O Dr. Marcelo Wulkan é médico desde 2002, cirurgião plástico e membro especialista e titular da Sociedade Brasilei...
iMuitas pessoas dizem que é possível reconhecer a idade de alguém pelas mãos. Normalmente, as maiores características de envelhecimento nessa região são a pele fina no dorso da mão e a visibilidade dos vasos e tendões, além de manchas marrom-escurecidas.
Antigamente se dizia que era mais difícil fazer tratamentos de rejuvenescimento nessa região, mas isso já não é mais verdade. As técnicas atuais para rejuvenecer as mãos envolvem tanto cuidados dermatológicos como de cirurgia plástica. A prevenção para o envelhecimento precoce das mãos inclui o uso de hidratantes e filtro solar diariamente. As manchas na pele podem ser amenizadas com peeling e laser.
Agora, o aspecto emagrecido na mão só pode ser reposta com algo que possa dar volume e "esticar" a pele. Até recentemente, uma opção temporária é o preenchimento com ácido hialurônico que pode melhorar o aspecto da mão por alguns meses. Outra opção adotada mais recentemente e ilustrada em um artigo da Plastic and Reconstructive Surgery de dezembro de 2015, é o uso de lipoenxertia.
Diferentemente do ácido hialurônico injetado, a lipoenxertia promove uma durabilidade e eficácia prolongada, substituição da perda do volume por um tecido do próprio paciente e possivelmente regeneração da derme.
O procedimento da lipoenxertia funciona assim: a gordura é retirada usando uma pequena cânula acoplada numa seringa na região da parte de dentro da coxa, mas também pode ser retirada perto do joelho ou da barriga (?pneuzinhos?). A gordura é tratada num centrifugador e a parte mais nobre da gordura é usada para ser recolocada no dorso da mão com outra cânula bem delicada. A gordura vai preenchendo os espaços vazios da mão que evidenciam os tendões e vasos superficiais, deixando um aspecto mais uniforme da mão. Em cinco anos de tratamento, os autores do estudo não observaram qualquer complicação. Às vezes, pode ser necessário mais aplicação de gordura ou mesmo de preenchimento biocompatível.
As contraindicações para o procedimento de lipoenxertia nas mãos são: anormalidade das mãos, algumas doenças incluindo alteração de coagulação, desordem de metabolismo de lipídios, infecção ativa e doenças cronicas severas.
Acreditamos que este procedimento é muito seguro e traz resultados rápidos e sem o estigma de que foi operado. O paciente pode voltar para suas atividades praticamente no dia seguinte, se não ocorrer contra-indicação do cirurgião.