Criador do protocolo Medicina de Estilo de Vida, é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paul...
iNinguém duvida das virtudes medicinais dos chás, um conhecimento milenar. Nos anos 50, porém, por conta da evolução da indústria farmacêutica, o uso das plantas medicinais diminuiu muito, pois foram substituídas pelos medicamentos sintéticos. Já na década de 80, o interesse pelos fitoteparicos voltou a crescer e, hoje, há investimentos para a pesquisa neste área. Afinal, é inegável que as ervas podem curar de forma mais barata e muito eficaz.
Os chás potencializam os benefícios específicos de cada planta e ainda ajudam o metabolismo no processo de desintoxixação através das catequinas. Eles também estimulam a hidratação do organismo o que auxilia o funcionamento intestinal, a produção de enzimas digestivas, o equilíbrio hídrico de todas as células, diminuindo inclusive inchaços.
Porém, é necessário fazer bom uso deles. O chá de pata da vaca, por exemplo, é recomendado para controle da glicemia em diabéticos, mas não é possível simplesmente trocar a insulina e os remédios pelo chá sem orientação médica.
O chá mate e o chá preto, por sua vez, podem impedir a absorção de ferro e cálcio por conter tanino.
Conheça algumas ervas de efeito comprovado, lembrando sempre de usa-las com sabedoria, especialmente se sofrer de alguma doença.
CHÁ DIURÉTICO
Estimula o funcionamento dos rins, diminuindo inchaços (edemas) e, com isso, pode ajudar no controle da hipertensão arterial. Podem ser usadas as seguintes ervas:
- Chapéu-de-couro
- Rosa-mosqueta
- Folha de abacate
- Quebra-pedra- Cavalinha
CHÁ LAXATIVO
Auxilia no funcionamento intestinal. Podem ser usadas as seguintes ervas:
- Folhas de sene
- Jalapa
- Funcho (ou carqueja)
CHÁ TRANQUILIZANTE
Age como indutor de sono e tranquilizante. Podemos usar:
- Folhas de melissa
- Sementes de maracujá doce
- Erva cidreira
- Alfazema
CHÁ ANTI-GRIPAL
Auxilia no alívio de quadros gripais, resfriados e descongestionante de vias aéreas respiratórias. Podem ser usadas as seguintes receitas:
- Aquecer 1 litro de água até ferver, apagar o fogo e adicionar 6 colheres de sopa de mel e suco de 5 limões
- Aquecer 1 litro de água até quase ferver, apagar o fogo e adicionar 3 colheres de sopa de folhas de menta e 8 cravos.
- Abafar durante 5 minutos e passar numa peneira.
CHÁ DIGESTIVOS
Elimina gases intestinais, harmoniza o estômago, alivia contrações dolorosas do estômago e do intestino. Indicado em casos de dispepsia nervosa, enxaqueca de origem digestiva, dismenorreia, cólicas infantis, asma e espasmos brônquicos. Faça uma infusão com as seguintes ervas:
- Semente de erva doce
- Cascas de laranja com canela.
- Camomila
- Boldo
CHÁ VERDE
Também conhecido como Banchá, merece destaque, já que a ciência vem comprovando suas propriedades terapêuticas e cosméticas. É rico em flavonóides, substâncias anti-oxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce.
A prevenção de câncer promovida pelo chá verde é atribuída aos flavonóides e às catequinas, que têm a capacidade de bloquear as alterações celulares que originam os tumores, porém, mais estudos são necessários para comprovar esse efeito.
Além de conter manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, já que os estudos associam o consumo diário deste chá a uma diminuição dos níveis sanguíneos de LDL, que é a fração ruim do colesterol e à melhora das condições das artérias.
E os benefícios para a pele?
Estudos recentes descobriram que o chá, em creme, melhora o sistema de defesa das células contra os raios ultravioleta do tipo B e ao reduzir a inflamação causada por essa radiação, aumentaria a proteção contra o câncer de pele. Além disso, a planta do chá verde (Camellia sinensis) é rica em tanino, que também possui propriedades anti-sépticas e adstringentes, podendo ser indicada para limpeza de peles oleosas.
Além de todos esses efeitos, o chá verde é considerado termogênico, ou seja, acelera o metabolismo ajudando a queimar a gordura corporal.