Médica especialista em dermatologia pela UERJ há 30 anos, trabalha em sua própria clínica (Clínica Dra Denise Chambarel...
iRedator colaborador das editorias de saúde e beleza.
O que são unhas postiças?
As unhas postiças são unhas artificiais colocadas sobre as unhas naturais e, em seguida, revestidas com gel ou esmalte. Elas podem cobrir somente a extremidade das unhas, ou toda a superfície da unha. Você pode comprá-las para aplicar em casa ou optar por fazê-las no próprio salão de beleza, com a ajuda de um profissional. Existem vários modelos de unhas postiças e cada pessoa se adapta melhor a um modelo específico. O ideal é que as unhas postiças sejam usadas esporadicamente, pois as colas usadas para fixa-las podem causar danos às unhas naturais, devido aos químicos presentes em sua composição.
Do que são feitas as unhas postiças?
As unhas postiças mais comuns são feitas com plástico ABS, mas existem unhas de diversos outros materiais: porcelana, acrílico, fibra de vidro, entre outros. Existem também aquelas confeccionadas com materiais antialérgicos.
Tipos de unhas postiças
Os tipos mais conhecidos são as que exigem o uso de cola à parte para fixação. No mercado, também estão disponíveis as opções autocolantes, as tips (que são ponteiras para alongamentos de unhas, aplicadas apenas na ponta da unha original para aumenta seu tamanho), unhas de gel e suas variações, como acrigel, unhas feitas com moldes, com fibra de seda e fibra de vidro, além de unhas de porcelana.
Unhas postiças comuns
As unhas postiças comuns são práticas, mais fáceis de aplicar e não precisam ser cortadas toda semana. Além disso, o esmalte tem boa durabilidade. No entanto, o uso frequente das unhas postiças comuns pode prejudicar a saúde das unhas naturais alterando o aspecto da lâmina ungueal em decorrência da aplicação de cola.
A desvantagem dessas unhas é que o uso da cola separada pede cuidados. É preciso aplicar a quantidade certa, uma gota, para que não ocorram vazamentos.
Unhas postiças autocolantes
As unhas postiças autocolantes, como o próprio nome diz, são aquelas que não exigem uso de cola à parte para serem fixadas sobre as unhas naturais. Por isso, elas são mais fáceis de aplicar e de ajustar conforme o tamanho e o formato da unha. Não necessitam de tempo para secar e, por não conterem cola líquida, também não vazam.
Para os fãs de nail art, as unhas postiças autocolantes muitas vezes já vem com designs prontos. Elas também podem ser aplicadas em casa com ainda mais facilidade, têm durabilidade maior e são mais resistentes.
O ponto negativo é que, por causa de todas essas vantagens, as unhas autocolantes costumam ser mais caras.
Unhas postiças tips
Este tipo de unha postiça é aplicada apenas na ponta da unha natural e serve para alongá-la. Geralmente, ele é indicado para pessoas que não conseguem deixar as unhas crescerem naturalmente sem ocorrer quebras durante o processo ou até mesmo para aquelas que querem ter unhas longas e bonitas em um período de tempo mais curto.
A aplicação das unhas "tips" é rápida e prática, pois basta você colar as ponteiras nas extremidades da unha natural. Por outro lado, a cola utilizada para fixação deste tipo de unha postiça podem danificar a ponta das unhas naturais, deixando-as enfraquecidas por um tempo - pelo menos até que elas cresçam novamente.
Unhas de gel, de porcelana e suas variações
As unhas postiças feitas com gel são super-resistentes e têm um aspecto bastante natural. Elas são a solução perfeita para quem tem unhas muito fracas e que quebram com muita facilidade, pois protegem a unha natural, permitindo que ela cresça de forma saudável. Além disso, o brilho da unha é permanente mesmo sem esmalte.
A desvantagem é que o formato das unhas naturais vai se modificando aos poucos, principalmente após um longo período de uso. Isso pode levar ao surgimento de estrias e vincos e fazer com que elas quebrem com mais facilidade também.
O processo de remoção também é um ponto a ser considerado. Ele é feito somente com uma lixa, o que pode enfraquecer a unha natural por algum tempo também.
Como as unhas postiças são aplicadas?
Confira o passo a passo:
1. Antes de qualquer coisa, é necessário remover o brilho da unha natural, tornando-a fosca, com o auxílio de uma lixa especial para a superfície das unhas. Isso ajuda na fixação das unhas postiças e prolonga sua duração;
2. Depois, a unha deve ser limpa. O ideal é usar álcool 70% para garantir a limpeza total e também a aplicação eficiente da cola;
3. Em seguida, selecionam-se as unhas que serão aplicadas, verificando a que melhor se adequa à unha da pessoa. Ao comprar as unhas, elas já vêm com diversos tamanhos, para que você possa escolher o que terá aparência mais natural. Geralmente, a melhor opção é a que se aproxima o máximo possível do tamanho das unhas naturais, para ter certeza, coloque-a, sem cola, em cima da sua unha natural;
4. Antes da aplicação, não se pode esquecer de remover o pozinho branco que fica na unha após o lixamento. Para isso, costuma-se usar um removedor de esmalte;
5. Na hora de aplicar a unha, pinga-se uma gota de cola especial para unhas postiças, espalhando-a por toda a unha. A quantidade ideal de cola é um fator determinante para que a unha postiça dure o tempo certo;
6. Encosta-se a unha postiça na base da unha natural e empurra-se a cutícula com bastante cuidado, de modo que fique encaixada perfeitamente, parecendo natural. Em seguida, deve-se pressionar a unha postiça sobre o dedo por aproximadamente quinze segundos até que a cola esteja totalmente fixada. É preciso muito cuidado na hora de fixar a unha postiça para que não haja a formação de bolhas de ar entre a unha natural e a artificial. Se isso acontecer, repita o processo;
7. Este procedimento é repetido com todas as unhas. Depois, se necessário, pode-se cortar as unhas postiças e lixá-las até que fiquem no comprimento e no formato desejados. Alicates e lixas são os instrumentos mais indicados para adaptar o comprimento e a forma da unhas postiças.
Para um acabamento perfeito, pode ser preferível que a pessoa remova ou pelo menos empurre a cutícula antes de aplicar as unhas postiças, mas não é recomendável que isso seja feito imediatamente antes da aplicação. O ideal seria ficar sem fazer as cutículas por uma semana antes de colocar as unhas postiças.
As unhas postiças demoram de uma a duas horas para serem aplicadas e a manutenção deve ser feita a cada 15 ou 20 dias, dependendo muito do estado das unhas.
Qual é o profissional que aplica unhas postiças?
Manicures, nail designers, estilistas de unhas, porcelanistas e outras pessoas que estejam devidamente habilitadas e treinadas para isso podem fazer a aplicação das unhas postiças. Elas também podem ser aplicadas em casa, por você mesma.
Quem pode usar unhas postiças?
As unhas postiças são recomendadas principalmente para pessoas que perderam as unhas ou que tiveram de retirá-las por motivos de saúde. No entanto, elas quase sempre são utilizadas para fins estéticos - mas aí elas só podem ser aplicadas quando as unhas naturais estiverem totalmente saudáveis. Em todos os casos, é importante consultar um dermatologista antes da aplicação. Usar unhas postiças para esconder imperfeições ou doenças apenas irá piorar o problema, pois, assim, as unhas naturais não poderão ser tratadas adequadamente.
Contraindicações das unhas postiças
Aplicar unhas postiças sobre as unhas naturais pode levar ao surgimento de doenças bacterianas ou fúngicas, causadas pelo abafamento da unha. Isso é ainda mais comum em casos de pessoas que costumam ficar com as unhas artificiais por muito tempo.
A má aplicação também pode prejudicar a saúde das unhas naturais, além de causar dor e desconforto.
Gestantes e pessoas com diabetes e alergia, em geral, são incentivadas a não fazer uso das unhas postiças, pois quaisquer problemas ocasionados pela má aplicação das unhas, por exemplo, podem levar a complicações ainda mais sérias para essas pessoas.
Utilizar unhas postiças requer cuidado e atenção. Não é possível usar qualquer tipo de cola, pois alguns contém produtos químicos altamente tóxicos que podem causar problemas muito sérios nas unhas.
Saiba mais: Unhas de gel: como são feitas, indicações e riscos
Esse cuidado é necessário por causa da composição das colas utilizadas para fixação das unhas postiças. Toda cola contém epóxi, uma substância extremamente corrosiva que poderá causar traumas temporários às unhas naturais. Por isso, a aplicação de unhas artificiais deve ser esporádica e temporária. O uso dessas colas cria um espaço muito pequeno entre as unhas naturais e as postiças, mas suficiente para que se forme o ambiente propício para o surgimento de fungos: úmido e com foco de sujeiras.
Dentre os outros problemas que podem surgir com a aplicação das unhas postiças estão alterações no leito ungueal (que é a parte debaixo das unhas), descamações, mudanças de cor das unhas e o surgimento de alergias - principalmente por causa da cola.
A aplicação constante de unhas postiças pode prejudicar a saúde das unhas originais?
A resposta é sim. O abafamento causado pelo uso das unhas postiças sobre as unhas naturais provoca umidade e a cola utilizada para fixação pode causar alterações na lâmina ungueal. O tipo de unha postiça, o método utilizado na aplicação e o profissional que está aplicando também devem ser levados em consideração, mas o ideal é sempre fazer uma pausa entre os dias de uso para garantir a saúde das unhas naturais.
O mesmo vale para quem desejar trocar as unhas postiças. É importanteaguardar alguns dias, passar uma base fortalecedora e usar algum creme parahidratar a pele ao redor das unhas naturais.
Dicas para deixar as unhas postiças sempre bonitas
Para manter suas unhas postiças sempre lindas, é importante fazer a manutenção a cada 15 ou 20 dias. Além disso, é importante evitar levar as unhas à boca, digitar no teclado ou até mesmo abrir latas de refrigerante, por exemplo. Isso ajudará a preservar ao máximo as unhas recém-aplicadas.
Para quem acabou de fazer a aplicação, alguns cuidados também são necessários. Um dos principais conselhos consiste em esperar pelo menos uma hora até colocar a mão debaixo da água, para dar tempo de garantir a fixação da cola nas unhas. Além disso, é normal sentir pressão na unha nas primeiras horas de uso, mas o desconforto costuma desaparecer rapidamente.
Por fim, previna-se e ande sempre com uma colinha na bolsa caso as unhas descolem em uma festa, por exemplo.
Existem alguns cuidados especiais se eu quiser usar esmalte?
Não, o processo de esmaltação das unhas postiças é exatamente o mesmo das unhas naturais, desta forma os cuidados tomados devem ser os mesmos.
Esmaltes de cor escura, por conterem forte poder de pigmentação, podem manchar tanto as unhas naturais quanto as postiças, por isso é muito importante sempre fazer uso de uma base incolor antes de pintar as unhas com uma cor mais forte.
Lembre-se sempre de aplicar a unha postiça antes de passar o esmalte.
Vantagens e desvantagens das unhas postiças
Confira quais são as principais vantagens e desvantagens do uso da unha postiça:
Vantagens
- Estética e facilidade: as unhas postiças podem esconder quase qualquer imperfeição nas unhas naturais, deixando a aparência das unhas mais bonita. Como elas não têm as mesmas ondulações que as unhas naturais, as artificiais não precisam ser polidas e nem lustradas antes de aplicar esmalte. Além disso, unhas postiças também são uma ótima "tela em branco" para nail art - o design de unhas
- Praticidade: as unhas postiças não exigem que você fique lixando, polindo ou cortando sempre. Os esmaltes também costumam durar mais sobre as unhas artificiais do que sobre as unhas naturais
- Proteção para unhas naturais: embora possam representar um risco para a saúde, as unhas postiças também podem proteger as unhas fracas, que são mais propensas a quebrar ou rachar. Se estiverem cobertas por unhas postiças de qualidade, aplicadas corretamente e de acordo com procedimentos higiênicos, as unhas naturais podem se recuperar rapidamente, sem que a pessoa tenha de se preocupar com a saúde de suas mãos.
Desvantagens
- Riscos à saúde: se colocadas de forma inadequada ou com ferramentas e adesivos anti-higiênicos, as unhas postiças podem infeccionar e colocar em risco a saúde das unhas naturais e do leito ungueal. Além disso, infecções fúngicas que se desenvolverem no espaço entre as unhas artificiais e as verdadeiras podem muitas vezes passarem desapercebidas, podendo levar a sérias complicações de saúde, dependendo do caso. As unhas postiças mal colocadas também podem impedir o crescimento das unhas naturais e, assim, danificar o leito ungueal - principalmente se usadas por muito tempo
- Diminuição de destreza: unhas postiças podem causar desconforto para quem as estiver usando pela primeira vez. Isso acontece porque, quando você vai alcançar um objeto, por exemplo, geralmente são as unhas postiças que chegam primeiro - o que pode causar uma sensação estranha para quem ainda não está acostumado com isso, uma vez que são as pontas dos dedos que estão acostumadas com o toque. Com o tempo, este problema tende a diminuir, mas, em geral, quanto maior for a unha postiça em comprimento, mais difícil será realizar tarefas diárias.
Como remover as unhas postiças?
É preciso muito cuidado na hora de remover as unhas postiças para não danificar as unhas naturais. Para retirá-las, primeiramente é preciso cortar as unhas postiças com um cortador de unhas. Em seguida, aplique um pouco de vaselina na pele ao redor das unhas e também nas cutículas. Isso ajuda a prevenir que a pele fique irritada devido ao uso de um removedor de esmaltes.
Em seguida, pegue pedaços de algodão, encharque-os com removedor de esmaltes e aplique-os sobre as unhas. Em cima de cada pedaço, coloque uma tira de papel alumínio em cima e enrole bem.
Aguarde por aproximadamente 20 minutos, o suficiente para que a cola da unha postiça derreta completamente. Depois deste período, retire o papel alumínio e o algodão. A unha postiça também sairá facilmente. Em seguida, lixe levemente o que sobrou nas unhas naturais com um polidor, modelando-as com a lixa de unha. Por último, o ideal é passar uma base fortalecedora de unhas e um creme ou óleo hidrante para as mãos. E fim!
Saiba mais: Você sabe usar lixa sem prejudicar as unhas?
E se a unha cair?
Se a unha cair, limpe-a muito bem antes de aplica-la novamente para evitar infecções. Não se esqueça de polir e repetir o processo de lixamento antes da colagem também. É possível reutilizar as unhas postiças, desde que a unha artificial esteja devidamente limpa e polida.
Como aplicar as unhas postiças em casa
Não tem tempo de ir ao salão? Não se preocupe, é perfeitamente possível aplicar unhas postiças em casa. Veja o passo a passo:
1. Tenha em mãos: lixa de unha, uma cola específica para unhas postiças e, claro, as unhas postiças;
2. Antes de fazer a aplicação, certifique-se de que suas unhas naturais estejam limpas e sequinhas. A oleosidade ou restos de outros produtos presentes nas unhas podem diminuir a aderência da cola;
3. Sempre opte por unhas postiças que tenham o formato semelhante aos das suas unhas. Isso garantirá um aspecto mais natural;
4. Caso as unhas postiças sejam muito longas, corte-as com alicate próprio para não rachar e, depois, lixe as pontas;
5. Aplique um pouco de cola (apenas uma gota) na parte inferior da unha postiça. Em seguida, deslize-a da ponta da unha até o limite da cutícula. Faça uma leve pressão sobre a unha. Se uma bolha de ar se formar, retire a unha e repita o procedimento. Prontinho!
Como garantir que as unhas postiças fiquem firmes nas mãos?
Acima de tudo, deve-se estar muito atento na hora da aplicação. Para que as unhas postiças fiquem sempre firmes nas mãos, é preciso tomar cuidado para que não se formem bolhas de ar entre a unha artificial e a verdadeira.
Outro fator importante para garantir a boa fixação das unhas é a quantidade cola usada. Não se deve colocar nem muita e nem pouca cola, mas o suficiente para que a unha postiça fique firme pelo tempo que você desejar. Em geral, a quantidade utilizada é apenas uma gota.
Fontes
- Dermatologista Natalia Cymrot (CRM-SP 84.332), mestre em dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
- Nail designer Sheila Lima, do Cosmopolish Nail Bar
- Coordenadora de Treinamentos Conceição Pimentel, da Esmalteria Nacional.Nail designer Sheila Lima, do Cosmopolish Nail Bar