Médico Especialista em Endoscopia Digestiva, Coloproctologia e Gastroenterologia. Membro titular das Sociedades Brasilei...
iHá diversas condições em que há manifestação de um nódulo ou inchaço na região anal. A região anal é composta pelo canal anal e pela margem anal. O canal anal é a porção interna do ânus, e mede aproximadamente três ou quatro centímetros. A margem anal é a porção externa imediatamente após o canal anal. Normalmente as pessoas sentem ou enxergam alterações na margem anal, pois são mais raras as que se tocam no canal anal.
As alterações na margem anal costumam ser facilmente percebidas. As nodulações são mais firmes, e o inchaço deve-se a hemorroidas ou processos inflamatórios. Sua aparência varia de acordo com a causa, e sua percepção pode não ocorrer em alterações muito pequenas.
Saiba mais: Coceira anal pode indicar doenças graves
Nem sempre nódulos ou inchaço na região anal devem-se a hemorroidas. Porém, sem dúvida, são um dos achados mais comuns. A maior razão pela procura ao consultório do coloproctologista por uma nodulação no ânus é a trombose hemorroidária externa, que consiste na coagulação e obstrução da circulação do sangue nas hemorroidas externas. Os demais diagnósticos são diversos, entre eles:
- Plicomas anais (excesso de pele)
- Papilas hipertróficas (queratinização nodular do epitélio do canal anal)
- Fístulas anais
- Fissuras anais crônicas
- Doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e HPV
- Abscesso anal
- Prolapso retal ou de mucosa retal
- Linfonodos
- Pólipos retais com prolapso pelo ânus
- Doença de Crohn
- Neoplasias (câncer), apesar de não ser causa mais comum, deve ser investigado, principalmente quando de consistência mais firme e que não remitem espontaneamente
Dentre os sintomas que podem acompanhar o inchaço ou nódulos na região anal estão:
- Dor
- Sangramento
- Coceira
- Ardência
- Secreção
- Desconforto
- Dificuldade com a higiene, entre outros.
Sempre é salutar que se procure o médico especialista, pois assim poderá ter um diagnóstico correto e também um tratamento para qualquer das condições acima. Porém, denotam gravidade quadros persistentes de dor, sangramento, febre, emagrecimento não intencional, aumento progressivo do nódulo, incontinência fecal e presença de secreção purulenta.
Saiba mais: O que a coceira anal pode indicar?