Redatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iOs remédios mais usados para rinite alérgica são aqueles que possuem ação antialérgica, como os anti-histamínicos e os corticoides. Além de reduzirem o inchaço dos vasos sanguíneos, aliviam os sintomas mais comuns de uma crise, como coceira, espirros, coriza e congestão nasal.
Segundo a otorrinolaringologista Cristiane Passos, embora os corticoides nasais sejam geralmente seguros e bem tolerados, existem algumas contraindicações e precauções que devem ser consideradas.
“As contraindicações podem variar dependendo do medicamento específico e das condições do paciente. No geral, em casos de lesões recentes, infecções fúngicas e hipersensibilidade nasal, é importante tratar o problema e evitar seu uso. Além disso, os corticosteróides nasais não são recomendados para crianças com menos de 2 anos de idade, a menos que especificamente prescritos por um médico”.
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de comprimidos anti-histamínicos, como loratadina, e descongestionantes nasais em forma de sprays ou gotas, como oximetazolina.
É sempre importante consultar um profissional de saúde para obter informações adequadas para cada tipo de tratamento, em especial sobre os descongestionantes, já que, se administrados sem orientação médica, podem agravar o quadro e levar ao efeito rebote.
Saiba mais: Descongestionante nasal faz mal? Saiba como acabar com o vício!
Para entender melhor a diferença entre as indicações de remédios para rinite alérgica, o MinhaVida selecionou algumas opções de remédio para rinite. Confira!
5 remédios para rinite alérgica
1. Loratadina
Loratadina é um anti-histamínico popular devido aos menores efeitos colaterais, como a sonolência. Os anti-histamínicos atuam como antialérgicos que ajudam a bloquear a ação da histamina, substância produzida pelo corpo responsável pela resposta alérgica, reduzindo a coceira, a coriza e os espirros. Serve para adultos e crianças e pode ser encontrado em forma de xarope de 1 mg/mL ou em embalagens de 10 mg com 12 comprimidos.
2. Soro fisiológico
As soluções salinas são feitas com 0,9% de cloreto de sódio, um tipo de sal e água estéril que ajuda na higiene nasal removendo o excesso de muco, alérgenos e irritantes presentes nas cavidades nasais, aliviando a congestão nasal, os espirros e a coriza. Podem ser encontradas em gotas ou em spray e, além do próprio soro fisiológico, outras opções são o Salsep spray e o Rinosoro.
Saiba mais: Lavagem nasal para rinite: como fazer da forma correta?
3. Oximetazolina
O oximetazolina é um descongestionante nasal que pode ser útil para aliviar a congestão nasal e para reduzir o inchaço nas vias aéreas. Disponível em forma de spray e gotas, contém 0,25 mg/mL com frascos de 20 mL. É importante usar por curtos períodos de tempo, uma vez que seu uso prolongado pode piorar os sintomas. O medicamento é indicado para adultos. Crianças menores de 6 anos não podem usar.
4. Budesonida
O budesonida é um medicamento corticoide intranasal em forma de spray que ajuda a reduzir a inflamação do nariz e das vias aéreas, aliviando a congestão nasal e a coriza. Geralmente, são os mais indicados para rinite alérgica, já que aliviam rapidamente os sintomas e possuem poucos efeitos colaterais quando comparados aos corticoides orais. O medicamento é disponibilizado com 32 e 64 mcg e contém 120 doses.
5. Montelucaste
O montelucaste é um medicamento antileucotrieno que age na diminuição da inflamação da mucosa nasal, combatendo os sintomas comuns da rinite alérgica. O remédio é disponibilizado em embalagens de 10 mg com 30 comprimidos para adultos e crianças com mais de 2 anos de idade, ou na forma de granulado de 4 mcg com 30 sachês, para adultos e crianças com mais de 6 meses.
Saiba mais: 6 medidas para aliviar os sintomas da rinite