Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Uni...
iA limpeza da pele feita em casa nada mais é do que aquela que deve ser realizada diariamente. Ela deve ser feita duas vezes ao dia, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira.
O acúmulo de sujeira na pele leva ao entupimento dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. São utilizados produtos específicos para cada tipo de pele, que devem ser indicados pelos dermatologistas.
Saiba mais: Máscara preta de carvão caseira: será que a receita é segura?
O que é preciso usar na limpeza de pele caseira?
Existem alguns itens que são importantes neste processo como:
- Demaquilantes adequados para remover a maquiagem com produtos específicos para rosto e olhos
- Sabonetes líquidos com pH compatível com o da pele
- Água norma ou natural para o enxágue
- Loções e tônicos adstringentes ajudam a remover a oleosidade, poluentes e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza.
A esfoliação também deve ser feita semanal ou quinzenalmente para estimular a renovação celular. Evite esfoliantes caseiros, pois eles podem gerar irritações e alergias. O ideal é consultar um dermatologista que poderá indicar o melhor produto para seu tipo específico de pele.
Utilize também hidratantes diurnos, cremes rejuvenescedores associados a ácidos noturnos para prevenir o envelhecimento e um filtro solar adequado ao seu tipo de pele com fator de proteção solar UVB e UVA.
Saiba mais: 7 atitudes que adiam a limpeza de pele
Posso usar produtos caseiros na pele durante esta limpeza de pele?
Muitos sites ensinam a fazer limpeza de pele com produtos como açúcar, ovos, gelatina, bicarbonato. Estes produtos popularmente difundidos são desaconselhados, pois podem interferir com o pH da pele, causando irritação, alergias, manchas.
Além disso, elas são macromoléculas que não conseguem atravessar a barreira cutânea de proteção e com partículas com formato de espigas que podem machucar a pele em vez de limpá-la, por isso utilize sempre produtos indicados para seu tipo de pele e dermatologicamente testados para ter um resultado satisfatório.
A limpeza de pele caseira substitui a feita pelo dermatologista?
A limpeza de pele feita por profissional é um procedimento estético realizado no consultório dermatológico, que tem como objetivo remover impurezas e a camada superficial da pele.
É indicada para remoção de comedões abertos (pontos pretos), ou fechados (pontos brancos), também de milium (microcistos de cor amarelada). É mais profunda que a limpeza realizada no domicilio.
Confira os passos da limpeza de pele profissional:
- Assepsia: com loções de limpeza desengordurantes
- Esfoliação: com efeito abrasivo para promover um afinamento da camada mais superficial, facilitando a extração de cravos
- Extração: deve ser antecedida pela abertura dos poros e após a extração manual ou com ajuda de uma microagulha
- Alta frequência: é um aparelho usado para cicatrizar e atuar como anti-inflamatório sobre os pontos da pele que sofreram microlesões
- Máscaras faciais: é o procedimento de finalização, escolhida de acordo com o tipo de pele do paciente com propriedades calmantes
- Filtro solar: a aplicação do protetor solar faz parte da última etapa da limpeza de pele. É aplicado em forma de gel ou loção para não obstruir os poros, sempre com fator de proteção igual ou superior a 30 para garantir que a pele será protegida.
O cuidado com a limpeza da pele feita em casa deve ser diário (manhã e noite), já a realizada por profissionais depende do tipo de pele de cada paciente. Peles normais a secas podem repetir a limpeza a cada dois meses.
Já a pele mista a oleosa exige um cuidado maior, o ideal é fazer uma por mês. Pacientes com um grau de acne muito intenso, devem sempre ter a orientação de um dermatologista para um melhor resultado, pois a limpeza é contraindicada para remover espinhas já que podem deixar cicatrizes, além de gerar mais inflamação e agravar o quadro de acne.
A limpeza de pele não é recomendada para peles muito sensíveis, aquelas que ficam vermelhas com facilidade e que costumam desenvolver alergias e irritações com facilidade. Também não é recomendado fazer a limpeza em pele bronzeada pelo risco de manchas permanentes.
* Artigo feito com a colaboração da médica dermatologista Angela Sanderson (CRM-SP 136234 e RQE 62476).