Redatora das editorias de beleza, família e alimentação.
O que é sérum?
O sérum funciona como um veículo, uma forma da cosmetologia entregar ativos à pele e com função específica de hidratação, além de promover efeito firmador à pele, atuando também na prevenção dos sinais de envelhecimento.
Sua textura é aquosa e ele pode ser considerado um intermediário entre o creme e o gel, já que não é tão denso como o creme e nem tão seco quanto o gel.
Grande parte dos brasileiros possui pele oleosa, seja por causa do clima quente do país, fatores hormonais ou ainda devido a alguns hábitos alimentares. Independente do motivo, o fato é que a busca por produtos que prometem deixar a cútis mais seca é muito alta. Porém, o que muitas pessoas não sabem é que até a pele oleosa precisa de hidratação.
A dermatologista da clínica André Braz, Laís Leonor, explica que o produto agrada diversas brasileiras por não ser gorduroso, possuir uma textura leve, rápida absorção e ser fácil de espalhar.
Como utilizar o sérum na pele?
A dermatologista e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME), Joana D'Arc Diniz, recomenda o uso do produto duas vezes ao dia, após a limpeza de pele e antes do creme para o dia e noite.
De manhã, é recomendado aplicar o sérum antes de passar o protetor solar e maquiagem. Já durante a noite, pode usar somente o produto, antes do creme noturno.
"Como é fluido com textura leve e alta concentração de princípios ativos, o sérum potencializa os resultados dos cremes de tratamento, seguindo uma linha de produtos. Caso não faça parte de uma linha de produtos, pode ser usado substituindo o creme hidratante", acrescenta a dermatologista.
Quais os benefícios do sérum?
- Hidratação mais potente
- Ameniza as rugas
- Remove células mortas
- Regenera as fibras de colágeno e elastina
- Textura fluída
- Rápida absorção na pele
- Controla produção de sebácea
- Minimiza os poros
Creme ou sérum: qual usar?
Segundo Joana D'Arc, mesmo que o sérum seja mais recomendado para peles oleosas, ele ainda pode ser utilizado em todos os tipos de pele.
Já os hidratantes em creme são mais recomendáveis para peles secas por serem mais consistentes. No entanto, a dermatologista afirma que um produto complementa o outro nos cuidados com a pele.
"O sérum facial tem uma textura mais leve do que o creme hidratante e é absorvido com mais rapidez, porém não deve ser usado sozinho. Depois de aplicado, deve ser utilizado um produto de cuidado com a pele, como o creme hidratante para o rosto, aumentando o poder de hidratação na região", acrescenta Joana.
Referências
Dermatologista Laís Leonor- CRM: 1003046Dermatologista e diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME), Joana D'Arc Diniz- CRM: 52677868