
Jornalista com sete anos de experiência em redação na área de beleza, saúde e bem-estar. Expert em skincare e vivências da maternidade.
i
Você já colocou uma xícara de água ou leite no micro-ondas e, ao mexer com a colher, o líquido borbulhou de repente? Esse é um perigo real e pouco conhecido: o superaquecimento. Diferente do fogão, onde a água ferve visivelmente, no micro-ondas o líquido pode atingir temperaturas altíssimas sem borbulhar — até que um simples movimento desencadeia uma fervura explosiva.
O resultado disso é o grande risco de queimaduras graves e até danos ao aparelho. Parece inofensivo, mas entender esse fenômeno pode te ajudar a evitar acidentes na cozinha. Entenda por que isso acontece e saiba como se proteger.
Leia mais: 5 dicas para usar o micro-ondas de forma mais segura e saudável
Por que não é uma boa ideia aquecer água ou leite no micro-ondas?
A tecnologia facilita muitas tarefas do dia a dia, mas também pode causar riscos. Os perigos de aquecer líquidos no micro-ondas têm sido amplamente discutidos. Apesar da praticidade, o processo físico envolvido no aquecimento pode representar uma ameaça à segurança.
Isso acontece porque o micro-ondas pode aquecer líquidos além do ponto de ebulição sem que se formem bolhas visíveis. Assim, um simples movimento pode fazer com que o líquido borbulhe de repente, provocando queimaduras ou até um curto-circuito caso a água se espalhe dentro do aparelho.
O problema é tão sério que a Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, recomenda evitar o aquecimento prolongado de líquidos no micro-ondas por questões de segurança. Ainda que muitas pessoas já tenham esquentado água inúmeras vezes sem incidentes, há uma explicação para isso.
Por que os líquidos explodem no micro-ondas?
Para entender esse fenômeno, é preciso entender como o micro-ondas funciona. Esse aparelho aquece alimentos e bebidas rapidamente porque utiliza ondas eletromagnéticas que interagem com as moléculas de água, gordura e açúcar dos alimentos, gerando calor. O responsável por esse processo é o magnetron, componente que faz essas moléculas vibrarem, resultando no aquecimento.
O interior do micro-ondas é revestido por metal, o que faz com que as ondas ricocheteiem dentro da câmara. O prato giratório ajuda a distribuir o calor de forma mais uniforme, mas, ainda assim, podem surgir pontos quentes – áreas que aquecem mais rápido que outras.
No caso dos líquidos, esse aquecimento irregular pode levar à chamada "ebulição eruptiva", quando o líquido entra em ebulição de forma súbita ao ser tocado ou mexido. Esse fenômeno pode ser perigoso se não for manuseado com cuidado. Por isso, tudo depende de quão uniformemente o líquido é aquecido e da temperatura que o recipiente atinge.
Como evitar que líquidos explodam no micro-ondas?
Antes de evitar o uso do micro-ondas por completo, é importante saber que existem formas seguras de aquecer água, leite ou chá:
- Adicione algo sólido: se estiver aquecendo água para chá ou café, adicionar um pouco de açúcar antes do aquecimento pode ajudar a evitar a ebulição eruptiva. Caso prefira sem açúcar, uma colher pode ser usada – desde que não seja de metal.
- Use recipientes adequados: o ideal é aquecer líquidos em recipientes de vidro, cerâmica ou plástico próprios para micro-ondas.
- Mexa o líquido: antes e depois de aquecer, mexer a bebida ajuda a distribuir o calor de maneira mais uniforme.
- Não encha o copo completamente: deixar espaço para a vaporização evita a criação de pressão excessiva, reduzindo o risco de explosões. O ideal é preencher até 2/3 da capacidade do recipiente.
- Use tampas próprias para micro-ondas: essas tampas evitam respingos e permitem que o vapor escape gradualmente, garantindo uma fervura controlada.
Seguindo essas recomendações, é possível continuar utilizando o micro-ondas de maneira segura e eficiente.
Leia também: Poucas pessoas sabem disso: colocar uma esponja úmida no micro-ondas é um dos melhores truques que já ouvi