Médico ortopedista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui mestrado e doutorado em Ortopedia...
iRedatora especialista em conteúdos sobre saúde, família e alimentação.
O que é Bursite?
A bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A doença pode ser aguda ou crônica e provoca sintomas como dor nas articulações, sensibilidade ao pressionar a região, rigidez e inchaço.
A ocorrência de bursite é mais comum nos ombros, cotovelos e quadril, mas ela também pode ocorrer nos joelhos, calcanhares e no dedão do pé, além de outras articulações. Em geral, bursite ocorre perto das articulações que realizam movimentos repetitivos.
Leia também: Dor no ombro: como aliviar, causas e remédios
Causas
A causa mais comum de bursite é a repetição de movimentos em determinadas articulações ou posições que possam causar danos às bursas. Isso pode acontecer nas seguintes situações:
- Lançar bolas ou levantar algo sobre sua cabeça repetidamente
- Apoiar-se em seus cotovelos por longos períodos de tempo
- Ajoelhar-se por períodos longos de tempo
- Ficar muito tempo sentado, principalmente sobre lugares pouco confortáveis e com superfícies duras
- Alguns bursas, como no joelho e cotovelo ficam logo abaixo da pele. São esses os locais do corpo com maior risco de traumas que podem ocasionar à bursite
Além do uso excessivo e crônico das articulações, bursite também pode ser causada por traumas ortopédicos, processos reumatológicos, gota ou por algum tipo de infecção. Algumas vezes, a causa da bursite não pode ser determinada.
Tipos
Os tipos de bursite variam de acordo com o local acometido pela inflamação. Os principais são:
Bursite no ombro (subacromial)
A bursite do ombro, também chamada de subacromial, ocorre quando há uma inflamação na bolsa sinovial do ombro (bursa), que protege dos atritos entre os tendões do ombro e os ossos. Normalmente provocada pelo uso em excesso da articulação, a condição causa sintomas como dificuldade de realizar movimentos, dor em todo o ombro e fraqueza muscular — o que pode dificultar a realização de tarefas diárias.
Bursite no quadril (trocantérica)
A bursite no quadril é uma inflamação que acomete a bursa trocantérica, uma pequena bolsa de líquidos que reduz o atrito entre as articulações do quadril e facilita o movimento. Ela pode ser causada por diversos fatores, como atividade física em excesso e fraqueza muscular. Além de causar sintomas como dor na região lateral do quadril, que piora ao subir escadas ou quando se está muito tempo de pé ou deitado de lado, a bursite no quadril também pode provocar inchaço no local.
Bursite no cotovelo (olecraniana)
A bursite no cotovelo, também chamada de bursite olecraniana, é a inflamação da bursa que fica entre o osso e a pele — responsável por amortecer o impacto do cotovelo. Normalmente é causada por traumas ou apoio prolongado sobre ela e provoca sintomas como dor na região, sensibilidade ao toque e inchaço.
Sintomas
Sintomas de bursite
Os principais sintomas de bursite são:
- Dor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação
- Rigidez e dor ao mover a articulação afetada
- Inchaço, calor ou vermelhidão na articulação, principalmente quando relacionadas a infecção
- Febre
- Dor por mais de uma ou duas semanas
Diagnóstico
O diagnóstico de bursite é feito através de um exame físico completo capaz de identificar as articulações lesionadas. O especialista também fará uma análise sobre o histórico médico do paciente. Depois, poderá solicitar a realização de alguns exames de imagem.
O raio X, no entanto, não é capaz de diagnosticar bursite, mas pode ajudar a eliminar outras possíveis causas. Ultrassom e o exame de ressonância magnética são usados geralmente para realizar o diagnóstico. Além deles, testes de laboratório também podem ajudar — principalmente exames de sangue.
Tratamento
Tratamento para bursite
O tratamento para bursite envolve algumas medidas constantemente sugeridas por médicos — como repouso, aplicação de gelo no local da lesão e o uso de analgésico para a dor. Dependendo do quadro do paciente, tais medidas bastam para tratar o problema. Já casos mais graves de bursite podem necessitar de outros métodos de tratamento, como:
- Medicação: se a inflamação for causada por uma infecção, o médico irá prescrever o uso de um antibiótico
- Terapia: seu médico pode recomendar fisioterapia ou exercícios para fortalecer os músculos na área afetada para aliviar a dor e prevenir a reincidência da bursite
- Injeções: o seu médico pode realizar uma injeção de corticosteroide na região da bursa afetada para reduzir a inflamação. Este tratamento geralmente traz alívio rápido da dor e, em muitos casos, será suficiente para o tratamento
- Punção para esvaziamento do conteúdo líquido inflamatório ou traumático
- Cirurgia: uma bursa inflamada sem melhora com tratamento conservador pode ser tratada cirurgicamente.
Tem cura?
Bursite tem cura?
A bursite aguda tem cura, mas a crônica não — especialmente quando a causa adjacente, se existente, não puder ser corrigida. Nesses casos, o tratamento consiste no alívio dos sintomas a partir do uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.
Prevenção
É possível prevenir a bursite ou reduzir a gravidade dos sintomas a partir de algumas medidas simples, como:
- Use almofadas de joelhos ou algum tipo de preenchimento para reduzir a pressão sobre os joelhos, se o seu trabalho ou hobby requer atividades ajoelhado
- Levante corretamente, dobrando os joelhos ao levantar. Não fazer isso coloca uma pressão adicional sobre as bursas dos quadris
- Evite carregar muito peso acima da cabeça. O transporte de cargas muito pesadas coloca pressão sobre as bursas dos ombros
- Faça pausas frequentemente. Prefira tarefas repetitivas alternadas com descanso ou então outras atividades
- Tente não permanecer sentado em uma única posição por muito tempo, especialmente em superfícies duras, pois isso coloca pressão sobre as bursas dos quadris e nádegas
- Mantenha um peso saudável. Estar acima do peso coloca mais estresse sobre as articulações
- Exercite-se, fortaleça os músculos e ajude a proteger a articulação afetada
- Aquecer e alongar antes de atividades extenuantes podem proteger as articulações de lesões.
Complicações possíveis
A bursite não tratada pode evoluir para alguns problemas mais graves de saúde, a exemplo de bursite crônica. Além disso, diversas injeções repetitivas de esteroides, principalmente em um curto período de tempo, podem causar danos aos tendões.
Referências
Ministério da Saúde
Sociedade Brasileira de Ortopedia
Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
Manual MSD