Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1973) e doutorado em Faculdade de Medicina pela Faculdade...
iRadioterapia é um tratamento no qual se utilizam radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células proliferem. Estas radiações não são visíveis e são indolores. Cada pessoa reage de forma diferente ao tratamento, podem ou não surgir efeitos colaterais comuns à radioterapia. Por isso, e necessário realização de consulta semanalmente para acompanhamento e revisão do tratamento.
A intensidade dos efeitos da radioterapia depende da dose do tratamento, da parte do corpo tratada, da extensão da área irradiada, do tipo de radiação e do aparelho utilizado. Geralmente aparecem entre a segunda e a terceira semana de aplicação e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento, podendo durar por mais tempo.
Existem efeitos colaterais frequentes que são comuns ao tratamento por radioterapia e existem efeitos específicos conforme a área do corpo irradiada, por exemplo, se a área irradiada for a face e pescoço podem surgir aftas e dor ao engolir. Já se for na região da pelve o paciente pode sentir dor ao urinar. Já como efeitos frequentes independentemente da área irradiada são cansaço, reações de pele e perda de apetite.
É possível evitar as reações?
Para evitar o cansaço, o paciente deve diminuir as atividades e descansar nas horas livres. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas durante o tratamento.
Para melhorar o apetite, é recomendável comer pouco e em mais vezes. O paciente deve consumir alimentos leves e variar a comida para incentivar ter vontade de comer. Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos, mas após o término do tratamento o paladar irá melhorar.
A pele poderá coçar, ficar irritada e vermelha, dando a sensação de estar queimada ou bronzeada, podendo tornar-se seca e descamativa. Para reduzir essas reações deve ser evitado a luz solar, não usar durante o tratamento cremes, talcos, desodorantes, perfumes e loções. Não utilizar sacos de água quente ou gelo, saunas e/ou banhos quentes.
Quando essas reações passam?
Os efeitos geralmente aparecem ao final da segunda semana de aplicações e desaparecem poucas semanas depois de terminado o tratamento. Os efeitos tardios são raros e ocorrem quando as doses de tolerância dos tecidos normais são ultrapassadas. Os efeitos tardios são raros e manifestam-se por certo grau de atrofia das áreas expostas à radiação ou fibroses das áreas tratadas.
Referências
Escrito em parceria com Ariane Vieira Carvalho Ciriaco, médica oncologista da Clínica de Oncologia Médica (Clinonco).