Redatora especializada em conteúdos sobre saúde, beleza e bem-estar.
Sensibilidade dentária pode ser compreendida como uma dor ou incômodo no dente ocasionada pelo contato com alimentos quentes, doces ou ácidos. A dor tem curta duração e é causada por problemas na dentina, tecido localizado entre o esmalte e a polpa, responsável pela proteção dos dentes.
"A dentina contém um grande número de poros ou túbulos que se originam na parte externa do dente e vão até o nervo, no centro do dente. Quando a dentina está exposta, esses túbulos são estimulados pelas mudanças de temperatura ou por certos alimentos, ocasionando assim a sensação incômoda", explica Denise Caluta Abranches (CRO SP-CD-75559), professora e coordenadora do Serviço de Odontologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Causas da sensibilidade nos dentes
A sensibilidade dentária é causada principalmente pela perda do esmalte ou retração gengival. Um dos principais fatores que ocasionam esse problema é o consumo de alimentos ácidos, como refrigerantes, frutas cítricas, e vinagre. O que acontece é que em médio e longo prazo, a ingestão desses alimentos pode levar a perda do esmalte, expondo partes dos dentes muitos sensíveis.
A falta de higiene causa o surgimento de placa bacteriana, problema responsável pela retração gengival, consequentemente, facilitando o aumento da sensibilidade dentária. Da mesma forma, a escovação exagerada também pode facilitar o aparecimento do problema. Pois pode causar recessão gengival e desgaste do esmalte, deixando assim a dentina desprotegida.
O bruxismo, hábito de apertar e ranger os dentes, provoca desgaste e perda do esmalte. Esse desgaste acontece tanto no colo quanto nas bordas, deixando o dente mais sensível.
De acordo com o cirurgião dentista Silvio Cecchetto (CRO SP-CD-15655), presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas, alguns procedimentos realizados no consultório odontológico também podem desencadear o problema - mesmo que de forma mais rara. Um exemplo é o clareamento dental. O método causa uma leve irritação nas células pulpares, localizadas dentro do dente. Vale lembrar que essa sensação costuma passar depois de poucos dias.
O momento de retirar aparelhos ortodônticos fixos também pode causar incômodo nos dentes, devido à movimentação feita na região.
É importante identificar a causa do problema para que se consiga recomendar o tratamento certeiro para cada caso e obter o melhor resultado.
Alimentos que provocam dor
Quando o esmalte do dente é desgastado e a dentina fica exposta o consumo de alguns alimentos pode causar irritação e dor. Confira a seguir quais alimentos podem causar o incômodo.
- Alimentos ácidos como refrigerantes, sucos cítricos e vinhos
- Comidas e bebidas geladas, como os sorvetes
- Comidas e bebidas muito quentes, como as sopas, café e chás
- Doces no geral, especialmente os muito açucarados.
Tratamentos para sensibilidade dentária
Existem diferentes formas para tratar a sensibilidade dentária. A escolha do tratamento é feita levando-se em consideração a intensidade do problema e a saúde bucal do paciente. "As formas podem variar desde cirurgias da gengiva para recobrir a raiz dentária, aplicações de agentes dessensibilizadores, restaurações dentárias, além do uso de alguns cremes dentais específicos, indicados para o tratamento da hipersensibilidade", diz Leticia Helena Theodoro (SP-CD-54419), professora da Disciplina de Periodontia da Universidade Estadual Paulista (Unesp - Araçatuba).
Os dessensibilizadores são "vernizes" que o dentista aplica no consultório para tratar o problema e, caso haja uma erosão muito grande na região, ele pode recomendar até a colocação de uma resina para fechar o local e acabar com a dor.
Sobre o uso de cremes dentais para este fim, a professora Denise explica que "eles têm propriedades especificas, que fecham os túbulos abertos na dentina e proporcionam o alívio da dor".
Mas, atenção, não adianta tratar a sensibilidade nos dentes e continuar com os mesmos hábitos - que podem até agravar o problema.
Saiba mais: O que causa a hipersensibilidade
Prevenção da sensibilidade nos dentes
Uma vez que o desgaste na dentina pode ser causado, basicamente, por problemas de ordem mecânica (escovação, traumas), química (alimentação ou procedimentos) e periodontal (doenças na gengiva), para prevenir a sensibilidade nos dentes você pode:
- Usar escovas dentárias com cerdas macias
- Escovar os dentes e gengivas fazendo círculos e sem aplicar força excessiva na região
- Evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como os refrigerantes
- Tratar problemas como o bruxismo, uma vez que a força ao morder e/ou o ranger dos dentes, característicos do problema, também podem desgastar o dente
- Fazer consultas periódicas ao odontologista para verificar e se necessário tratar a placa bacteriana nos dentes, uma vez que o seu aparecimento está relacionado à retração gengival.