Redatora especializada na cobertura de temas sobre alimentação e universo fitness.
Você sabia que o MMA é um dos esportes que mais cresce no mundo e promove diversos benefícios à saúde? A modalidade é um tipo de luta que conquistou desde adeptos à prática até apreciadores dos torneios, que viraram febre. Mas o que é mesmo o MMA?
O que é
O MMA, sigla em inglês para artes marciais mistas, é justamente o que seu nome diz: uma mistura entre artes marciais. Nesta modalidade, podem ser utilizadas as técnicas de qualquer tipo de arte marcial, como o jiu-jitsu, boxe, judô, muay thai e a luta olímpica. Sendo que o jiu-jitsu é a arte marcial mais utilizada no MMA.
História do MMA
A luta foi se desenvolvendo aos poucos. Nos anos 20, Carlos Gracie, criador do Brazilian jiu-jitsu, realizava o desafio Gracie, que envolvia a competição entre diversos tipos de artes marciais. Até que em 1993, Rorion Gracie, sobrinho de Carlos Gracie, criou nos Estados Unidos o primeiro UFC, um torneio de MMA.
Isto fez com que a modalidade ficasse famosa no mundo inteiro. Mas antes da existência do MMA, vale lembrar que havia a luta livre. E a principal diferença entre os dois é que o MMA possui mais regras e fundamentos, a fim de proteger a saúde do lutador.
Saiba mais: Conheça sete lutas que transformam o corpo feminino
Regras do MMA
As lutas são divididas de acordo com o peso dos lutadores, sendo:
Peso dos lutadores
- Peso Palha até aproximadamente 52,2 kg
- Peso Mosca até aproximadamente 56,7 kg
- Peso Galo até aproximadamente 61,2 kg
- Peso Pena até aproximadamente 65,7 kg
- Peso Leve até aproximadamente 70,3 kg
- Peso Super Leve até aproximadamente 74,8 kg
- Peso até aproximadamente 77,1 kg
- Peso Super Meio-Médio até aproximadamente 79,4 kg
- Peso Médio até aproximadamente 83,9 kg
- Peso Super Médio até aproximadamente 88,4 kg
- Peso Meio-Pesado até aproximadamente 92,9 kg
- Peso Cruzador peso até aproximadamente 102 kg
- Peso Pesado até aproximadamente 120,2 kg
- Peso Super-Pesado mais de 120,2 kg
Técnicas
Em pé os principais golpes do MMA são socos e chutes. Já no solo são utilizadas técnicas do jiu-jitsu e da luta livre. Além disso, podem ser utilizadas as técnicas de qualquer arte marcial durante a luta.
Uniformes e equipamentos
Na hora do confronto, é obrigatório que os lutadores usem bandagem e luvas nas mãos para proteger dedos e articulações, o protetor bucal também é orientado. Homens devem utilizar a coquilha e as mulheres podem vestir um protetor de seios, se preferirem.
Proibições e penalidades
Existem diversas ações proibidas dentro do MMA, segundo orientações da Comissão Atlética Brasileira de MMA, que podem ser verificadas no documento oficial. Veja algumas a seguir:
- Bater com a cabeça
- Ataque aos olhos
- Morder ou cuspir no adversário
- "Fish Hooking" (usar os dedos como forma de ataque
- Puxar o cabelo
- Atacar a coluna ou a parte de trás da cabeça
- Golpes na garganta
- Ataque na virilha
- Segurar luva ou shorts
- Arranhar ou beslicar
- Linguagem abusiva
Benefícios do MMA
- Emagrece
- Define os músculos
- Melhora o raciocínio
- Melhora os reflexos
- Reduz o estresse
- Melhora o condicionamento físico
Emagrecimento: O MMA é uma atividade completa que envolve muito aeróbico. Por isso, contribui para a queima de calorias e perda de peso.
Definição muscular: O MMA também é aliado dos músculos; contribui para o desenvolvimento dos glúteos, coxas, braços, abdômen e outros. Porém, não ocorrerá uma hipertrofia muscular considerável, mas sim a definição.
Melhora os reflexos: Este benefício ocorre porque quem pratica MMA precisa estar focado em todas artes marciais e desenvolver o raciocínio rápido para fazer a transição entre cada uma delas durante a luta.
Controla o estresse: Por envolver o confronto com outros indivíduos e ser uma atividade física intensa, o MMA ajuda a reduzir o estresse.
Saiba mais: Como prevenir as crises de estresse e ansiedade em pessoas cada vez mais novas?
Como começar
Ao praticar o MMA é importante que a pessoa já possua graduação em alguma outra luta marcial. Assim, ela saberá o mínimo sobre como se defender durante uma luta e diminuirá o risco de sofrer lesões. Antes de começar o MMA, a pessoa também precisa realizar um exame médico.
Caso ela seja soropositiva, tenha hepatite C ou outros tipos de doenças transmissíveis por meio do sangue, os professores devem ser comunicados. Isto porque durante a prática do MMA é comum ocorrerem lesões com perda de sangue. Ao serem informados sobre as doenças, os professores poderão passar treinos que diminuam o risco do aluno sofrer estes tipos de lesões.
Como são as aulas e a luta
Muitas academias de lutas oferecem as aulas de MMA. Elas costumam durar entre uma e duas horas e envolvem alongamentos, aprender posturas, como dar socos, técnicas de solo e queda, com o tempo os alunos também começam a lutar com outros colegas. A orientação é realizar o MMA cerca de três vezes por semana.
As lutas costumam ter três rounds de cinco minutos cada, sendo que quando é disputa de cinturão elas costumam durar cinco rounds de cinco minutos cada. Elas contam com dois árbitros no entorno e um árbitro central, são os juízes laterais que irão dar as pontuações em cada round de acordo com o desempenho dos lutadores. Caso haja nocaute, a luta acaba e quem provocou o nocaute é o vencedor.
É importante saber diferenciar o UFC do MMA. Enquanto o UFC é um dos eventos de luta de MMA, o outro é a prática da luta em si.
Saiba mais: Muay Thai emagrece e define: veja mais 9 benefícios da luta
Riscos e lesões no MMA
As lesões mais comuns em decorrência do MMA são:
- Fraturas nos braços
- Cortes nos supercílios
- Fratura nas pernas e pés
- Narizes quebrados
- Lesões no cérebro, sendo que este último é o mais grave
Cuidados
Para evitar lesões durante a prática de MMA, é indicado que a pessoa tenha um bom conhecimento de alguma arte marcial. Assim, ela terá a capacidade se defender melhor durante a luta, o que previne machucados.
Exercícios complementares
Apesar de ser uma atividade muito completa, também é interessante realizar uma caminhada e praticar outras atividades que costumava realizar, além de outras lutas marciais.
Referências
João Roberto Trindade, Consultor Técnico da Confederação Brasileira de MMA
Adair Rodrigues Junior, presidente da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu e Judô, em Contagem, Minas Gerais
Comissão Atlética Brasileira de MMA