Médica dermatologista graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Integra o corpo clínico...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
Até os menos vaidosos ficam incomodados com problemas de pele, como acne, cravos e rugas profundas. Mas se engana quem pensa que o cuidado com a pele se resume a cremes e procedimentos estéticos. A alimentação afeta diretamente a saúde da nossa pele.
Dentre todos os nutrientes, as vitaminas ganham destaque, já que o consumo de algumas delas deixam a pele mais saudável e protegida da ação do tempo.
Acne ou espinhas
A acne é desencadeada pelo acúmulo de células mortas e sebo nos poros da pele, o que gera um processo inflamatório e facilita o desenvolvimento de algumas bactérias. Se você sofre com acne, preste atenção na sua ingestão de vitamina A. Esse nutriente ajuda a regular a produção de secreções das glândulas sebáceas, dificultando que os poros fiquem entupidos e inflamados. A vitamina A pode ser encontrada com facilidade em alimentos consumidos no dia a dia, mas suas principais fontes são abacate, brócolis, cenoura, espinafre e outros legumes verdes.
Leia também: Aproveite 13 alimentos fontes de vitamina A
Rugas
A vitamina B2, ou riboflavina, é essencial para a saúde da nossa pele. Ela auxilia no processo de renovação celular, o que deixa a pele firme e saudável e auxilia a minimizar as rugas e linhas de expressão.O leite é uma grande fonte de vitamina B2 que encontramos na natureza, bem como os laticínios, como queijo e iogurte. Pessoas com alergia à lactose devem tomar cuidado com o consumo desses alimentos e devem procurar outras fontes da vitamina B2, como fígado e folhas verdes.
Leia também: 6 sintomas que indicam a falta de vitamina B no organismo
Envelhecimento
Famosa por ser usada na prevenção de gripe e resfriado, a vitamina C também traz benefícios às células da pele. Um estudo publicado no periódico American Journal of Clinical Nutrition examinou as relações entre a ingestão de nutrientes e o envelhecimento da pele em mais de quatro mil mulheres, com idade entre 40 e 74 anos. Foi constatado que a ingestão de vitamina C mais elevada estava associada a uma menor probabilidade de ter uma aparência enrugada e a pele ressecada. Isso acontece porque a vitamina C é um antioxidante natural que auxilia na formação do colágeno, responsável pela elasticidade e firmeza da pele.
A vitamina E também tem a função de antioxidante e protege as células da ação dos radicais livres, o que retarda o envelhecimento da pele. A vitamina C pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja, limão, abacaxi e morango, além de vegetais, como repolho, cebola e pimentão. Já verduras - como alface, agrião, espinafre e couve -, óleos vegetais, ovos, semente de girassol, soja, banana, carnes e oleaginosas são fontes de vitamina E.
Irritações e lesões na pele
Na hora se barbear ou depilar com gilete, é comum que a pele fique irritada, e em alguns casos, até lesionada. A vitamina B6 tem ação cicatrizante e age no sistema imunológico do corpo, protegendo a pele com inflamações, e também acelerando o processo de cicatrização das feridas. Essa vitamina pode ser encontrada em batata, banana, peito de frango, semente de girassol, salmão, atum e abacate.
Leia também: Acne: o que é, sintomas, tratamento e remédios