Médica ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana do Grupo Huntington. Graduada pela Universidade...
iRedatora especializada na produção de conteúdo para família, beleza e alimentação.
O ibuprofeno é um medicamento analgésico e anti-inflamatório, indicado para febre e dores leves a moderadas, com o objetivo de aliviar dor de cabeça, dor de dente, dor de garganta, entre outras.
Além disso, o ibuprofeno é um componente que pode estar presente na composição de outros medicamentos anti-inflamatórios, com o mesmo intuito de tratar diversos tipos de dores. Confira abaixo se o ibuprofeno é um medicamento indicado na gravidez.
Grávida pode tomar ibuprofeno?
Segundo a ginecologista e obstetra Maria Augusta Tamm, nos primeiros dois trimestres de gestação, o ibuprofeno é classificado no grupo B, ou seja, não demonstra risco em estudos com humanos. Dessa forma, se houver necessidade, o médico pode receitar a dose mínima recomendada para a gestante.
"No entanto, o ibuprofeno é completamente contraindicado na última fase da gravidez", afirma a especialista em reprodução humana do Grupo Huntington. Isso porque tomar o medicamento no último trimestre da gestação pode acarretar complicações no parto e na formação do bebê.
Portanto, o ideal é sempre conversar com seu obstetra antes de tomar qualquer medicação, principalmente aquelas contendo ibuprofeno. Somente um médico poderá indicar qual o melhor medicamento dependendo do seu tipo de dor e fase gestacional.