O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iAs mamas femininas são o símbolo da feminilidade e beleza única da mulher. Não existe uma mama igual a outra e isso permite uma identidade preciosa da mulher. Quando se deseja realizar o aumento das mamas, surgem algumas dúvidas comuns: "que tamanho devo escolher?" e "qual o formato e material do implante?".
Na verdade, a escolha do implante de silicone que vai ser usado é bastante complexa e leva em consideração outros fatores e não apenas o formato do implante. Para a cirurgia de aumento mamário estético, existem implantes de, basicamente, três formas: cônica, redonda e anatômica ("gota").
Não existe uma regra geral de quando cada forma de implante é usada, pois isso depende do aspecto da mama da paciente e de sua expectativa quanto aos resultados. Existem dezenas de combinações de cada tipo de formato de implante associados ao seu diâmetro, projeção, tipo de cobertura e material usado. Por exemplo, uma mulher com baixa estatura e leve sobrepeso pode desejar aumentar as mamas e deve ter cuidado na escolha do implante, pois uma decisão errada pode dar a impressão de ficar exagerado ou com a aparência de estar bem acima do peso. Por outro lado, um implante muito pequeno pode não dar o resultado desejado. Por isso, é fundamental que a paciente converse abertamente com seu cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e relate sua expectativa frente a cirurgia de implante de mama.
Com sua experiência, o médico vai examinar o tipo de pele, se existe uma cobertura suficiente para esconder o implante (caso negativo, ele pode optar por colocar o implante atrás do músculo peitoral), além de analisar o corpo como um todo. Nessa análise geral, ele vai pontuar sobre as condições de peso, medidas do tórax e quadril, projeção das mamas e nádegas, entre outras coisas. Toda a análise é feita para que o novo implante se adeque não somente nas mamas, mas no equilíbrio corporal como um todo. Este cuidado é que gera a naturalidade do resultado esperado.
Dentre as dezenas de tipos de implantes mamários, observa-se a variação no volume em relação ao seu diâmetro e projeção. Com isso, o médico vai poder optar por um diâmetro mais largo em mulheres que tem o tórax grande ou escolher um implante com projeção maior nos casos em que se deseja maior projeção da mama. O perfil do implante é aferido pela sua altura a partir de sua base e pode ser: baixo, moderado, alto e extra-alto. Essa medida é diretamente responsável pela projeção da futura mama para frente.
Dessa maneira, entendemos que o exame clínico feito pelo cirurgião plástico é fundamental, pois a particularização na escolha do tamanho, tipo, formato, projeção e diâmetro só pode ser feita em conjunto com a paciente. Ou seja, não faz sentido a paciente já trazer ao médico seu desejo de colocar um determinado tamanho de implante porque sua amiga ou celebridade optou por esse volume específico. Cada pessoa tem seu biótipo, que deve ser respeitado.
Por fim, devemos lembrar que a escolha da marca do implante deve ser feita com cautela, pois existem muitas empresas mas nem todas seguem padrões rigorosos de qualidade. É prudente sempre investir em uma boa marca e seu cirurgião plástico poderá informar sobre as possibilidades. Como dica, vale a pena perguntar se o implante escolhido é aprovado pelo FDA americano que é extremamente rigoroso na aprovação de implantes de silicone. Não economize com sua saúde, invista em seu sonho priorizando também a segurança na escolha de um bom médico, implante de qualidade e hospital com suporte adequado.