Você já ouviu falar na Doença de Crohn?
Ela é uma doença inflamatória séria que afeta o tubo digestivo. Suas causas são desconhecidas e seus sintomas variam de diarreia ao sangramento. Mesmo sem cura, se tomados os devidos cuidados, quem tem a doença pode ter uma vida normal, ativa e saudável.
Sintomas
Dores abdominais podem ter diversas causas, uma delas é a Doença de Crohn. A doença se caracteriza por um processo inflamatório extremamente invasivo, que compromete todas as camadas da parede intestinal, o que causa, principalmente, dor durante muitos dias. Outros sintomas também podem ser notados dentro e fora do intestino.
Alguns deles são febre, perda de apetite e peso, fraqueza e dores articulares. Outras complicações mais graves também podem ocorrer, como lesões na pele, inflamação nos olhos, pedras nos rins e duas das mais graves: as fístulas e as estenoses.
Homens e mulheres podem ser vítimas da doença. Mesmo que a idade mais frequente seja dos 15 aos 30 anos, ela pode acontecer em crianças e em pessoas na meia-idade. Ficar atento a sintomas, e se há casos do problema na família, são meios eficazes de se chegar ao diagnóstico. O exame clínico, feito pelo médico, é indispensável.
Causas do Crohn
Como não se conhece as causas da Doença de Crohn, ainda não existe cura para ela. Mas o controle das crises pode ser conseguido através de tratamentos à base de remédios. O tabagismo também pode piorar a doença. Se você desconfia que tem o problema, procure um gastroenterologista.
Doença de Crohn pode causar diarreia e dor abdominal
Inflamação crônica do tubo digestivo atinge, em geral, pessoas entre 15 e 30 anos
Publicidade