Médica dermatologista da Fleury Medicina e Saúde e do Grupo de Alopécias da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, ins...
iRedatora de saúde e bem-estar, autora de reportagens sobre alimentação, família e estilo de vida.
Durante a gravidez, as alterações hormonais provocam transformações em todo o corpo, impactando até mesmo o cabelo. A forma como os fios são afetados pode variar em cada gestante: enquanto algumas relatam cabelos mais grossos, sedosos e com crescimento acelerado, outras podem vivenciar fios fracos, quebradiços e queda de cabelo.
No entanto, a perda de cabelo na gestação pode estar associada a outros fatores além das mudanças hormonais. Entenda por que ocorre a queda capilar durante a gestação e como evitar a condição durante a fase.
Queda de cabelo na gravidez é normal?
Na gestação, os níveis de progesterona e estrogênio são elevados, o que provoca sintomas como retenção de líquidos, alterações de humor e mudanças na estrutura capilar. Normalmente, esse efeito hormonal torna os fios mais fortes, gerando modificações em sua textura ou curvatura.
“A gravidez não é um fator relacionado diretamente com a queda de cabelo. Normalmente, ocorre melhora na qualidade capilar, mais brilho e mais volume, porém, alguns casos podem apresentar o contrário, inclusive a queda de cabelo”, explica Andressa Sato, dermatologista especialista em cabelo do Fleury Medicina e Saúde. Ou seja, a queda de cabelo não é comum durante a gravidez.
A especialista aponta que a queda pode ser reflexo de fatores como estresse, ansiedade, deficiências nutricionais, anemias, distúrbios da tireoide e infecções. O aumento da oleosidade capilar também pode estar associado com a queda.
Após o parto, com a queda hormonal, é normal que os fios caiam no período de 60 a 90 dias depois de dar a luz.
Saiba mais: Grávida pode pintar o cabelo?
Como tratar a queda de cabelo na gravidez?
O tratamento para queda de cabelo na gravidez irá variar de acordo com a causa da condição. “O médico responsável por avaliar se há queda é o dermatologista, portanto, caso a gestante apresente essa queixa, deve procurar o médico”, recomenda Andressa.
O especialista poderá solicitar a realização de exames de sangue ou imagem para investigar o quadro e indicar a melhor forma de tratamento.
Saiba mais: Gravidez silenciosa é possível? Saiba os riscos e como identificar os sintomas
Como evitar a queda de cabelo na gravidez?
Para evitar ou minimizar os efeitos da queda de cabelo durante a gravidez a gestante pode adotar hábitos como:
- Buscar orientação nutricional durante a gestação
- Adotar uma dieta rica em nutrientes e vitaminas
- Realizar a suplementação nutricional, se necessário
- Realizar o acompanhamento com obstetra
- Evitar o uso de produtos químicos no cabelo