Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Medicina (Dermatologia) pela Uni...
iA palavra detox tem estado na moda: além da dieta desintoxicante, que visa livrar o corpo de toxinas, agora as pessoas estão criando o detox da pele, em que ficam um determinado tempo sem usar maquiagem.
Deixar de usar maquiagem por alguns dias realmente melhora a pele?
Utilizar a maquiagem todos os dias pode prejudicar a pele de diversas formas. Os produtos químicos para a fabricação da maquiagem são inúmeros e alguns "tampam" os poros da pele, pela sua própria característica de cobertura, como por exemplo, os corretivos, as maquiagens indicadas para esconder imperfeições incluindo as de indicação médica, para corrigir alterações de cores da pele, como o vitiligo. As alergias também são relativamente frequentes quando a qualidade do produto não é boa.
Muitos dizem que a maquiagem orgânica é diferente e menos nociva, mas tudo é relativo. Não há nada científico sobre esse tipo de produto. Há sim, um controle rigoroso de diversas substâncias nocivas ao ser humano que são abolidas e controladas num produto de boa procedência. Além disso, há muita dermatite alérgica a vegetais, frutas e sumos utilizados indiscriminadamente em produtos de beleza.
Na verdade, manter os poros "fechados" com produtos químicos pode levar a obstrução dos folículos e glândulas da pele, desencadeando quadros semelhantes a acne (espinhas). No entanto, não há nenhum estudo científico fidedigno que determine quantos dias, horas ou minutos a pele precisa "respirar", até porque a pele não é um órgão respiratório. Não se sabe nem ao certo definir o que significa "deixar a pele respirar". Por enquanto não há uma regra explícita sobre este assunto. Existe um marketing poderoso sobre marcas e produtos de limpeza, sobre cuidados da pele e muitas vezes ocorre uma má interpretação por um jogo proposital de palavras.
Limpeza é fundamental!
Como a pele obstruída pode prejudicar folículos e glândulas, na verdade o detox mais importante não é deixar a pele livre de maquiagens alguns dias, e sim manter sua limpeza quando utilizar esses produtos.
Com ou sem maquiagem, a limpeza da pele com um sabonete adequado para a sua pele faz parte da higiene diária, evitando dermatoses comuns da pele. Não adianta fazer detox algum se não se realizar a higienização profunda da pele sempre que retiramos a maquiagem, e pessoas que utilizam esses produtos em grande quantidade e frequentemente podem se beneficiar com o uso de tônicos para a limpeza final profunda da pele.
Porém, vale lembrar que os produtos demaquilantes também podem irritar a pele por si só, especialmente os que retiram a maquiagem à base de óleo. Os tônicos com veículos alcóolicos podem sensibilizar a pele. A exposição da pele por excesso de "limpeza" também pode causar inflamação, infecção, irritação e dermatites.
Rotina adequada de limpeza
Se você usar maquiagem todos os dias, é importante ter uma rotina de limpeza da pele adequada, para retirar bem os produtos. Usando algodão firme ou uma toalha apropriada (existem algumas já prontas) com demaquilantes, retire a camada mais grossa. Nesse momento, prefira substâncias testadas oftalmologicamente, para evitar inflamação nas pálpebras, e não use corrosivos fortes. Depois, lave o rosto com produtos de limpeza profunda, preferencialmente para pele sensível. Finalize a limpeza com tônico, preferencialmente não alcoólico.