Especialista em medicina do sono no Instituto do Sono, realizou o curso de cirurgias para apneia do sono no complexo Flo...
iA sensação de ouvido entupido, conhecida como plenitude auricular, geralmente ocorre quando estamos em situação de mudança rápida de altitude, como em um vôo ou mergulho. O ouvido é preenchido por ar e sua pressão interna deve estar equalizada com a pressão atmosférica para funcionar adequadamente. Quando a pressão do ambiente muda, como no vôo, a tuba auditiva, que comunica o ouvido com o nariz, é aberta para fazer a equalização. Porém, se a altitude mudar de forma muito brusca, a dinâmica da tuba auditiva pode não ser rápida o suficiente, gerando sensação de ouvido tampado, desconforto e até dor.
Conhecendo o órgão
É importante entendermos a anatomia do ouvido. Ele é dividido em três partes: ouvido externo, médio e interno. Qualquer problema em uma dessas estruturas pode atrapalhar a transmissão do som e gerar sensação de entupimento no ouvido.
O ouvido externo é separado do médio por uma membrana muito fina, a membrana timpânica. O cerume (ou cera) pode se acumular no ouvido externo a ponto de obstruir todo o canal auditivo, formando uma "rolha" que impede o som de atingir a membrana timpânica e levando ao entupimento.
Algumas pessoas tem produção excessiva de cerume, mas, na maioria das vezes, o uso inadequado de hastes flexíveis e a entrada da água são responsáveis pela formação da "rolha", o cerume.
Outras doenças que ocorrem no ouvido externo são as otites externas, inflamações da pele do canal auditivo, que pode ficar inchado ao ponto de dificultar a passagem do som.
Em outras situações, o paciente tem a sensação de um problema no ouvido externo, mas que tem origem em outra estrutura. A articulação têmporo-mandibular, que fica logo à frente do ouvido, pode se deslocar para trás, pressionando o ouvido externo e criando a sensação de entupimento. Bruxismo e apertamento dentário são causas frequentes deste problema.
O ouvido médio é uma cavidade preenchida por ar e por três ossos pequenos que transmitem o som captado pelo tímpano ao ouvido interno. Disfunções da tuba auditiva e quadros infecciosos diminuem a mobilidade dos ossículos, causando redução da transmissão sonora. Esses quadros são particularmente comuns na infância, tanto por caraterísticas anatômicas da tuba auditiva, como por resfriados, quadros alérgicos e aumento da adenóide.
O ouvido interno é responsável por processar o som e transmiti-lo ao nervo auditivo. Doenças do ouvido interno não provocam sensação de entupimento.
Saiba mais: Dor de ouvido: como aliviar, remédios e causas
É normal o ouvido entupir sem motivo aparente?
Pode acontecer da pessoa estar trabalhando ou fazendo alguma atividade que não envolva uma diferença de pressão e, mesmo assim, sentir que o ouvido está entupido. O uso de tampões e fones de ouvido pode empurrar a cera para dentro do canal auditivo e impactar a membrana timpânica, causando a sensação de entupimento.
Atendentes de telemarketing e trabalhadores expostos a ruídos (como operários da construcao civil e de fábricas) costumam sofrer com este efeito. Importante destacar que os trabalhadores devem sempre utilizar os equipamentos de proteção individual, mas também que o uso prolongado dos equipamentos pode provocar a sensação de ouvido entupido. Pilotos, comissários de bordo e mergulhadores também são vulneráveis por estarem expostos a grandes mudanças de altitude em curto período de tempo.
Saiba mais: Audição em crianças
Em todos os casos, sempre que o desconforto for prolongado, deve-se procurar o auxílio de um especialista. As causas são variadas e cada demanda tem um tratamento específico. O ouvido é um órgão muito sensível e responsável por funções extremamente necessárias para o nosso cotidiano, como a audição e o equilíbrio ? por isso é importe cuidar sempre dele.