A Dra. Emily Alvernaz é médica com especialização em Dermatologia e Medicina e Cirurgia Estética. Já atuou como de...
iRedatora de conteúdos sobre saúde, alimentação e bem-estar.
O que é o ácido hialurônico?
O ácido hialurônico é uma substância naturalmente presente no organismo humano, uma molécula de açúcar que atrai a água e pode atuar como um lubrificante e absorver choques em partes móveis do corpo como as articulações. Essa substância é muito utilizada no universo da beleza como preenchedor facial.
Do ácido hialurônico no nosso corpo, 56% dele está na pele, onde ele atua preenchendo o espaço entre as células, o que a mantém lisa, elástica e bem hidratada. Porém, com o tempo, sua concentração na pele diminui, o que causa o aparecimento de rugas e também seu ressecamento.
Ácido hialurônico: para que serve?
O ácido hialurônico é indicado principalmente para melhorar o viço da pele, suavizando rugas e outras marcas da idade. Quando usado de forma injetável, ele pode ser usado no contorno de face, lábios (contorno e volume), sulcos naso-labiais, sulco naso-jugal (olheiras), rugas faciais, e para repor volume em face, mãos e algumas regiões corporais.
Saiba mais: Microagulhamento: o que é o procedimento e para que serve?
Além disso, uma outra técnica em que o ácido hialurônico é usado é a volumização do rosto, sendo aplicado na região dos malares, mandíbula e nas laterais do rosto. Isso é indicado principalmente com o passar dos anos, pois em algumas partes do rosto o tecido subcutâneo é perdido com a idade.
Nesse método, ele pode ser aplicado com microcânulas, o que traz mais conforto e segurança para a aplicação, e também é usada uma anestesia local.
Por fim, o ácido hialurônico também pode ser usado para melhorar processos ortopédicos e/ou reumatológicos articulares e na oftalmologia, no chamado humor vítreo, que contribui na forma esférica dos olhos.
Saiba mais: Compare sete ácidos e escolha o melhor para você
Usos do ácido hialurônico
Segundo Emily Alvernaz, dermatologista da clínica Goa (RJ), as duas maneiras mais comuns de usar ácido hialurônico na pele são:
Ácido hialurônico injetável: trata-se de um gel à base de glicosaminoglicanas que preenche os déficits de volume no rosto e no corpo em regiões como olheiras, lábios, sulco nasogeniano (bigode chinês), cicatrizes profundas de acne, além de celulites e depressões corporais. Pode ser usado também para dar sustentação e definir as estruturas faciais, como o método MD Codes.
Preenchimento com ácido hialurônico: o preenchimento facial com ácido hialurônico é uma técnica de embelezamento e reestruturação da pele envelhecida, preenchendo rugas e sulcos e melhorando o contorno do rosto. O procedimento utiliza agulhas ou cânulas, e é realizado com anestesia local ou tópica.
Séruns ou cremes com ácido hialurônico: são também glicosaminoglicanas em veículos tópicos que, ao serem aplicados na pele, hidratam profundamente. Isso porque o ácido hialurônico tem a capacidade de atrair as moléculas de água - daí seu efeito preenchedor, que melhora a textura da pele, assim como o aspecto das rugas e vincos.
"Os cremes à base de ácido hialurônico são excelentes aliados na prevenção do envelhecimento e, quando associados com retinóides, vitamina C e outros renovadores celulares, apresentam resultados excelentes à longo prazo", afirma.
Saiba mais: Sérum: o que é e quando usar ao invés do creme hidratante
Antes e depois
Como é possível notar nas imagens, o ácido hialurônico diminuiu as rugas, as linhas de expressão e contornou o rosto, deixando a pele mais firme e com aspecto mais jovial.
Preparo
Antes de indicar o tratamento, deve-se fazer anamnese e exame clínico do paciente para descartar possíveis contraindicações ao tratamento. Evitar bebidas alcoólicas em doses exageradas na véspera.
O ácido noturno deve ser descontinuado um dia antes e no dia no procedimento. Medicamentos anticoagulantes como Ácido Acetilsalicílico, ginkgo biloba, entre outros, devem ser evitados na semana anterior ao procedimento. O filtro solar deve ser mantido em caráter rigoroso antes e depois do procedimento
Saiba mais: DMAE: o que é e por que promete acabar com as rugas
Cuidados depois de usar
Alguns estudos científicos recomendam fazer massagem no local com a ponta dos dedos por de dois a três dias, mas caso haja hematomas, massagear se torna contraindicado.
O ideal é não se expor ao sol, principalmente se os roxos se formarem, e pode-se usar gelo no local nas primeiras 24 horas.
Contraindicações do ácido hialurônico
A aplicação do ácido hialurônico não deve ser feita em indivíduos com hipersensibilidade conhecida ao composto. Também é contraindicada em pessoas com problemas com a coagulação.
Não deve ser aplicado dentro ou perto de áreas em que haja doença ativa de pele, inflamações ou feridas. Não deve ser injetado em uma área onde um implante permanente tem sido colocado.
Saiba mais: Peeling: o que é, tipos e resultados do procedimento
Grávida pode usar?
Não há contraindicação quanto aos cremes que contém ácido hialurônico em sua composição. Quando falamos na aplicação da substância, não existem estudos indicando se é seguro ou não para gestantes e lactantes.
No primeiro trimestre da gravidez este uso está proibido, mas depois disso não existe uma contraindicação absoluta. Como geralmente se trata estético, o mesmo só pode ser feito após autorização do obstetra responsável.
Possíveis riscos
O uso de cremes com ácido hialurônico em sua composição não traz riscos, se for usado conforme a orientação de cada fabricante.
Já a aplicação da substância diretamente na pele pode trazer problemas quando o procedimento é mal feito ou o produto é de qualidade duvidosa. Por isso é importante fazer o procedimento em local confiável.
É comum que algumas reações adversas apareçam após a aplicação, como eritema transitório, edema, dor, prurido, contusões, descoloração ou sensibilidade no local da injeção. Normalmente a resolução é espontânea, dentro de um ou dois dias após a aplicação.
Saiba mais: Botox: toxina botulínica ameniza rugas e linhas de expressão
Como manter o efeito do ácido hialurônico
Alimentação balanceada: A alimentação também influencia na saúde da pele, e em sua aparência. Prefira gorduras insaturadas, provenientes de alimentos como azeite e peixes, e evite gorduras saturadas, como as presentes nos doces e frituras.
Parar de fumar: Mulheres que fumam tendem a ter mais problemas após qualquer tipo de procedimento, inclusive preenchimento com ácido hialurônico. Além disso, o cigarro está associado ao envelhecimento, pois libera diversas substâncias nocivas que aumentam a formação de radicais livres, o que ocasiona maior e mais precoce formação de rugas.
Fontes consultadas
- Dermatologista Valeria Campos (CRM-SP 73176) membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Dermatologista Luciana Lourenço (CRM-SP 82887), membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
- Dermatologista Daniela Landim (CRM: 106025), pós graduada em medicina estética
- Dermatologista Emily Alvernaz Figueiredo (CRM-RJ 1100122), especialista da clínica Goa (RJ).