Especialista da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL-CCF). Doutor em ciências pela Faculdade de Medicina...
iRedatora entusiasta de beleza e nutrição, autora de reportagens sobre alimentação, receitas saudáveis e cuidados pessoais.
iA rinite alérgica é uma inflamação da cavidade nasal desencadeada por uma resposta alérgica a substâncias como poeira, pólen, ácaro e pelo de animal. Para que seja controlada adequadamente, seu tratamento pode envolver uma ou mais abordagens, dependendo da intensidade dos sintomas e da frequência das crises.
Segundo o otorrinolaringologista, Deusdedit Brandão, o primeiro passo para tratar a rinite alérgica é evitar o contato e a exposição com aquilo que o paciente tem alergia. Para isso, segundo ele, é importante:
- Manter a casa sempre limpa
- Evitar objetos guardados por muito tempo que acumulam poeira
- Usar capas antialérgicas para o colchões e travesseiros
- Evitar a exposição a pelos de animais
- Evitar cortinas de pano e de tecido
Saiba mais: Quem tem rinite alérgica pode ter gato ou cachorro em casa?
Além dessas medidas, o MinhaVida separou algumas opções de tratamento que também podem ajudar a controlar os sintomas da rinite alérgica e que podem ser adotadas após indicação médica. Confira quais são!
1. Soro fisiológico
O tratamento com soro fisiológico possui efeitos benéficos para a cavidade nasal, pois ajuda a retirar os alérgenos do contato com o revestimento do nariz, estimula o batimento musicalizar, pequenas “escovinhas que limpam a cavidade”, e favorece a diluição de secreções.
Saiba mais: Lavagem nasal para rinite: como fazer da forma correta?
2. Medicamentos
São vários os medicamentos para o tratamento da rinite alérgica, como: antialérgicos (loratadina e fexofenadina), que bloqueiam o efeito da histamina (mediador inflamatório que causa alergia), e corticoides nasais, como busonid e fluticazona, sprays anti-inflamatórios. Medicamentos antileucotrienos, como a montelucaste, também funcionam como bloqueadores da cascata inflamatória da alergia.
Saiba mais: Remédios para rinite alérgica: confira 5 opções
3. Imunoterapia
A imunoterapia, ou então a vacina para rinite alérgica, usa alérgenos específicos para cada caso. Quando o paciente testa positivo para ácaro, por exemplo, é sensibilizado com a vacina para ácaro. O método é pouco conhecido e aderido pelo público devido ao seu efeito progressivo, que pode levar vários meses. As vacinas são adquiridas em clínicas particulares.
Saiba mais: Como prevenir a rinite alérgica em qualquer época do ano