital. Tratam-se de medicamentos antivirais de uso tópico, mas que não devem ser a primeira opção para a melhora dos sintomas. “O uso de pomada só é indicado a depender do paciente, histórico e o grau em que estão as lesões”, explica Carla. Isso porque a pomada não é o suficiente para tratar a infecção e pode aumentar o risco de desenvolvimento de resistência do vírus.
Saiba mais: Sintomas de herpes genital: veja os 8 principais e como aliviá-los
A pomada para herpes genital mais comum é a Aciclovir, que pode ser aplicada na região afetada até cinco vezes por dia. Em alguns casos, pode ser indicado, ainda, o uso de cremes anestésicos para aliviar o desconforto local.
Tratamento caseiro para herpes genital: funciona mesmo?
O tratamento caseiro para herpes genital não substitui o tratamento antiviral, mas pode ajudar a aliviar os sintomas e, portanto, pode vir como um complemento. “Os tratamentos caseiros amenizam o desconforto, a coceira e a vermelhidão”, afirma Carla. “Uma boa opção é o banho de assento com hamamélis, uma planta medicinal com propriedades analgésicas”, indica a ginecologista.
Outras opções de remédio caseiro para herpes genital são:
- Extrato de própolis;
- Chá de salsaparrilha;
- Chá de amora;
- Alho;
- Óleo de melaleuca;
- Óleo de rícino;
- Chá de camomila.
Saiba mais sobre essas receitas de remédios caseiros para herpes genital.
Tratamento para herpes genital feminino e masculino: tem diferença?
O tratamento para herpes genital feminino não é diferente do tratamento para herpes genital masculino. Em ambos os casos, os cuidados incluem o uso de medicamentos antivirais, com o complemento de pomadas, se for necessário, nas lesões.
Nas mulheres, essas lesões são mais comuns na região da vagina, no colo do útero e na vulva, já próximo ao ânus. Já nos homens, essas bolhas se alojam nos testículos, pênis e, também, no ânus.
Herpes genital tem cura?
O herpes genital não tem cura e, por isso, não existe tratamento definitivo, mas, sim, para aliviar os sintomas da infecção primária e recorrente. Por outro lado, é possível evitar a contaminação pelo vírus do herpes simples tipo 2. “Tem como evitar com sexo seguro com camisinha, evitando contato íntimo com alguém infectado, não compartilhando objetos íntimos e nem toalhas e fazendo a higiene local necessária”, finaliza Carla.