Redatora especializada na cobertura de saúde, alimentação e fitness.
Trabalhar sentado o dia inteiro em frente ao computador. Essa é uma das cenas mais comuns nos escritórios atualmente. "O fato de ficarmos sentados por tanto tempo pode causar ou facilitar a ocorrência de diversos problemas, como doenças cardiovasculares, obesidade, depressão, morte precoce e problemas na coluna ou demais articulações", afirma o ortopedista Rodrigo Junqueira.
Por isso, para reverter os efeitos do sedentarismo diário, é importante manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e, claro, a prática de atividades físicas. Existem, inclusive, exercícios que podem amenizar os efeitos de trabalhar sentado o dia todo. "A postura é algo que sabemos a importância, mas pouco fazemos para prevenir ou fortalecer os músculos que são envolvidos", afirma o educador físico Marcelo Santana.
Ele explica que, mesmo sem perceber, nossa postura vai mudando e causando danos em toda a estrutura posterior do corpo. "Trabalhar sentado cria vícios involuntários que, aos poucos, vão descompensando toda musculatura posterior e ocasionam lordose cervical, encurtamento (por falta de alongamento), rotação interna de ombros e dores na coluna ao longo do dia", conta Santana.
Para evitar esses problemas, Marcelo recomenda adotar uma rotina de alongamento para o corpo todo, entre 1 e 2 vezes por semana, junto com o fortalecimento na musculação. "Vale incluir exercícios que ofereçam respostas no desequilíbrio muscular, sempre com ajuda profissional", completa Marcelo. Abaixo, veja as sugestões de exercícios:
Saiba mais: O que é preciso para retomar o treino e voltar à forma antiga?
Treino para quem trabalha sentado o dia todo
- 3 séries - 10 a 12 repetições - Intervalo de 1 minuto
1. Remada máquina
Posicione-se segurando o puxador na altura dos ombros. Com o tronco apoiado no equipamento, puxe a barra em direção ao peito e retorne à posição inicial. Faça intervalo de 1 minuto e repita os exercícios.
2. Pulley frente aberto
Com os pés bem apoiados no chão, certifique-se de segurar na barra de forma equilibrada. Puxe a barra até a frente do queixo e depois deixe a barra subir novamente, controlando o movimento.
Saiba mais: 8 exercícios de musculação que garantem seios mais firmes
3. Remada baixa triângulo
Posicione-se no aparelho apoiando os pés. Utilize um triângulo para este exercício. Com os joelhos levemente flexionados, puxe o triângulo levando os cotovelos para trás. Retorne à posição inicial.
4. Crucifixo inverso
Posicione-se no aparelho segurando os pegadores e abra os braços.