Redatora especialista em bem-estar, família, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.
A palavra "terapia" vem sendo utilizada com maior frequência nos últimos anos. Com a chegada das redes sociais e o contexto de pandemia causada pelo novo coronavírus, debates sobre como cuidar da saúde mental e do corpo ganharam destaque.
Com um leque de opções e diferentes objetivos, as chamadas "terapias alternativas'' se tornaram opção para pessoas que buscam tratar diferentes tipos de condições. Entretanto, é recomendado que elas sejam utilizadas como uma maneira de complementar o tratamento médico tradicional, ampliando os seus benefícios.
"Entendemos que as chamadas terapias complementares são as terapias que se utilizam de todos os recursos de métodos terapêuticos, não dispensando a importância da medicina convencional e sempre colocando as necessidades individuais do paciente em primeiro lugar, empregando técnicas seguras, com o pleno conhecimento e consentimento do interagente", explica a naturopata Andréa Medeiros.
Para ajudar a entender melhor como essas técnicas funcionam, separamos uma lista com as principais terapias complementares recomendadas por especialistas. Confira:
1- Acupuntura
Considerada uma técnica milenar, a acupuntura teve origem no continente asiático. De acordo com essa terapia, há uma rede de transmissão de energia no corpo humano com a capacidade de nutrir o organismo como um todo.
Dessa forma, essa terapia utiliza agulhas para estimular pontos corporais específicos com o objetivo de equilibrar essa energia, trazendo harmonia entre diferentes regiões, como tecidos, órgãos, vísceras, músculos, tendões, ossos etc.
Entre os principais benefícios da acupuntura estão o tratamento de dores e insônia, assim como o controle da ansiedade e estresse.
2- Reiki
O reiki é conhecido como um dos tipos mais populares de terapias integrativas. Nessa técnica, o terapeuta, também chamado de mestre reikiano, utiliza as mãos como ferramenta para canalizar a energia vital universal ao estendê-las sob partes do corpo do paciente.
O método acredita que, dessa forma, é possível regular as funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional. Algumas condições que podem ser auxiliadas pelo reiki são ansiedade, depressão, baixa autoestima, náuseas e estresse.
3- Quiropraxia
Do gregro "Quiro" (mãos) e "Praxis" (praticar), a quiropraxia é um método usado para tratar, diagnosticar e prevenir problemas que afetam o sistema neuro-músculo-esquelético. O quiropraxista pratica a palpação muscular e articular, testes especiais quiropráticos, instrumentos clínicos e exames de imagem para entender qual é a necessidade de cada paciente.
Através de manobras específicas, que podem ser realizadas com instrumentos ou apenas com as mãos, a quiropraxia pode ajudar a tratar condições como as lombalgias, ciatalgias, desequilíbrios físicos e remover qualquer compressão nos nervos espinhais.
4- Aromaterapia
A aromaterapia usa princípios ativos de plantas medicinais aromáticas para equilibrar o corpo e a mente. Isso acontece após o nariz enviar informações para o bulbo-olfatório, que as transmite ao sistema límbico, responsável por emoções e comportamentos.
Entre as condições que podem ser amenizadas pelo método estão ansiedade, irritabilidade, taquicardia, depressão, redução da libido, dificuldade de concentração e distúrbios no apetite.
5- Meditação
A meditação é uma técnica praticada com o objetivo de criar uma conexão consigo mesmo, acalmando a mente e focando no momento presente. Meditar diariamente pode ajudar no desenvolvimento da concentração, tranquilidade e alívio de sentimentos de estresse e ansiedade.
6- Musicoterapia
A música possui um grande poder de afetar as emoções humanas. Nesse contexto, a musicoterapia é uma terapia auxiliar que, ao ser aplicada por um especialista que analisa o histórico do paciente, utiliza notas musicais específicas para atingir as regiões do cérebro escolhidas.
Além de ser benéfico para saúde mental, esse método também pode ajudar no tratamento de distúrbios de comunicação, como transtornos da fala e gagueira, além de condições comportamentais, como é o caso da hiperatividade.
7- Terapia floral
Descoberta pelo médico britânico Edward Bach, a terapia floral consiste no uso de essências de flores em doses específicas para equilibrar as emoções. Nela, o paciente entra em contato com seus sentimentos com o objetivo de desenvolver uma melhor relação consigo mesmo e com as pessoas à sua volta.
8- Yoga
Apesar de ser conhecido como um tipo de exercício, o yoga é considerado uma filosofia de vida por quem o pratica. Os seus diferentes tipos ajudam a expandir a consciência corporal e mental, trazendo benefícios como aumento da concentração, redução do estresse, equilíbrio da pressão sanguínea e melhora da postura.