Médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de dermatologia da Sociedade Brasileira de cirurgia dermatológica e...
iRedatora de conteúdos sobre beleza, família e bem-estar.
As olheiras são um problema super comum em mulheres e homens. Normalmente elas estão associadas a noites mal dormidas e choro, e dão a impressão de que a pessoa está cansada. No entanto, muitas vezes elas podem ser também genéticas. Afinal, existem quatro tipos de olheiras: as vasculares, pigmentadas (as escuras), profundas e mistas.
Existem alguns tratamentos caseiros indicados por dermatologistas que ajudam a tirar todos os tipos de olheiras, como compressas de água fria, sachês de chá de camomila gelados, rodelas de pepino, gazes embebidas em leite e massagens na região. A seguir, veja como tirar olheiras com esses tratamentos:
Saiba mais: 8 fatores e agravam suas olheiras
1. Compressas de água fria
Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, aplicar compressas de água fria é um ótimo tratamento caseiro para olheiras. "A água fria, provoca vasoconstricção (diminuição dos vasos) e melhora o aspecto local", explica a dermatologista Daniela Landim, pós graduada em medicina estética, de São Paulo.
Saiba mais: Olheiras: causas, como tratar e prevenir que elas apareçam
2. Sachês de chá de camomila gelados
Aplicar os sachês gelados de chá de camomila nos olhos tem um efeito semelhante às compressas de água fria. No entanto, este tratamento caseiro para olheiras traz um "plus" especial: "A camomila tem flavonoides que contribuem para uma melhora da circulação na região das olheiras", explica Daniela.
A dermatologista Sara Bragança, do Rio de Janeiro, ensina que é preciso deixar os saquinhos com uma boa concentração de camomila e deixá-los sob os olhos por 10 minutos.
O ideal é ficar deitado, mas com a cabeça elevada: "Essa posição estimula os vasos a voltar ao tamanho normal, reduzindo o inchaço e amenizando a coloração arroxeada", justifica.
3. Rodelas de pepino
Sabe as famosas rodelas geladas de pepino que as pessoas indicam colocar sob os olhos em casos de olheiras? Pois é, esse tratamento caseiro funciona! "O pepino contém flavonoides em sua composição, melhorando a tonicidade dos vasos locais e o aspecto das olheiras", considera a dermatologista Daniela.
4. Gazes embebidas em leite
O leite também tem propriedades interessantes para quem tem olheiras. "Ele possui ácido lático, substância que hidrata, renova e clareia a pele", descreve a dermatologista Lilian Estefan.
Uma dica de tratamento caseiro da especialista é fazer a compressa batendo 100 ml de leite com meio mamão papaia, aplicando essa mistura diretamente na região ou embebendo uma gaze e deixando agir por 15 minutos - sem esquecer de lavar bem a região depois.
5. Massagens na região
A massagem feita em casa pode ajudar a diminuir o edema da região. Veja o passo a passo da dermatologista Sara para fazer uma drenagem linfática facial nas olheiras:
- Inicie com o dedo anelar, deslizando com suavidade e leve pressão, indo do canto interno da pálpebra superior para o externo
- Depois, comece novamente do canto interno dos olhos, mas na parte inferior, e vá em direção ao canto externo. A massagem deve começar no canal lacrimal (localizado no canto interno) e terminar na outra extremidade
- Finalize dando leves batidinhas na região com a ponta do dedo indicador e do dedo médio, alternadamente
- Assim que acabar os movimentos, fechar os olhos e, com o dedo anelar, pressione o canal lacrimal por dez segundos, fazendo um pequeno círculo.
Tratamentos caseiros para olheiras que não valem à pena
Rodelas de batata Por mais que as batatas frias ajudam as olheiras devido à vasoconstrição provocada pela temperatura. No entanto, esse tratamento caseiro não traz vantagens como o pepino. "A batata é um amido e o açúcar, por sua vez, não melhora as olheiras em nenhum aspecto", frisa Daniela Landim.
Suco de limão O suco de limão é outro alimento aclamado como curativo, mas que pode ser muito prejudicial à pele: se ele não for limpo corretamente, pode causar manchas quando a pele entra em contato com o sol. "Essas marcas podem até mesmo se tornar queimaduras, dependendo do tempo de exposição ao sol", alerta a especialista.
Outros hábitos que eliminam as olheiras
Durma bem
Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte.
"Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos", aconselha.
Reduza o sal
Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!
Diminua o álcool
O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, conta Sara Bragança, porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água.
Hidrate o rosto
Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. "A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, essa característica deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada", explica Sara Bragança.
Para aumentar a espessura da pele, Sara ensina que hidratar é uma boa solução. "Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local", justifica. Utilizar cremes específicos para olheiras durante a hidratação também ajuda a ter melhores resultados.
Outro bem promovido pela hidratação é a menor perda de colágeno. Lilian Estefan diz que, com mais colágeno, a sustentação da pele melhora, diminuindo o rompimento de vasos - que também causam o arroxeado.