Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais (@NutrindoIdeais) e especialista em Nutrição Clínica Inte...
iRedatora especialista na cobertura de conteúdos sobre saúde, bem-estar, maternidade, alimentação e fitness.
Quem sofre com herpes labial sabe que alguns cuidados são necessários no dia a dia para evitar uma crise e o surgimento de bolhas nos lábios. Isso porque essa é uma infecção cujo vírus fica alojado no organismo e se torna ativo quando há queda de imunidade, estresse emocional ou exposição intensa à luz solar.
Um desses cuidados está na alimentação, sabia? Uma dieta desequilibrada ou rica em alimentos pouco nutritivos pode enfraquecer o sistema imunológico. Além disso, alguns alimentos mais ácidos ou que possuem nutrientes específicos também podem desencadear uma crise de herpes labial.
“Pessoas com herpes nitidamente que ingerirem alimentos ricos no aminoácido arginina podem ver aumentar as recorrências”, exemplifica Nathália Guimarães, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais e especialista em Nutrição Clínica Integrativa e Funcional.
Esse tipo de aminoácido é encontrado em alimentos como chocolate e em alguns tipos de nozes. Mas esses não são os únicos alimentos que podem influenciar, positiva ou negativamente, no herpes labial. Entenda mais a seguir!
Alimentos que podem prevenir o surgimento de lesões de herpes
Para quem tem herpes labial, é interessante investir em uma alimentação que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, assim, prevenir crises. “Invista em uma alimentação rica em frutas e vegetais pelo alto teor de vitaminas, minerais e fibras. Consuma também, diariamente, fontes de ômega 3”, completa Nathália.
Além disso, é interessante apostar em alimentos ricos no aminoácido lisina. “Ao contrário da arginina, esse aminoácido contribui para reduzir as lesões do herpes labial, pois contribui para a produção de enzimas, anticorpos e hormônios que ajudam a diminuir a replicação do vírus”, explica a nutricionista.
Frutas e legumes ricos em vitamina C, em carotenoides e com propriedades probióticas também podem ser interessantes para fortalecer o sistema imunológico. Pensando em todas essas dicas, os alimentos que podem ajudar a prevenir as lesões de herpes labial são:
- Sardinha (ômega 3)
- Iogurtes (probiótico)
- Kefir (probiótico)
- Acerola (vitamina C)
- Goiaba (vitamina C)
- Kiwi (vitamina C)
- Laranja (vitamina C)
- Cenoura (carotenóide)
- Abóbora (carotenóide
- Batata-doce (carotenóide)
- Tangerina (vitamina C)
- Lentilha (lisina
- Feijão (lisina)
- Grão-de-bico (lisina)
- Ervilha (lisina)
- Frango (lisina)
- Tofu (lisina)
- Atum (lisina)
Conhecer esses alimentos é interessante para quem quer saber como curar herpes labial em um dia. Apesar de essa cura rápida ser difícil, tem como acelerar o processo de recuperação com o uso de pomada para herpes e com uma alimentação equilibrada, como vimos.
Alimentos que devem ser evitados para prevenir o herpes
Como vimos, alimentos ricos em arginina podem contribuir para o surgimento de lesões de herpes labial. Isso porque esse aminoácido pode estimular o vírus do herpes, reativando-o e levando a uma crise. Nesse sentido, entre os alimentos que devem ser evitados estão:
- Chocolate
- Nozes
- Amendoim
- Avelãs
- Castanha-de-caju
- Castanha-do-Pará
- Amêndoas
- Milho
- Carne vermelha
- Peru
- Polvo
- Moluscos
- Crustáceos
- Carneiro
- Vitela
- Porco
- Cordeiro
- Clara de ovo